sábado, 2 de fevereiro de 2013

Atentados em Santa Catarina: muitas ocorrências e 14 pessoas detidas

A Polícia Militar de Santa Catarina divulgou na manhã deste sábado, 2, o relatório das ocorrências contra a segurança pública do Estado entre 20h de sexta-feira (1º) e 7h de sábado (2). Ao todo, foram registrados sete ônibus e um guincho particular incendiados; duas tentativas de incêndio contra um ônibus e um caminhão; ataque a uma base da Polícia Militar, a um presídio, a uma delegacia e à prefeitura de Itajaí.

Ninguém ficou ferido nos atentados, 14 pessoas foram detidas e um adolescente encaminhado para a 6ª Delegacia de Polícia. Neste sábado, o policiamento segue reforçado em todo o Estado.

Na tarde de sexta, o Governo do Estado anunciou medidas para enfrentar e coibir os ataques criminosos em Santa Catarina. O policiamento nas áreas identificadas como alvo foi reforçado, a sala de situação foi ativada e os efetivos das policias militar e civil foram mobilizados.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Nazareno Marcineiro, confirmou que a corporação irá fazer a escolta dos ônibus para coibir novos ataques. O comandante também determinou uma série de medidas de reforço no policiamento e confirmou que unidades como Bope, Cavalaria, Batalhão de Choque e Canil estão de prontidão para agir rapidamente se houver outra ocorrência.

As autoridades creditam estes novos ataques ao recrudescimento do trabalho policial, principalmente no combate ao tráfico de drogas. Aliado a isso, outro fator é o endurecimento de ações dentro do sistema prisional, como o corte de regalias, as prisões efetuadas no curso das investigações da morte da agente penitenciária Deise Alves e o cumprimento da Lei de Execuções Penais.


Veja os detalhes de cada ocorrência no Estado entre as 20h de sexta-feira e 7h de sábado:

1. 1/fev/13 – 13h54min – FLORIANÓPOLIS – A Guarnição ao assumir serviço na Base da Polícia Militar na Praia Brava, percebeu que havia um coquetel molotov queimado dentro da referida base, sendo que apenas foram constatados danos na parede. Suspeita-se que tal fato tenha ocorrido durante a madrugada. Por volta das 17h00, foi abordado um veículo na Praia Brava, os quais os ocupantes eram três homens e uma mulher, que portavam uma garrafa com dois litros com gasolina. Os homens tinham passagens e foram encaminhados para a 7ª Delegacia de Polícia.

2. 1/fev/13 – 18h – CAMBORIÚ - Em 01/02/2013, por volta das 18h, na Estrada Geral do Braço, interior de Camboriú, homens estariam efetuando disparos de arma de fogo no pátio de uma residência. Ao efetuar a abordagem nos sete suspeitos, as guarnições encontraram duas pistolas, uma no calibre 9mm de fabricação Turca com três munições intactas e cinco deflagradas, além de outra pistola no calibre .40 com silenciador, nove munições intactas e cinco deflagradas. Após buscas na residência, as guarnições encontraram uma quantia em dinheiro de pesos uruguaios, um macaco hidráulico, usado para suspender carga, quatro alavancas de aço e um galão contendo cerca de 3 litros de combustível (gasolina). Não souberam explicar o uso e a procedência deste material. Os envolvidos tinham várias passagens.

3. 1/fev/13 – 19h – FLORIANÓPOLIS – Na Avenida Epitácio Bittencourt, s/nº, Praia Brava, a guarnição da Polícia Militar avistou um automóvel Ford/Fiesta em atitude suspeita, próximo a base da PM. Na tentativa de abordagem o condutor tentou fugir e logo depois parou. No interior do veículo, encontravam-se quatro maiores, sendo uma mulher e um adolescente. Foi encontrado também, dois litros de gasolina em garrafa pet, um saco de estopa, R$ 1.643,00 em espécie, alguns celulares, e certa quantidade de maconha. Foi feito flagrante dos maiores e o adolescente foi encaminhado para a 6ª Delegacia de Polícia.

4. 1/fev/13 – 21h – ITAJAÍ – No Bairro Fazenda um homem a pé ateou fogo em um caminhão guincho (particular) quando estava estacionado em via pública. Não houve feridos e nem prisão.

5. 1/fev/13 – 21h – JOINVILLE – Na Rua Vicente de Leoporace, Bairro Fátima, três homens ordenaram para que o transporte coletivo fosse parado. Um homem ficou na rua fazendo a segurança e dois entraram no interior do mesmo, ordenaram para que os passageiros saíssem e atearam o fogo. Não houve feridos e nem prisão.

6. 1/fev/13 – 21h20min – CRICIÚMA - No Bairro Progresso, foi incendiado um ônibus do transporte coletivo. Há informações de que eram dois homens em uma motocicleta e o caroneiro portava uma arma de calibre longo. Não houve feridos.

7. 1/fev/13 – 21h20min – JOINVILLE – Na garagem de transporte coletivo dois homens tentaram atear fogo em um ônibus, fugindo em seguida para trás da garagem que dá acesso a BR-101.

