sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Pensar “2015 e além”

Paiva Netto

É imprescindível que aprendamos a vislumbrar de forma equilibrada os fatos lá na frente. Se assim não fizermos, o prejuízo, espiritual ou material, pode nos surpreender depois. Seja no que diz respeito às questões individuais ou às do interesse das comunidades.

Um ponto importante, que costumo ressaltar à minha equipe de trabalho, pode ser resumido a uma frase. Aliás, já até comentei aqui com vocês em outra oportunidade: administrar é chegar antes. 

Instrutivas lições sobre fazer um bom planejamento ou prever com acerto as consequências futuras de nossas escolhas encontram-se também no Evangelho de Jesus, o Cristo Ecumênico, isto é, universal. Por exemplo, o Divino Estadista, de forma didática, nos relatos de Lucas, 14:28 a 30, ajuíza: “Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”.

Portanto, é sob essa consciência e rogando a iluminação de Deus que pautamos as contribuições que levamos à ONU. Agora mesmo esse organismo internacional está convidando sociedade civil e ativistas de todo o mundo para pensar “2015 e além”. Entre os dias 27 e 29 de agosto, ocorrerá a 65ª Conferência Anual de ONGs do Departamento de Informação Pública (DPI) das Nações Unidas, em sua sede, em Nova York/EUA.

O encontro pretende redigir uma “Agenda de Ação” que mobilize as negociações das metas de desenvolvimento pós-2015. A sociedade civil, redes internacionais e ativistas discutirão os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que substituirão os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), cujo prazo é 2015, e um novo acordo climático que tomará o lugar do Protocolo de Kyoto.

Nesse contexto, no dia 29, a Legião da Boa Vontade (LBV) coordenará um painel temático que refletirá e trará recomendações para cooperar na construção de políticas públicas internacionais. Debateremos o tema “Educando Cidadãos Sustentáveis — Melhores práticas do Brasil da Rio+20”.

Já confirmaram suas participações no dia, como palestrantes, a Missão Permanente do Brasil nas Nações Unidas; o psicólogo e psicanalista Joseph DeMeyer, copresidente do Comitê de ONGs sobre Educação e representante da Sociedade de Estudos Psicológicos para Assuntos Sociais (SPSSI), ambas nas Nações Unidas; a professora Suelí Periotto, doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e supervisora da Pedagogia do Afeto e da Pedagogia do Cidadão Ecumênico aplicadas na rede de ensino da LBV; e Sâmara Malaman, mestre em Educação Especial pela Kean University, que apresentará os resultados do programa educacional da LBV dos Estados Unidos “Estudantes de Boa Vontade pela Paz”, nas escolas públicas norte-americanas.

Ainda sobre o evento dessa semana, Danilo Parmegiani, representante da LBV na ONU, seguindo as diretrizes que temos alinhavado, destaca: “E se o progresso sustentável puder ser acelerado? Uma maneira de fazer isso é pelo caminho do empoderamento, da capacitação de cada indivíduo do planeta para agir como agente na formação de sociedades sustentáveis ​​e solidárias”.

Exato! E devemos priorizar o papel da Educação com Espiritualidade Ecumênica como solução transversal e essencial para cumprir toda a Agenda de Desenvolvimento Global da ONU. Desse modo, pensaremos “2015 e além” inspirados pelo Além, ou seja, o Céu, o Mundo Espiritual Superior, onde começa o governo da Terra.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Saque do FGTS liberado para moradores atingidos pela enchente de junho em Timbó

Moradores de Timbó que foram atingidos pelas cheias do início de junho já podem sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). A liberação ocorreu nesta quarta-feira. De acordo com a Caixa Econômica Federal, não há estimativa do número de pessoas beneficiadas porque apenas parte da cidade foi afetada. No início de agosto a previsão era de 16 mil pessoas. 

De acordo José Francisco Zimmermann, gerente regional de Atendimento e Negócios, o pedido de liberação do dinheiro deve ser feito pelo 0800 726 0207, na opção 3, até 5 de setembro. Durante a ligação é feita uma checagem para conferir se o endereço do morador está entre os apontados pela prefeitura como atingidos pela enchente. Se as informações estiverem alinhadas, o valor será depositado na conta Caixa e o cidadão poderá retirá-lo na agência, em casas lotéricas ou nos terminais de autoatendimento.

