quinta-feira, 16 de abril de 2015

GVT - Itajaí e região

Quer ter o melhor da programação da TV por assinatura, a melhor banda larga do Brasil e telefone fixo ilimitado?
Venha para a GVT.
Ligue (47) 9700-2824 ou 9740-7465 e assine.

Agente Autorizado GVT para Itajaí, Balneário Camboriú, Camboriú, Gaspar, Brusque, Blumenau e Indaial.

Termina cobrança de pedágio ambiental em Bombinhas

O período de cobrança da Taxa de Preservação Ambiental (TPA) de Bombinhas nesta temporada terminou nesta quarta-feira com uma arrecadação que, de acordo com os dados preliminares do Portal da Transparência do município, ultrapassou R$ 3 milhões – uma média de quase R$ 1 milhão por mês.
O portal não especifica pagamentos feitos in loco ou à distância, nem quantas pessoas receberam a guia de pagamento mas ainda não quitaram a dívida. Esses dados devem ser disponibilizados pela prefeitura nos próximos dias quando o balanço estiver fechado, incluindo as últimas horas de cobrança.
A lei que instituiu a TPA prevê que a cobrança ocorra de 15 de novembro a 15 de abril, durante o verão. Na estreia, dificuldades na instalação do sistema fizeram com que o município só passasse a cobrar a taxa em 6 de janeiro _ o que significa que, desta vez, o período de maior movimento, no Réveillon, ficou de fora. Se na próxima temporada a cobrança iniciar na data prevista, portanto, a tendência é que a arrecadação seja ainda maior.
O primeiro período de validade da TPA durou exatos 100 dias, dividiu opiniões e atraiu a atenção de outras prefeituras no Estado, interessadas em implementar sistema semelhante. Mas terminou sem uma resposta definitiva da Justiça à ação proposta pelo Ministério Público de Santa Catarina que questiona a constitucionalidade da taxa.
Na primeira vez que foi apreciada pelo pleno do Tribuna de Justiça (TJSC), quando foi analisado pedido de liminar com suspensão imediata da lei, a prefeitura saiu ganhando. A maioria dos desembargadores contrariou o voto do relator, desembargador Moacyr de Moraes Lima, e liberou a cobrança. Mas o assunto deve voltar à tona no julgamento do mérito da ação, que, por enquanto, não tem data para ocorrer.

Dois são mortos e dois ficam feridos em acerto de contas em bar no Cidade Nova

Dois homens foram mortos e uma adolescente e outro homem ficaram feridos em um crime na noite de quarta-feira em Itajaí.  Conforme a Polícia Militar (PM) três suspeitos dispararam contra as vítimas em um bar. Ninguém foi preso.
O tiroteio ocorreu por volta das 23h no bairro Cidade Nova. Segundo relatos à polícia, um Gol preto estacionou em frente a um bar e do veículo desceram três homens. Ao entrar no local, um homem de 23 anos foi executado. Na sequência, as outras três pessoas foram atingidas.
Conforme a PM,  não foi levado nada do bar ou das vítimas. Pelas características da ocorrência, os policiais acreditam ser um acerto de contas. Todos os homens possuíam passagem por porte ilegal de armas ou tráfico. A adolescente não tem ficha criminal.
O homem de 23 anos morreu ao dar entrada no Pronto Atendimento do bairro São Vicente. Ele tinha mandado de prisão em aberto. Um adolescente de 17 anos faleceu no bar. Um rapaz de 23 anos foi atingido na região pélvica e encaminhado ao Pronto Socorro Marieta. A garota de 16 anos foi atingida no pé e no abdômen e, após hospitalizada, não corre risco de morte.
Quando os policiais chegaram ao local, os suspeitos já tinham ido embora. A Polícia Civil irá assumir as investigações.

Polícia prende em Porto Belo assassino confesso de professora em Blumenau

Cristiano de Souza Schaadt, 19 anos, suspeito de assassinar a sogra e professora Eliane Eroni dos Santos foi detido pela Polícia Civil de Blumenau nesta quarta-feira de manhã em Porto Belo, no litoral catarinense, e confessou ser o responsável pela morte da sogra. 

Em depoimento Schaadt, que já havia sido preso após uma tentativa de roubo ocorrida no ano passado na Alameda Rio Branco, em Blumenau, contou como o crime ocorreu e disse que a filha mais velha de Eliane é inocente: 

— Se eu pudesse voltar no tempo não faria isso. A menina (filha mais velha da vítima) não tem nada a ver com o crime. Nosso amor é maior que tudo e iremos superar isso — disse Cristiano.
O delegado Ronnie Esteves, que comanda a investigação, chamou atenção para a frieza com que o acusado lidou com a situação e classificou o crime como bárbaro. De acordo com o policial, a única motivação para o crime foi o fato de a vítima não aceitar o relacionamento dos dois.
— O crime choca mais quando ouve-se os depoimentos. Isso não é comum e por isso causa indignação no meio social — avaliou.
De acordo com Esteves, Schaadt e a namorada de 16 anos — filha mais velha de Eliane — foram localizados em uma quitinete no litoral dois dias após o crime. Eles fugiram para Porto Belo com o carro da vítima na segunda-feira à noite. A prisão preventiva do jovem já foi autorizada pelo juiz Juliano Rafael Bogo e a menina, menor de idade, será encaminhada ainda nesta quarta-feira para a Promotoria da Infância e Juventude de Blumenau.
Segundo o delegado, Schaadt, que terá apoio de um defensor público, será acusado de furto qualificado, fraude processual (quando a cena do crime é alterada), homicídio qualificado e corrupção de menor. Se condenado, a pena por homicídio pode chegar a até 30 anos.

Tentativa de arrombamento a caixa eletrônico na Furb em Blumenau

Dois vigilantes do Campus II da Furb foram amarrados enquanto criminosos tentavam arrombar um caixa eletrônico instalado na Universidade. Os seguranças foram rendidos por dois homens encapuzados e armados com revólver e levados para um matagal nas proximidades do prédio. Eles fugiram antes de conseguir explodir o caixa e ainda não foram localizados.
A tentativa de assalto aconteceu por volta da 1h30min desta quinta-feira, na Rua São Paulo. Do local em que ficaram amarrados, os vigilantes ouviram a tentativa dos agentes em arrombar o caixa eletrônico do Banco do Brasil instalado nas dependências do campus.
Após uma hora as vítimas conseguiram se soltar e acionaram a Polícia Militar (PM), que vistoriou o local e constatou sinais de queimadura no caixa, que não tinha nenhum sinal de arrombamento. A ocorrência foi registrada na Central de Polícia.
Essa é a segunda vez no ano que os caixas da Furb são alvo de criminosos. A primeira ocorrência aconteceu em janeiro, quando três homens arrombaram o caixa eletrônico do Campus 3 da Furb. Eles renderam o vigilante e também roubaram o celular dele.