sexta-feira, 3 de junho de 2016

Não existe futuro sem moços

Paiva Netto


Na LBV, não alimentamos clima para conflito de gerações. Pelo contrário: aliamos ao patrimônio da experiência dos mais velhos a energia dadivosa dos mais moços. E o povo ganha com isso.

Estamos constantemente recordando aos jovens que um dia também terão cabelos brancos. Da mesma forma fraternalmente falamos aos idosos, lembrando-lhes de que já foram moços... É muito importante não esquecermos disso...

Os jovens amanhã envelhecerão também... Se quiserem manter o mesmo espírito de esperança, a mesma feição juvenil, apesar das naturais rugas do tempo e dos sempre belos cabelos brancos, pratiquem o Bem. Não há outro caminho. É o Espírito que fortalece o nosso ânimo, que nos concede a beleza eterna da simpatia. Não há melhor cosmético do que a consciência tranquila.

Pode parecer um paradoxo. Todavia, o país que desampara os seus idosos não crê no futuro da sua mocidade. Que é a nação, além de seus componentes? Havendo futuro, os moços envelhecerão. Viverão mais. Irão aposentar-se... Uma convicção arraigada do gozo imediato das coisas é a demonstração da descrença no amanhã. E os que podem pensam: “Vamos viver agora, antes que tudo acabe!”. E os que conseguirem resistir tanto que se danem... Não há exagero algum aqui. É o que se vê. Tem-se a impressão de que muitos daqueles que desfrutam do vigor da juventude ignoram a possibilidade de até mesmo alcançar a decrepitude. Mas poderão chegar lá...Não existe futuro sem moços. Também não o há sem velhos. Jovem é aquele que não perdeu o ideal.

José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Família de foragidos é presa em Navegantes



Na madrugada desta quinta- feira (02), após receber informações de que uma família foragida do Paraná estava em Navegantes, guarnições do PPT do 1º BPM e 25º BPM deslocaram até o local, na rua Antonio Reiser, e abordaram as três pessoas.

Em posse de um dos suspeitos, estavam dois torrões de maconha. Eles apresentaram documentos de identificação que apontavam divergências de informações.

As guarnições verificaram e constataram em documentos pessoais os verdadeiros nomes dos suspeitos e confirmaram que estavam com mandado de prisão em aberto. Durante buscas na residência foram encontrados cinco aparelhos de telefone celular e a importância de R$ 3.300,00. Diante dos fatos foi proferida voz de prisão aos agentes.

A quadrilha era procurada pelo DENARC/PR desde 2013 por tráfico internacional de drogas, e estavam morando em uma mansão em Navegantes. Somadas as penas, totaliza mais de 100 anos de cadeia.

Frei gasparense Evaristo Pascoal Spengler é nomeado bispo

O frei gasparense Evaristo Pascoal Spengler, 57 anos, foi escolhido para ser o novo bispo da Prelazia _ divisão da Igreja Católica semelhante a diocese _ de Marajó, no Pará. A nomeação foi feita nessa quarta-feira pelo papa Francisco. Frei Evaristo pertence à Província Franciscana e vai substituir o frei José Luiz Azcona, que estava à frente da igreja em Marajó desde 1987 e se destacou pelo trabalho de combate ao tráfico de pessoas e luta pelos direitos humanos no arquipélago paraense. Aos 76 anos, o espanhol Azcona teve o pedido de renúncia aceito pelo Vaticano.
Nascido em setembro de 1959 na localidade Pocinho, em Gaspar, frei Evaristo ingressou no seminário em 1974, aos 15 anos, e cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ). Ele foi ordenado diácono em 1982 e padre em 1984. Atuou em paróquias da Baixada Fluminense e, entre 2001 e 2011, esteve em missão na cidade de Malanje, em Angola. Desde janeiro era vigário-geral da Província Franciscana, em São Paulo. A cerimônia de ordenação do novo bispo de Marajó deve ocorrer em Gaspar, entre julho e agosto, e a posse não tem data definida.