quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Mãe deixa filho na porta do gabinete do prefeito por falta de vaga em creche, em Guaramirim

Uma mãe que não conseguiu vaga para deixar o filho de 10 meses na creche perto de sua casa, chamou a atenção esta semana em Guaramirim, no Norte do Estado. A operária, que deveria retornar ao trabalho na tarde de terça-feira depois de faltar uma semana, deixou o filho na entrada do gabinete do prefeito Lauro Fröhlich e saiu para trabalhar. Com o bebê, ela deixou uma bolsa com fraldas e mamadeira, um chiqueirinho e um telefone de contato caso precisassem localiza-la. 

O fato causou espanto nos funcionários da Prefeitura. O conselho tutelar foi acionado e levou o bebê para a sede da entidade. A mãe foi chamada logo em seguida e justificou que fez isso por estar desesperada por não ter vaga na creche perto da casa para deixar o filho e por ter de trabalhar. 

Ela responsabiliza a Prefeitura por não ajuda-la e teria dito que vem buscando uma vaga para a criança na creche perto da casa onde mora desde o começo do ano, mas até agora não conseguiu. Por causa do ato, a mullher deve responder processo por abandono de incapaz. A criança foi devolvida na mesmo dia para a mãe e o pai.

Em uma reunião na manhã desta quarta-feira entre os pais da criança, a secretária de Saúde de Guaramirim, Claudia Chiodini e o Conselho Tutelar foi feita uma requisição para abertura de vaga na creche que fica no mesmo bairro onde a família mora. Mas segundo Claudia, a abertura de vaga não é garantida, pois a mãe deveria ter feito a inscrição ainda no ano passado. 

A mulher disse à secretária não ter feito cadastro porque, na época, tinha uma babá para cuidar do filho pequeno. Há possibilidade da mãe colocar o filho em uma outra unidade, que fica a 1,5 km de onde mora, mas ela rejeitou. A mãe diz que o filho mais velho, de cerca de dois anos, já estuda na creche em que ela reivindica a vaga. 

Brusque é o novo líder do Catarinense

Com gols de Gilton, logo no primeiro minuto, e Ricardo Lobo, aos 10 da etapa final, o Brusque venceu o Atlético de Ibirama por 2 a 0 na noite desta quarta-feira (19), no Augusto Bauer, em Brusque, em jogo atrasado da segunda rodada do Catarinense 2014. 

O resultado fez a equipe do técnico Pingo assumir a liderança a apenas duas rodadas do fim da fase classificatória. O Brusque soma agora 13 pontos. Já o Atlético de Ibirama é vice-lanterna, com sete pontos, e pega na próxima rodada o Metropolitano. O Brusque recebe o Joinville. 

Marcílio Dias empata em Criciúma

Foto: Fernando Ribeiro/criciumaec.com.br
O Marcílio Dias chegou a ficar 28 minutos no G4 do Campeonato Catarinense, mas cedeu o empate em Criciúma e terminou a sétima rodada da primeira fase na sexta colocação, com nove pontos, dois a menos que o Figueirense, o adversário da próxima rodada. O jogo realizado no estádio Heriberto Hülse terminou empatado em 1 a 1.


O partida começou complicada para o time de Itajaí. Aos 9 minutos, Paulo Baier cobrou fata que desviou na barreira e bateu no travessão. Um minuto depois, numa blitz do Tigre, Rodolpho fez duas defesas milagrosas e evitou que o placar fosse aberto.
Aos poucos o Marcílio Dias equilibrou o jogo e, aos 20, chegou ao gol. Clebinho e Anderson Lopes tabelaram pela esquerda, e Clebinho mandou a bola para o fundo das redes. A essa altura, o Marcílio Dias era o terceiro colocado no estadual. Aos 31, Anderson Lopes teve a chance de ampliar, mas Galatto fez grande defesa.
Na segunda etapa, o Criciúma voltou pressionando e chegou ao empate logo aos 3 minutos. Lucca, dentro da pequena área, completou em chute cruzado da direita. Aos 9, Lulinha quase vira o jogo, obrigando Rodolpho a fazer boa defesa.
O Marcílio Dias perdeu Schwenck, que deixou o campo sentindo contusão, e o Criciúma teve Ronaldo Alves expulso, após impedir progressão do atacante Anderson Lopes. Sem grandes chances de gol, o jogo terminou morno. No domingo, o Criciúma visita o Juventus e o Marcílio Dias recebe o Figueirense.