quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Reflexão — Por Paiva Netto

Mais potente ferramenta contra a miséria global

A Legião da Boa Vontade (LBV) há 63 anos luta diuturnamente contra a fome e as desigualdades e em prol da sustentabilidade, jamais se esquecendo de empreender hercúleo combate à pior das carências, que atravanca de maneira direta o êxito de qualquer tentativa de transformação benéfica na Terra: a falta de solidariedade, de fraternidade, de misericórdia, de justiça; por conseguinte, a aridez do Espírito, do coração.

Por isso mesmo, gostaria de recordar a todos aquilo que expus na revistaGlobalização do Amor Fraterno, encaminhada para a Reunião de Alto Nível do Ecosoc (ONU), em 2007, realizada no Palais des Nations, Escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra (UNOG), Suíça. Nela, apresentei, entre outros, trecho da entrevista que concedi, em 18 de outubro de 1981, ao jornalista italiano, radicado no Brasil, Paulo Parisi Rappoccio, na qual afirmo que a Solidariedade se expandiu do luminoso campo da ética e se apresenta como uma estratégia, de modo que o ser humano possa alcançar e garantir a sua própria sobrevivência. À globalização da miséria contrapomos a globalização da Fraternidade, que espiritualiza e enobrece a Economia e solidariamente a disciplina, como forte instrumento de reação ao pseudofatalismo da pobreza. (...) Não se pede um repentino milagre — bem que nada seja impossível —, mas o fortalecimento de um ideal que se estabeleça, etapa por etapa, até que se complete o seu extraordinário serviço. (...)

 José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

______________________
Reflexão extraída da revista BOA VONTADE Desenvolvimento sustentável, em que a Legião da Boa Vontade (LBV) apresenta recomendações aos participantes daReunião de Alto Nível do Conselho Econômico e Social (Ecosoc) em 2013, no Palais des Nations, Escritório da Organização das Nações Unidas em Genebra, Suíça. Disponível em inglês, francês, espanhol e português.

Ponte Hercílio Deeke, em Gaspar, será totalmente liberada no domingo

Será liberado no domingo, no fim da tarde, o trânsito nas duas pistas da Ponte Hercílio Deeke, que liga a Margem Esquerda ao Centro, em Gaspar. A ponte está em reforma há mais de dois anos e o trânsito flui em apenas uma das duas pistas. 

Domingo, às 7h, será iniciado o trabalho de pavimentação da pista que está em obras, no sentido bairro/Centro. A previsão é que o serviço se estenda até as 17h, quando o trânsito será liberado. Com a liberação, o semáforo que faz o controle de veículos poderá ser desligado. 

Todo o trabalho de reforço e recuperação da ponte foi concluído. Serviços complementares, como pintura, instalação de guarda corpo e da iluminação pública ainda estão sendo feitos. 

Apesar da liberação da ponte ao tráfego, apenas veículos com até cinco toneladas poderão passar pela estrutura. A Procuradoria trabalha na revisão do limite de peso na Ponte Hercílio Deeke.