8. 1/fev/13 – 23h – JOINVILLE – Na Rua Agostinho dos Santos, Bairro Comasa, três homens (aparentemente menores) incendiaram partes do ônibus, em frente ao CAIC. Solicitante informa que fugiram a pé sentido Rua Baltazar Buschle, Bairro Espinheiros. A ocorrência deu-se no último ponto do itinerário da linha.

9. 2/fev/13 – 0h10min – CAMBORIÚ – No Bairro Tabuleiro foi furtado o veículo VW/Gol, que posteriormente foi estacionado na Rua Monte Caracol, no Bairro Monte Alegre, ao lado do Colégio Anita Ganancine. Segundo informações dois homens, aparentemente menores de idade atearam fogo no veículo.

10. 2/02/13 - 0h06min – JOINVILLE – Na Rua Dom Gregorio Warmeling, Bairro Jardim Paraíso, foi ateado fogo em um ônibus particular, que se encontrava estacionado em via pública. Os autores da ofensiva quebraram vidro lateral e atearam fogo, onde ocorreu a queima parcial. Não houve vítimas.

11. 2/fev/13 – 0h06min – LAGUNA – Dois masculinos em uma motocicleta efetuaram quatro disparos contra o presídio, atingindo a administração. Havia câmeras de vigilância externa que serão analisadas pela polícia. Não houve vítimas.

12. 2/fev/13 – 0h15min – JOINVILLE – Na Rua Colombia, Bairro Floresta, populares ouviram barulho de dois disparos de arma de fogo contra a Delegacia de Delitos de trânsito. Ao chegar no local, a guarnição constatou as marcas na parede. Não houve vítimas.

13. 2/fev/13 – 1h54min – JOINVILLE – Tentativa de fogo a caminhão. Os suspeitos utilizaram uma bucha de pano molhada com gasolina e engataram esse dispositivo no baú do caminhão. O dono do caminhão com a ajuda de populares conseguiu apagar o incêndio. Os suspeitos não foram vistos, apenas testemunhas ouviram barulho de motos deslocando do local.

14. 2/fev/13 – 2h334min – DIVISA ENTRE POMERODE E JARAGUÁ DO SUL – Ônibus totalmente destruído pelo fogo. Não há informações sobre os autores.

15. 2/fev/13 – 2h40min – ITAJAÍ – No Centro, houve disparos de arma de fogo contra a Prefeitura Municipal, informações de que dois homens em uma motocicleta dispararam cinco vezes contra a mesma acertando parede e janela. A arma utilizada foi Cal 380. Não houve feridos.

16. 2/fev/13 – 6h15min – JOINVILLE – Rua Dilson Funaro, Bairro Ulysses Guimarães, um ônibus da linha José Loreiro foi incendiado por quatro homens, todos armados e um encapuzado. Não houve vítimas.

Adolescente é apreendida com três mil comprimidos de ecstasy em Balneário Camboriú

Uma adolescente de 15 anos foi apreendida por policiais federais da delegacia de Itajaí na manhã dessa sexta-feira (1º). Ela estava no terminal rodoviário de Balneário Camboriú e transportava cerca de um quilo e meio de comprimidos de ecstasy.

Os agentes federais abordaram o ônibus proveniente da cidade paranaense de Foz do Iguaçu, e durante revista, encontraram a droga junto ao corpo da passageira. De acordo com a PF, a menina transportava em uma cinta modeladora os cerca de três mil comprimidos, totalizando 1.435 g da droga.

Ela disse a polícia que havia ido a fronteira para realizar compras, e que quando retornou ao hotel foi abordada por um desconhecido. Esse homem teria oferecido a ela o valor de R$ 1 mil para transportar “umas coisinhas”. Segundo a adolescente, o homem também disse que se ela não transportasse a mercadoria, a mataria. O entorpecente e a menor foram encaminhados para Delegacia da Infância em Balneário Camboriú.

Sessões da Câmara iniciam na próxima terça-feira

Começam na próxima terça-feira, 5 de fevereiro, às 18 horas, as sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Itajaí. Neste primeiro encontro, os vereadores vão eleger as comissões permanentes, pelas quais passarão os projetos a serem votados na Casa.

As comissões são temáticas, compostas por três vereadores e válidas pelo período de dois anos. Os vereadores membros das comissões são responsáveis por analisar e emitir pareceres das matérias para orientação do Plenário.
No total, a Câmara conta com 11 comissões: de Legislação, Justiça e Redação Final; de Finanças e Orçamento; de Obras e Serviços Públicos; de Educação, Saúde, Cultura e Assistência Social; de Agricultura Pesca e Meio Ambiente; de Fiscalização; de Segurança Pública; de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente; de Complexos Portuários, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista; de Defesa Civil e Comissão Permanente de Moradias, Casas e Loteamentos Populares.
Também deverão ser apreciados nesta primeira sessão ordinária indicações e requerimentos dos vereadores, pois, estes não dependem de parecer das comissões permanentes. Já os projetos de lei, tanto de autoria do Executivo quanto do próprio Legislativo deverão passar pela apreciação das comissões e respeitar os prazos determinados no regimento interno da Casa.