quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Campeonato Catarinense 2017 terá final disputada em jogo único

Sem muito segredo ou surpresas, Federação Catarinense de Futebol (FCF) e clubes optaram, na tarde desta quinta-feira, por manter o regulamento do Estadual desse ano para 2017. O dia foi marcado por uma série de encontros entre os dirigentes esportivos para definir, em consenso, qual seria a fórmula de disputa do Campeonato Catarinense. A única diferença para 2016 é que o campeonato terá 19 e não 20 datas - ou seja, com decisão em apenas uma partida.
O Campeonato Catarinense começará no dia 29 de janeiro e se estenderá até 7 de maio. A tabela será divulgada pela FCF até o dia 29 deste mês.
Depois de duas horas em sala fechada na sede da FCF, em Balneário Camboriú, presidentes e federação optaram por respeitar o Estatuto do Torcedor e repetir a fórmula de 2016.
Wilfredo Brillinger, mandatário do Figueirense, disse que esperava algo diferente, mas entende a questão legal como algo essencial para evitar problemas jurídicos no Estadual do próximo ano.
– Nós esperávamos algo que pudesse deixar o Catarinense mais emocionante, mas esbarramos na questão legal – afirma Brillinger, que propôs um campeonato com turno, returno e quadrangular final.
O presidente do Avaí, Francisco José Battistotti, disse não ver problemas na fórmula de disputa e que o bom senso, no fim da história, prevaleceu. Battistotti se posicionou de forma que, na opinião dele, dá força aos clubes pequenos.
– Não posso defender uma fórmula, como alguns queriam, que deixasse o campeonato curto. Isso ia prejudicar os cinco pequenos que disputam o Estadual e que basicamente dependem disso – defende.