sábado, 25 de fevereiro de 2012

Policiais militares deixarão de fazer a segurança do Presídio Regional de Blumenau

Nas próximas três semanas, os 25 policiais militares que atuam dentro do Presídio Regional de Blumenau devem voltar gradativamente a trabalhar nas ruas. O prazo foi estipulado pelo comando do 10º Batalhão da PM. Atualmente, os policiais são responsáveis pela vigilância das quatro guaritas instaladas próximas ao muro da unidade.

A função será assumida por agentes prisionais, que passaram por treinamento no Academia de Justiça e Cidadania, em Florianópolis. O serviço de escolta dos detentos para audiências no Fórum e atendimento médico nos hospitais também será repassado aos novos agentes.

Na próxima semana, a direção do presídio vai se reunir com o comando do 10º Batalhão da PM para definir como será feita a transição. Segundo o Departamento de Administração Prisional (Deap), a medida obedece a uma diretriz do Comando Geral da PM, instituída no final de 2009, que recomenda a retirada gradativa de todos os policiais militares dos presídios do Estado, para reintegrá-los ao serviço ostensivo.

Em caso de princípio de rebelião ou necessidade de apoio nas operações pente-fino, os policiais militares continuarão a ser acionados.

— É importante esclarecer que a PM não está abandonando o presídio. Estamos apenas retirando a equipe que trabalha exclusivamente lá dentro, mas sempre que for preciso daremos apoio — garante o comandante do 10º Batalhão da PM, Claudio Roberto Koglin.

A PM vai montar um Posto Avançado na Rua Mathias Bornhoffen para reforçar as ações próximas ao presídio. A base funcionará o dia todo. Durante a madrugada, o Pelotão de Patrulhamento Tático vai ampliar as rondas na região.

O comando estuda também a possibilidade de bloquear a passagem de veículos na Rua General Osório no período da madrugada. Comandante Operacional do batalhão, capitão Evandro Fior da Cruz explica que os 25 policiais serão reenquadrados ao serviço de rotina da PM, e vão atuar principalmente na patrulha da cidade.

Avião agrícola cai em Corupá

Um avião agrícola que fazia a pulverização na plantação de bananas em Corupá, Norte do Estado, caiu na manhã desta sexta-feira região de Rio Paulo Pequeno, no interior do município.

Giovani Z.Rodegheri, de 26 anos,teria sofrido ferimentos graves. Giovani fraturou as pernas e clavícula. Ele é natural de Erechim (RS) e trabalhava na pulverização de uma plantação de banana.

As causas do acidente serão investigadas. Uma equipe do Serviço Regional de Prevenção de Acidentes Aéreo de Canoas (RS) foi informada do acidente e deve se deslocar para Corupá para investigar a queda do avião.

CT do Metropolitano deve sair do papel

O sonhado Centro de Treinamentos do Metropolitano começa a ganhar corpo. Nessa sexta-feira, foi dado o primeiro passo para a construção do empreendimento.

Um terreno de 46,3 mil metros quadrados, situado na Rua Guilherme Scharf, Bairro Fidélis, de propriedade da Família Georg, foi doado à prefeitura, que tem o compromisso de repassá-lo para o Metrô. Por conta da lei eleitoral, o prefeito João Paulo Kleinübing deve fazê-lo até abril.

O próximo passo da direção do clube é captar a verba para a construção do CT, orçado inicialmente em R$ 2 milhões. Existem uma tratativa para buscar parte do recurso com o Governo do Estado.

Nos próximos dias, dirigentes do Metropolitano e lideranças políticas devem se reunir com o governador Raimundo Colombo para retomar o assunto.

Dalmolin quer fracionar valor do estacionamento rotativo de Itajaí

O vereador Vanderley Dalmolin (PP) entrou com um requerimento para que a Estapar - empresa responsável pelo estacionamento rotativo na região central da cidade - disponibilize nos parquímetros o valor mínimo de R$ 0,50 para o período de trinta minutos. O pedido foi feito durante a 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), realizada nesta quinta-feira (23).

De acordo com o vereador, muitas vezes o contribuinte precisa de apenas alguns minutos para resolver seus assuntos no centro, mas acaba pagando a hora cheia de estacionamento. "Além dos moradores pagarem um valor mais justo, acredito que isso aumentará ainda mais a rotatividade das vagas", defendeu Dalmolin.

O requerimento foi aprovado e o ofício com o pedido será encaminhado para a Estapar.