quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Codetran realiza blitz conjunta com Inmetro

Nesta quarta e quinta-feiras (17 e 18) a Codetran e o Inmetro realizam blitz conjunta nos principais acessos à Itajaí para fiscalizar ônibus e caminhões. Além da documentação destes veículos, a ação irá verificar se eles atendem as normas do Inmetro.

“Iremos fiscalizar, por exemplo, se algum caminhão tirou ou colocou carroceria, trocou o motor, retirou ou diminuiu as molas entre outras irregularidades. Por isso, a presença do Inmetro é de extrema importância já que é o instituto que realiza as medições nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade” explica o Coordenador de Trânsito, José Alvercino Ferreira.

Esta é a segunda operação conjunta realizada entre Codetran e Inmetro. Na primeira, em outubro do ano passado, foram autuados 22 veículos com pequenas irregularidades. Desses 14 foram ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais e 8 eram caminhões de transporte de combustível.

UFSC já marca presença em Blumenau com cursos a distância há dois anos

Apesar da confirmação da criação de um campus da UFSC em Blumenau, na manhã desta terça-feira, a universidade já marca presença na cidade desde 2009. Por meio do Programa Universidade Aberta, iniciativa do governo federal em parceria com o governo catarinense, a UFSC oferece vagas em cursos de graduação (Letras/Português e Física) e especialização (Gestão Pública Municipal) de ensino a distância, além de cursos de educação continuada (específica para professores da rede pública).

O polo de Blumenau funciona desde abril de 2009, e ano que vem passará a oferecer a pós-graduação em Filosofia. Em 2012, Blumenau passará a contar ainda com o Instituto Federal Catarinense (IFC), que ainda está em processo de implantação. Com foco na área de tecnologia, o instituto, que é uma autarquia da União e atua de maneira independente, vai oferecer os cursos técnicos no Ensino Médio (Secretariado e Informática) e Superior (Engenharia Mecânica).

Segunda-feira, a reitoria do IFC se reunirá com reitores das demais instituições federais de ensino do Estado. A assessoria do instituto não descarta a possibilidade de uma parceria com a UFSC.

Primeiro casal gay masculino de Santa Catarina se casa oficialmente

O professor Alaim Souza Neto, 39 anos, e o bancário Gustavo Felipe de Souto, 21 anos, moradores de Araranguá, se tornaram o primeiro casal homossexual masculino de Santa Catarina a se beneficiar da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que aprovou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Há dois meses, uma juíza e uma servidora municipal de Itajaí se casaram e foram as pioneiras no Estado.

O casal não pretende servir de exemplo ou referência para que outros homossexuais tenham a iniciativa de buscar a união estável. Alaim e Felipe afirmam que decidiram se casar unicamente para serem felizes e terem assegurados direitos e deveres.

Vivendo juntos desde 2010, os dois já haviam providenciado outros documentos com valor legal antes mesmo da decisão do STF. Primeiro fizeram uma Escritura Pública de Declaração, na qual incluíram itens e circunstâncias que deveriam ser respeitados, como o patrimônio adquirido pelo casal. Depois veio o registro de União Estável Homoafetiva, que pouco tempo depois se transformou no recém-celebrado casamento civil.

Em Itajaí professores entregam ofício ao governo do estado

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) de Itajaí esteve na sede da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) na tarde desta terça-feira, para entregar um ofício endereçado ao governo do estado. Os professores pedem que seja formalizada a comissão prometida pelo governo para discutir a recomposição da tabela salarial e concurso público para ingresso na rede estadual, entre outras demandas.

De acordo com Marcos Sodré, presidente do Sinte, a comissão deveria ter sido formada logo após o fim da greve da categoria. A paralisação terminou há 28 dias, mas até agora o grupo de discussão não foi formado.

Caixa Eletrônico é explodido em Navegantes

Um caixa eletrônico do Bradesco foi explodido na madrugada desta quarta-feira, em Navegantes, no Litoral. A ação foi por volta das 4h, no caixa que fica no pátio da prefeitura da cidade, no Centro.

Segundo moradores da região, com a explosão, notas voaram para todos os lados. O vigia da prefeitura, que estava dentro do prédio da administração municipal no horário, ouviu o barulho e saiu para ver o que era, mas teve que fugir porque os bandidos abriram fogo.

Há marcas de tiros em dois pontos do prédio. A polícia recolheu oito munições de dois tipos de pistola.

O carro usado pelos bandidos foi abandonado próximo ao cemitério, no Centro da cidade. O veículo tinha sido roubado na semana passada, em Navegantes.

O banco não divulgou a quantia levada pelos criminosos.