Um casal de Itajaí foi picado por um escorpião na madrugada desta terça-feira. O acidente ocorreu enquanto os namorados estavam dormindo, em uma casa do bairro Costa Cavalcante. Os dois sofreram picadas leves e passaram seis horas em observação na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas do Cordeiros (UPA). Eles foram medicados e liberados pela manhã.
O endereço onde ocorreu o caso já é conhecido da equipe do Núcleo de Controle de Zoonoses da Secretaria de Saúde de Itajaí. O local recebeu busca ativa duas vezes neste ano: no dia 20 de outubro e em 12 de dezembro. Como o escorpião ainda está na residência, um técnico do núcleo deve tentar a captura. A ação é feita sempre à noite em função dos hábitos desses animais.
De janeiro e dezembro de 2015, o município já recolheu 791 escorpiões – 99 da espécie Tityus bahiensis (marrom), capturados na zona rural, e 692 da espécie Tityus serrulatus (amarelo), recolhidos tanto na área rural quanto no perímetro urbano e considerados mais perigosos e letais. O total foi coletado pelo Núcleo de Controle de Zoonoses em 229 buscas.
Neste ano, outras duas pessoas foram picadas pelo escorpião amarelo em Itajaí, em julho e setembro. As vítimas, duas mulheres adultas, são moradoras do bairro São Vicente. Em Navegantes, um homem de aproximadamente 25 anos foi picado pelo animal no bairro Machados, em outubro, quando limpava o terreno de casa.
Como se proteger
- O único jeito de controlar o problema é manter o terreno limpo e organizado, onde o animal possa se esconder.
- Os escorpiões se alimentam de baratas, aranhas, cupins e encontra abrigo em entulhos, lixo, madeiras e restos de construção.
- Também é recomendado que os moradores tapem frestas das portas e paredes, mantenham os ralos vedados e inspecionem cama, lençóis, travesseiros, roupas e sapatos antes do uso.
Se for picado
- A orientação é procurar imediatamente o Hospital Marieta Konder Bornhausen, se for adulto, e o Hospital Pequeno Anjo, se for criança. Somente as duas instituições de Itajaí possuem o soro para tratar o veneno do escorpião.
- A espécie amarela possui um veneno mais tóxico e uma picada bastante dolorida. Os casos podem se agravar mais rápido se a picada for em crianças ou idosos. Se possível é indicado levar o animal junto para identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário