terça-feira, 14 de março de 2017

Homem morto a tiros em Blumenau é identificado

O homem morto no início da tarde desta segunda-feira na Via Expressa, próximo ao Casep, em Blumenau, era Ed Carlos Antônio Cardoso, 37 anos, natural de Osasco (SP). Segundo o presidente da URB, Michael Raul Schneider, a vítima trabalhava na Companhia Urbanizadora de Blumenau (URB) e fazia a roçada do mato às margens da via.

Ele era detento do Presídio Regional de Blumenau, onde cumpria pena por duas condenações de roubo, estava no regime semiaberto desde abril do ano passado e desde o dia 8 de março trabalhava com a equipe da URB. Segundo o presidente, nenhuma situação suspeita foi flagrada nos dias anteriores.

O delegado da Divisão de Investigações Criminais (DIC) da Polícia Civil de Blumenau, Bruno Effori, afirma que ainda não há informações sobre suspeitos, mas que o crime seria uma vingança entre as facções criminosas PGC e PCC – a vítima seria ligada a esta última. Segundo ele, Ed Carlos foi executado à frente de testemunhas minutos antes de o corpo ser encontrado.

De acordo com a PM, o corpo foi encontrado por volta das 13h40min, com três marcas de tiro na região da cabeça e do pescoço. Ele estava com uniforme da URB. O presidente da companhia informa que algumas pessoas viram apenas dois suspeitos se aproximando da vítima. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Transferência da pesca para o Ministério da Indústria preocupa o setor em Itajaí

A possível transferência da pesca, do Ministério da Agricultura para o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços deixou em polvorosa o setor em Itajaí, maior polo pesqueiro do país. Conforme adiantado pelo colunista Lauro Jardim, do jornal O Globo, a mudança pode ocorrer por pressão do Partido Republicano Brasileiro (PRB).

Em nota oficial, o Sindicato dos Armadores e da Indústria da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi) informou apenas que o empresário Jorge Neves, que preside a entidade, está em contato com Brasília para acompanhar a possível alteração.

O fato é que, nos bastidores, a preocupação é grande. Desde a extinção do Ministério da Pesca, no final de 2015, o setor enfrentou uma série de dificuldades até a reestruturação da pasta dentro do Ministério da Agricultura. Nos meses que se seguiram à mudança, houve desde atrasos na liberação de licenças até demora na avaliação de documentos necessários à exportação de pescado _ o que causou prejuízos.

Desde o final de 2016 a situação começou a estabilizar, com uma aproximação do ministro Blairo Maggi do setor pesqueiro. O ministro demonstrou intenção de profissionalizar a indústria da pesca, abrir novos mercados no exterior e retomar os dados estatísticos, importantes para garantir a sobrevivência das espécies e da economia pesqueira.

Uma mudança neste momento, quando os pleitos começaram enfim a caminhar, pode ser catastrófica para pesca _ não apenas em Santa Catarina, mas em todo o país.

China inaugura ônibus que passa por cima de veículos


China inaugura ônibus que passa por cima de veículos


Se você imagina um futuro com carros voadores para fugir do trânsito, saiba que os chineses podem ir além disso. Na última semana a China inaugurou para testes um ônibus que trafega por cima dos veículos.
Chamado de Ônibus de Passagem Elevado (TEB, na sigla em inglês), o meio de transporte funciona por um sistema de trilhos que deixa um vão para os carros embaixo, deixando duas pistas livres.
O veículo mede 22 metros de comprimento, 4,8 m de altura e 7,8 m de largura, e tem capacidade para até 300 pessoas.

Por dentro, muito se assemelha a um metrô.