domingo, 23 de dezembro de 2012

2012 e o fim de um mundo


Paiva Netto
 

Desde a Antiguidade o tema “fim do mundo” povoa a mente de religiosos, cientistas e leigos, não importando a influência geográfica, cultural, aspectos sociais e o que mais o seja, sofrida por eles. Na ânsia de prever o caos derradeiro, muitos marcaram datas para o dia fatídico, criando, de certa forma, dificuldades para um entendimento mais realista das profecias contidas nos mais diversos livros sagrados da Humanidade.

Recentemente, uma megaprodução hollywoodiana, baseada em suposta profecia maia, ou de forma errônea compreendida, atraiu a atenção mundial, sugerindo o 21 de dezembro de 2012 como o dia da extinção da vida na Terra.

 
A INFLUÊNCIA DOS ASTROS

Na minha mais recente obra literária, “Jesus, o Profeta Divino”, transcrevo trecho de análise de Ricardo Lindemann, mestre em Astrologia, membro do Conselho Mundial da Sociedade Teosófica Internacional, a partir do estudo da influência dos astros no curso dos acontecimentos no planeta:

“Por outro lado, o fim do Calendário Maia previsto para o solstício de 21 de dezembro de 2012 (...) não apresenta mais do que duas quadraturas significativas de Urano com Sol e Plutão. Dessa forma, não parece justificar as graves mudanças que alguns creem que deverão ocorrer nessa data.

“Alguns argumentam que o alinhamento galáctico traria forças maiores diretamente do centro da galáxia, e portanto de fora do sistema solar, mas deveria haver algum indício significativo refletido mesmo no nível menor de um mapa astral calculado apenas dentro do nosso sistema solar, pois, caso contrário, se estaria ferindo o Grande Princípio Hermético, ou Princípio da Correspondência, no qual toda a Astrologia sempre se baseou.

“Isso seria o mesmo que quebrar as leis básicas da natureza e afirmar absurdamente que o macrocosmo entraria em contradição ou desarmonia com o microcosmo, não mais refletindo este reciprocamente. Porém, Einstein também dizia que ‘Deus não joga dados com o mundo’. Portanto, caso se compare o mapa astral do fim do Calendário Maia com o mapa do eclipse de 11 de agosto de 1999, mesmo um leigo é capaz de observar que os dois estão longe de apresentar a mesma magnitude de aspectos.

“Dessa forma, não há indicativos de um fim do mundo em 2012, pois isso não aconteceu nem mesmo em 1999, onde se apresentaram indícios muito maiores. (...)”.

 
O EXEMPLO DA MAÇÃ

Na década de 1980, com a proximidade do novo milênio, questionado sobre o fim do mundo, esclareci que vivemos período de excepcionais transformações. Fim de século, de milênio e de um ciclo apocalíptico. Mas, igualmente, início de extraordinária época para o mundo. Como na maçã que, mesmo quando podre, encerra futurosas sementes, nesse fim lateja o embrião de um início totalmente novo para a Humanidade.

Vejam, não estou afirmando que o que está previsto não ocorrerá, mas daí a determinar o término da vida planetária, existe uma distância absurda. Portanto, a questão é confiar em Deus e seguir em frente, respeitando nossa única morada coletiva: o planeta Terra.

  

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Fim da greve dos servidores da saúde: vitória da Saúde do Estado

O deputado Volnei Morastoni participou, na Praça Tancredo Neves, em frente ao parlamento catarinense, da assembleia dos servidores da saúde, que aprovaram a proposta do governo do estado e encerraram a greve. Desde 23 de outubro em greve, os trabalhadores da saúde receberam, no dia 20 de dezembro, do governo do estado, nova proposta. A categoria reivindicava abono pecuniário (gratificação) de 50% e negociação dos dias parados e salários bloqueados.

A proposta do governo contempla o pagamento da gratificação dos 50% parcelado nos períodos: abril (30%) e outubro (35%) de 2013 e abril (35%) de 2014. O governo aceitou também o desbloqueio imediato dos salários de novembro, dezembro, janeiro e do 13º salário, além de anistiar os grevistas dos dias parados.

VITÓRIA - Durante as atividades na praça, o deputado Volnei Morastoni discursou aos trabalhadores destacando: “Uma das vitórias de vocês foi barrar essa intenção descabida do governo do estado de privatizar os hospitais, de passar para as Organizações Sociais da Saúde”.

Morastoni, presidente da Comissão de Saúde da Alesc, fez também referência ao requerimento que lhe foi entregue, no dia 18/12, para abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), para investigar os atos decorrentes dos contratos de gestão firmados com as organizações sociais para a saúde do Estado. Para a abertura da CPI são necessárias 14 assinaturas de parlamentares, mas até a última sessão do ano, no dia 19/12, oito assinaturas haviam sido coletadas. O deputado se comprometeu em voltar com a pauta para a ordem do dia no início das atividades do próximo ano, em fevereiro.

Volnei Morastoni ressaltou a vitória histórica do movimento de greve. Entre as entidades que manifestaram apoio, o parlamentar citou a Associação Médica Catarinense que divulgou (26/11) uma nota pública com duras críticas ao governo do estado, quando fez referência amistanásia, que é, segundo Morastoni, “a eutanásia dos desassistidos, a eutanásia social”. Ainda completou: “nós temos milhares de desassistidos e não é por culpa dos servidores e da greve, mas por culpa deste governo, que herdou também uma sucessão de vários governos que trataram a saúde com omissão e com descaso”.

Para os servidores, a greve foi vitoriosa. “Não ganhamos nada de graça. A proposta apresentada não veio de graça, foi arrancada à unha por cada servidor em greve”, disse Edileuza Fortuna, uma das Diretoras do SindSaúde.

Participaram também da Assembleia o deputado Sargento Amauri Soares (PDT) e a deputada Angela Albino (PCdoB).

Presos suspeitos de ataques a caixas eletrônicos no RS e em SC

Uma operação articulada em parceria com a Polícia Civil de Sombrio, no Sul do Estado e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) do Rio Grande do Sul prendeu na manhã deste sábado três suspeitos de ataques a caixas eletrônicos nos dois estados.

Eles foram capturados em Atlântida Sul, Gravataí e Canoas e com eles foram encontrados dois fuzis e farta munição. Um quarto suspeito, que deveria estar recolhido ao Instituto Penal de Viamão, no regime semiaberto, não foi localizado pelos policiais.

O trabalho foi realizado pelas delegacias de Roubo a Banco e Roubo a Cargas do Deic, além de participação dos policiais catarinenses, que tinham as ordens de prisão. Depois de ter negado pela Justiça um pedido de interceptação telefônica de um dos suspeitos, a polícia gaúcha passou a trabalhar em parceria com os colegas de Sombrio, onde uma agência do Banco do Brasil havia sido assaltada no começo do ano. As escutas foram autorizadas pela Justiça catarinense e os policiais passaram a trocar informações e monitorar os passos dos suspeitos.

Conforme o diretor do Deic gaúcha, delegado Guilherme Wondracek, o trio é suspeito de explosões a caixas eletrônicos em Sombrio, e em outros municípios do Rio Grande do Sul.

O ataque mais recente teria sido o ocorrido esta semana no Departamento Municipal Lixo Urbano (DMLU), em Porto Alegre. Depois de fazer reféns, o grupo arrombou um caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal e dois cofres.

Com os suspeitos foram encontrados um fuzil AK-47, um M-16, farta munição, toucas ninjas, miguelitos, coletes balísticos e uma alavanca que os criminosos costumam usar para quebrar o dispensador de notas do caixa e facilitar a colocação dos explosivos.

Feliz Natal LBV