quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Caminhoneiro é assaltado em Gaspar e abandonado em Massaranduba

Um caminhoneiro assaltado em Gaspar na tarde de terça-feira foi abandonado horas depois em Massaranduba, no Norte do Estado. Segundo a Polícia Civil, ele foi rendido por dois assaltantes quando estacionou o caminhão em um posto de combustíveis na SC-470, em Gaspar.

Os bandidos conduziram o caminhão até o bairro Guarani-Açu, em Massaranduba, abandonaram a vítima num matagal e levaram o veículo e a carga de móveis. Os vizinhos viram o homem amarrado e chamaram a polícia. Até o momento os bandidos não foram localizados.

Iuri Bedin é afastado da diretoria de trânsito de Balneário Camboriú

O diretor do Departamento de Trânsito da Secretaria de Segurança e Incolumidade Pública, Iuri Bedin, foi afastado do cargo depois que seu nome foi envolvido em esquema para exclusão de multas. Duas outras pessoas estão envolvidas. 

O procurador do município, Marcelo Freitas, confirmou o afastamento. " Ainda não temos muitas informações sobre o processo, mas nos chegou que pelo menos outras duas pessoas estariam envolvidas. Se forem comissionados, serão exonerados e, se foram de servidores efetivos, serão afastados enquanto o procedimento administrativo estiver em andamento", explicou Freitas.

O CASO - O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas de Itajaí (GAECO/Itajaí) - força-tarefa formada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado da Fazenda e Polícia Rodoviária Federal - deflagrou a Operação Radar nesta terça-feira (15), em Balneário Camboriú. A Operação Radar busca provas de fraudes na exclusão de multas de trânsito no município.

O GAECO cumpriu dois mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal de Balneário Camboriú. Os alvos das buscas foram o Departamento de Trânsito da Secretaria de Gestão em Segurança e Incolumidade Pública do Município e outro um escritório particular.

O Promotor de Justiça Jean Michel Forest, titular da 9ª Promotoria de Justiça de Balneário Camboriú - com atuação na Defesa da Moralidade Administrativa - iniciou as investigações, com apoio do GAECO, em setembro de 2012, após receber denúncia de que servidores públicos da referida Secretaria estariam alterando indevidamente dados do sistema com o intuito de excluir infrações de trânsito em benefício de terceiros.

Foi apurado, então, que um dos funcionários possuía escritório em sua residência, local onde efetuava o atendimento dos clientes e as defesas de autuações e penalidades por infrações de trânsito, sendo algumas destas analisadas e julgadas pelo próprio órgão de trânsito do qual faz parte.