quarta-feira, 29 de junho de 2016

Câmara de Itajaí cancela reajuste de salário de vereadores

O projeto de lei que previa o reajuste de 9,39% do subsídio dos atuais vereadores de Itajaí foi retirado na sessão desta terça-feira. O projeto havia sido aprovado por unanimidade em primeira votação, mas foi cancelado após nova discussão entre os vereadores. Segundo o presidente da Casa, Luiz Carlos Pissetti (PSB), a decisão foi unânime entre os parlamentares, que renunciaram ao acréscimo que valeria a partir de setembro, e levou em conta o momento atual de crise política e econômica, que não seria ideal para a reposição da inflação nos vencimentos.
Na mesma sessão, o projeto de lei de autoria da Mesa Diretora da Câmara de Itajaí que previa o congelamento do subsídio do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores que assumirem a partir de 2017 foi aprovado em segunda votação por todos os vereadores presentes. Com isso, os valores para a próxima legislatura serão os mesmos da atual.
A proposta define também o fim da verba indenizatória ao presidente da Câmara, que hoje recebe um adicional de 50% ao subsídio do vereador. Com isso, a remuneração do presidente do Legislativo foi fixada em R$ 14,4 mil, o que provocará uma redução de R$ 2.917,75 a partir de janeiro de 2017. A justificativa do projeto de lei aprovado nesta terça também leva em conta o atual cenário econômico e o contingenciamento de recursos na administração pública.
— Chegamos à conclusão de que na atual circunstância, mesmo que fosse legal por se tratar apenas da reposição da inflação desde maio do ano passado, precisávamos dar uma demonstração de que caminhamos em sintonia com a população, que está enfrentando dificuldades com esse cenário de crise em diversos setores — avalia Pissetti.