segunda-feira, 8 de junho de 2015

Empresa terceirizada responsável pela alimentação escolar de Itajaí não cumpre legislação

O vereador Giovani Felix (PT) de Itajaí cobrou da Secretaria Municipal de Educação para que solicite à empresa P.R.M Serviços e Mão de Obra Especializada, responsável pela alimentação escolar no município, a carteira de saúde de todas as profissionais contratadas para atuar nas cozinhas das Unidades de Ensino Municipal. “Chegou ao nosso conhecimento que apenas 60 das 276 profissionais que atuam nas cozinhas das escolas e creches possuem esse documento e isso é um absurdo”, enfatiza o legislador.
De acordo com o Código Sanitário de Santa Catarina, a Carteira de Saúde é um documento obrigatório que habilita o funcionário a manipular gêneros alimentícios. Além da capacitação em boas práticas, os manipuladores de alimentos são submetidos anualmente a exames laboratoriais (hemograma, VDRL e parasitológico de fezes) e consulta com médico do trabalho. Todas essas ações são gratuitas, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
 A participação dos manipuladores de alimentos em palestras também é obrigatória e está vinculada à emissão ou renovação da Carteira de Saúde. Todas essas exigências também estão estabelecidas em legislação municipal. “Esse é um fato muito grave, o município não pode compactuar com essa falta de comprometimento da empresa. Temos que lembrar que é a saúde das nossas crianças que está em risco”, cobra Giovani.

Torcedor do JEC envolvido em confusão entre torcidas perdeu visão do olho direito

Um adolescente de 15 anos que se envolveu na confusão entre torcidas do JEC e do Corinthians na noite deste sábado acabou ferido em um dos olhos. Na primeira versão divulgada pelo Hospital Municipal São José, a informação era de que o adolescente teria recebido alta no começo da tarde, sem sequelas. 

Contudo, o hospital atualizou a versão na noite deste domingo, informando que o jovem teria sim perdido a visão do olho direito.
Há suspeitas de que ele tenha sido atingido por uma bala de borracha. Na manhã deste domingo, o rapaz passou por um procedimento cirúrgico no olho alvejado. Ele passou a madrugada e parte da manhã deste domingo no hospital, mas já foi liberado e se recupera em casa.
Foram dois confrontos. Um entre as torcidas. O outro envolveu torcedores do JEC e a Polícia Militar. O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar tenente coronel Nelson Coelho afirma que será aberto inquérito policial para esclarecer os fatos. Se o jovem torcedor do Jec foi ferido durante o confronto com a torcida rival ou com a PM, ainda não se sabe. Também não há clareza, conforme relata Coelho, sobre qual objeto causou o ferimento.
— Como era um confronto, ele pode ter sido atingido por uma pedra, por um soco, por um pau — argumenta o comandante do 8º BPM.
O rapaz ferido no olho faz parte da torcida União Tricolor. Ele, segundo Coelho, estaria em um estabelecimento comercial próximo aos confrontos. Mas outros menores de idade seriam responsáveis por jogar pedras e pedaços de pau contra as guarnições da PM. Um adolescente de 17 anos foi apreendido e outro maior de idade detido pelo envolvimento nos confrontos.