Veja a relação das ruas que foram atingidas 

Para o morador que não estiver com o endereço atualizado será feito um atendimento presencial, de 8 a 12 de setembro, no ginásio da Escola Padre Martinho Stein, das 9h às 17h. A população será atendida de acordo com a primeira letra do nome.

É necessário levar os seguintes documentos: carteira de trabalho original; cópias das páginas da foto, da identificação da pessoa e de todos os registros de trabalho; comprovante de residência com data de até 120 dias anterior à publicação do decreto de calamidade pública da cidade; cópia número do PIS; original e cópia da carteira de identidade. 

Ordem de atendimento para quem está com endereço desatualizado 
- 8/9:
 pessoas cuja primeira letra do primeiro nome seja de A a D 
- 9/9: pessoas cuja primeira letra do primeiro nome seja de E a J 
- 10/9: pessoas cuja primeira letra do primeiro nome seja de K a N 
- 11/9: pessoas cuja primeira letra do primeiro nome seja de O a R 
- 12/9: pessoas cuja primeira letra do primeiro nome seja de S a Z

Ciclista morre atropelado por caminhão em Itajaí

Um ciclista de 17 anos morreu atropelado por um caminhão por volta das 19h15min desta quinta-feira na rua Estefano José Vanolli, no bairro São Vicente em Itajaí. O Samu chegou a ser acionado, mas Ronivaldo Dimas Júnior morreu no local do acidente.

Conforme informações levantadas pela Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), o jovem teria se desequilibrado na bicicleta e caído na pista, sendo atropelado pelo caminhão que trafegava logo atrás.

O motorista, que ainda não foi identificado, teria ido embora do local com medo de ser agredido fisicamente por populares, mas disse à PM que iria registrar boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. As placas do caminhão eram de Itajaí.

Pesquisador da Nasa palestra em Itajaí sobre missão em Marte

Na terça-feira, dia 2, o físico brasileiro Ivair Gontijo palestra, às 9h50, no auditório do bloco E1, no campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em Itajaí. Na ocasião, o pesquisador, que atua há oito anos na agência do governo dos Estados Unidos da América (EUA) responsável pela Administração Nacional da Aeronáutica e do Espaço (Nasa), falará sobre o pouso do veículo Curiosity em Marte.

Gontijo, integrante do projeto Mars Science Laboratory (MSL), fez, remotamente, no dia 6 de agosto de 2012, um pouso dramático do veículo Curiosity, de 900 quilos, na superfície de Marte, carregado de instrumentos para estudar o planeta.

Além disso, a construção dos componentes mais críticos do radar que controlou os últimos sete minutos da descida em Marte, liderada pelo palestrante, também será descrita em sua apresentação, assim como as várias missões feitas em Marte, idealizadas e construídas no Jet Propulsion Laboratory da Nasa, em Los Angeles (EUA), assim como os detalhes da construção e lançamento do veículo Curiosity. O evento é gratuito e aberto ao público.

Ivair Gontijo completou sua graduação em física e mestrado em óptica no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em 1985 e 1987, respectivamente. Em 1988 mudou-se para a Escócia, onde obteve o doutorado no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Glasgow, em 1992.

Na sequência, trabalhou como pesquisador em lasers de semicondutores, detectores de luz e estudos de materiais tanto na Universidade de Glasgow quanto na Heriot-Watt University, em Edimburgo. Em 1998, Ivair mudou-se para Los Angeles, onde trabalhou na University of California, Los Angeles (Ucla) por dois anos e meio, desenvolvendo novos materiais e dispositivos baseados em cristais fotônicos.

O pesquisador já produziu duas novas patentes para a empresa e existem mais de um milhão de pessoas no mundo usuárias das lentes por ele projetadas. Desde 2006, Ivair trabalha no Jet Propulsion Laboratory (JPL) da Nasa, em Pasadena, Califórnia.

Em seu primeiro projeto liderou a fabricação dos transmissores e receptores de micro-ondas para o radar que controlou a descida final em Marte do veículo Curiosity. Atualmente trabalha em um estudo para enviar uma sonda para a Europa, uma das luas de Júpiter.