terça-feira, 18 de setembro de 2012

Governo de Santa Catarina lança o Pacto pela Saúde nesta terça-feira

O governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira lançam o Pacto pela Saúde, nesta terça-feira, às 10h, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. Serão investidos R$ 500 milhões na saúde dos catarinenses. O programa faz parte do Pacto por Santa Catarina, que prevê a aplicação de R$ 5 bilhões em setores básicos de atendimento à população como Infraestrutura, Segurança Pública, Educação, entre outros.

O Pacto da Saúde é uma ação de reestruturação da área que traz novos conceitos de gestão e de organização do sistema de saúde no Estado. O objetivo do programa é oferecer tratamento médico de alta resolutividade para atendimento de alta e média complexidade mais próximo da casa das pessoas. Isso pressupõe a descentralização do atendimento com a criação de 21 policlínicas (construção de 10 unidades e readequação de outras 11 já existentes) em pontos estratégicos do Estado.

Não será mais preciso atravessar Santa Catarina em busca de tratamento especializado ou exames em equipamentos especiais como ressonância magnética, por exemplo. A ideia é erguer uma torre ao lado de uma unidade hospitalar existente. Dessa forma, serviços administrativos de manutenção podem ser centralizados. Maior controle permite, além da padronização do serviço, redução de custo.

O Pacto da Saúde vai atacar duas frentes. A primeira contempla a construção, ampliação e reforma do Hospital Florianópolis, Hospital Governador Celso Ramos, Hospital Infantil Joana de Gusmão (Florianópolis), Novo Instituto de Cardiologia de SC e Hospital Regional de São José (São José), Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (Joinville), Hospital Tereza Ramos (Lages), Hospital São Paulo (Xanxerê), Hospital Regional do Oeste (Chapecó), Hospital Marieta Konder Bornhausen (Itajaí), Hospital Waldomiro Colautti (Ibirama), Hospital Regional de Araranguá (Araranguá), e reforma dos hospitais Santa Tereza (São Pedro de Alcântara), Instituto de Psiquiatria (São José), Maternidade Catarina Kuss (Mafra), Maternidade Carmela Dutra (Florianópolis) e Maternidade Darci Vargas (Joinville). A segunda incluirá serviços de alta resolutividade com a construção de 10 policlínicas e a reforma de 11.

A expectativa do coordenador do Pacto por Santa Catarina, Murilo Flores, é de que as obras estejam concluídas em um período que pode variar de 1,5 ano até 3 anos, dependendo do projeto. “O importante é que não construiremos um prédio, mas uma estrutura completa com equipamentos e pessoas capacitadas para atender a população. Temos os projetos, os recursos e a determinação para fazer”, disse Murilo Flores.

Homem joga mulher de ponte após discussão em Indaial

Uma mulher de 24 anos foi jogada de uma ponte em Indaial, no Vale do Itajaí, segunda-feira à noite. Um homem de 28 anos, pai do filho dela, teria a jogado após uma discussão. Foi na ponte que liga os bairros Carijós e Centro.


A mulher conseguiu nadar até uma coluna de sustentação da ponte e pedir socorro. Ela foi resgatada pelos bombeiros e informou que o homem teria dito que seguiria até o Bairro Itoupava Norte, em Blumenau, onde o filho deles, de apenas um ano estava, na companhia da avó, e o mataria.

Os policiais foram até o bairro e abordaram o homem perto da casa onde a criança estava. Ele foi preso suspeito de tentativa de homicídio e encaminhado para a delegacia de Indaial. A mulher foi levada para o hospital com escoriações.

Bancários de Blumenau entram em greve

A partir desta terça-feira, bancários de Blumenau entrarão em greve, em adesão ao movimento nacional. O presidente do Sindicato dos Bancários de Blumenau e região, Leandro Spezia, não informou quantas e quais as agências que estarão fechadas, mas acredita que o movimento atinja 90% dos estabelecimentos do Centro.

A adesão ao movimento foi decidida dia 12, durante assembleia da categoria. A greve é fomentada pelo Comando Nacional dos bancários, que considerou insuficiente a proposta dos bancos, dia 28 de agosto, de 6% de reajuste sobre todas as verbas salariais, o que significa aumento real de 0,58%.

Homem pode ter braço amputado por causa de acidente de trabalho em Guaramirim

O metalúrgico Valdevino de Jesus Macedo, de 49 anos, teve o antebraço parcialmente cortado por um torno, por volta das 10h30 desta segunda-feira, no bairro Ilha da Figueira, em Guaramirim.

O funcionário estava limpando um cano de uma máquina na empresa onde trabalha, quando uma peça prensou o braço e o membro ficou preso ao corpo apenas pela musculatura.

Segundo os bombeiros de Guaramirim, possivelmente Valdevino perderá o braço. Ele foi encaminhado para o Hospital São José.