quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Natal de Jesus!

Paiva Netto

Duas datas significativas preparam o espírito dos povos para as comemorações de mais um Natal de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista. Refiro-me ao Dia Internacional da Solidariedade (20/12) e ao dedicado, no Brasil, aos órfãos (24/12).

Quando de Sua primeira vinda visível ao planeta, o Provedor Celeste exemplificou com a própria vida o valor da solidariedade sem fronteiras, sejam elas de idioma, cor da pele, opinião política etc. É Dele também uma postura ecumênica de amparo aos desfavorecidos da Terra.

Refletindo sobre o amplo e irrestrito significado do Natal de Jesus para a LBV e para os que com ela cerram fileiras na construção “de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz”, recordo trecho de circular que escrevi em Brasília/DF, datada de 4 de junho de 1997. Faz parte da minha obra Liderar sob a proteção de Deus, em preparação. Dedico a todos os corações de Boa Vontade:

(...) Elevemos uma fervorosa Prece ao Cristo, nosso Senhor, porquanto este é o caminho seguro que nos conduzirá à vitória. No Cristo, venceremos, sempre, sempre e sempre! Que queremos nós senão oferecer aos deserdados do mundo uma Ceia Especial que nutra, para todo o sempre, os seus Espíritos sequiosos de um alimento que vem do Alto: Jesus, o Pão que desceu do Céu? E esse Pão que desceu do céu igualmente é promover Desenvolvimento Social e Sustentável, Educação e Cultura, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos os seus componentes, despertando neles a Cidadania Planetária!

Um sonho que nos vem do Cristo de Deus, de forma que o tornemos uma instituição em toda a Terra, para o que precisamos desenvolver um sentido realista, a fim de infalivelmente conduzir multidões pelas estradas da Alma. Isso porque nestes tempos de avançada tecnologia, é urgente que a Humanidade seja mais sensível aos sentimentos generosos, que impulsionam a Fraternidade Ecumênica, a Generosidade e a Solidariedade Social, que andam fazendo bastante falta nos dias que correm. (...)

Um Feliz Natal a todos, e um ano-novo próspero em realizações no Bem!

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Casal é picado por escorpião em Itajaí

Um casal de Itajaí foi picado por um escorpião na madrugada desta terça-feira. O acidente ocorreu enquanto os namorados estavam dormindo, em uma casa do bairro Costa Cavalcante. Os dois sofreram picadas leves e passaram seis horas em observação na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Cordeiros (UPA). Eles foram medicados e liberados pela manhã.
O endereço onde ocorreu o caso já é conhecido da equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí. O local recebeu busca ativa duas vezes neste ano: no dia 20 de outubro e em 12 de dezembro. Como o escorpião ainda está na residência, um técnico do núcleo deve tentar a captura. A ação é feita sempre à noite em função dos hábitos desses animais.
De janeiro e dezembro de 2015, o município já recolheu 791 escorpiões – 99 da espécie Tityus bahiensis (marrom), capturados na zona rural, e 692 da espécie Tityus serrulatus (amarelo), recolhidos tanto na área rural quanto no perímetro urbano e considerados mais perigosos e letais. O total foi coletado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses em 229 buscas.
Neste ano, outras duas pessoas foram picadas pelo escorpião amarelo em Itajaí, em julho e setembro. As vítimas, duas mulheres adultas, são moradoras do bairro São Vicente. Em Navegantes, um homem de aproximadamente 25 anos foi picado pelo animal no bairro Machados, em outubro, quando limpava o terreno de casa.
Como se proteger
- O único jeito de controlar o problema é manter o terreno limpo e organizado, onde o animal possa se esconder.
- Os escorpiões se alimentam de baratas, aranhas, cupins e encontra abrigo em entulhos, lixo, madeiras e restos de construção.
- Também é recomendado que os moradores tapem frestas das portas e paredes, mantenham os ralos vedados e inspecionem cama, lençóis, travesseiros, roupas e sapatos antes do uso.
Se for picado
- A orientação é procurar imediatamente o Hospital Marieta Konder Bornhausen, se for adulto, e o Hospital Pequeno Anjo, se for criança. Somente as duas instituições de Itajaí possuem o soro para tratar o veneno do escorpião.
- A espécie amarela possui um veneno mais tóxico e uma picada bastante dolorida. Os casos podem se agravar mais rápido se a picada for em crianças ou idosos. Se possível é indicado levar o animal junto para identificação.