sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Uma boa solução

Paiva Netto

O problema do mundo não é primordialmente o pecado, mas a carência de Amor que o gera. “Deus é Amor”, definiu João, Evangelista e Profeta, o Discípulo Amado do Divino Mestre, em sua Primeira Epístola, 4:16: “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é Amor,  e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.
No filme “Irmão Sol, Irmã Lua” (1972), de Franco Zeffirelli, há uma cena antológica: na ocasião em que recebeu, em Roma, Francisco de Assis (1181-1226), o Papa Inocêncio III (1160-1216), profundamente comovido pela presença e pelas palavras de “Il Poverello”, quase que em êxtase exclamou: “Erros podem ser perdoados. Nossa obsessão com o pecado original nos faz muitas vezes esquecer nossa inocência original!”.
Jesus trouxe aos povos a correta visão do Pai Celeste: Caridade, Fraternidade, Compaixão, Solidariedade e também a perfeita Justiça, porque, sem ela, vigora a impunidade, fomentadora da corrupção que estabelece o caos.
No livro “Os Mensageiros”, do Espírito André Luiz, na psicografia de Francisco Cândido Xavier (1910-2002), lemos explicação de Alfredo, administrador de um Posto de Socorro no Plano Espiritual, que diz: “Enquanto não imperar a lei universal do amor, é indispensável persevere o reinado da justiça”.
É evidente que, quando me refiro à Justiça, não estou tratando de oportunismo nem de vingança, porquanto esses são a mais completa negação daquela. Nesse sentido, o famoso escritor e libretista italiano Pietro Metastasio (1698-1782) declarou: “Sem piedade, a justiça é crueldade. E é fraqueza a piedade sem justiça”.
De minha parte, também, tantas vezes tenho ponderado que — premiar quem não merece é crime.
A mensagem do Cristo Ecumênico é eterna, mesmo quando demore a tornar-se realidade. “Passará o Céu, passará a Terra, mas as minhas palavras não passarão” (Evangelho de Jesus segundo Lucas, 21:33), pois Ele divinamente apregoa o Amor do Novo Mandamento como a definitiva solução para os males que afligem a Humanidade: “Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos. Não há maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos” (Evangelho segundo João, 13:34 e 35 e 15:13).
Nesta oportunidade, a todos convido para participarem da sessão solene comemorativa do 24o aniversário do Templo da Boa Vontade, sábado próximo, 26, às 17 horas. Mas, por toda a semana, haverá festividade. O TBV fica no SGAS 915, Lotes 75 e 76. Para outras informações, acesse www.tbv.com.br/24anos
O DFTV, 1a edição, da Globo, esteve, em 21/10, no TBV, onde realizou excelente reportagem. Nossos agradecimentos.

CONJUNTO EDUCACIONAL BOA VONTADE
Com muito prazer, estive na sexta-feira, 18/10, na Supercreche Jesus e no Instituto de Educação que mantemos na capital paulista. Visitei as novas instalações da biblioteca Bruno Simões de Paiva, onde o Grupo de Instrumentistas e o Coral Ecumênico Infantojuvenil Boa Vontade interpretaram músicas de seu repertório, incluída uma composição na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Agradeço às crianças, jovens e educadores pelo carinho com que me receberam. A alegria estampada em cada rosto é uma demonstração de que vale a pena lutar por um Brasil melhor e uma Humanidade mais feliz.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Crack, maconha e cocaína encontrados dentro de residência em Itajaí

Mais de 50 pedras de crack, um tablete de maconha, três porções de cocaína, além de equipamentos utilizados para pesar e embalar drogas foram encontrados em uma casa no bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí. Após denúncias de que uma casa na rua São Benedito estaria servindo como ponto de tráfico de drogas, a Polícia Militar foi até o local na noite de quinta-feira (24), por volta das 21h50 e percebeu forte odor de maconha e cocaína.
Um suspeito que estava no local foi abordado e afirmou ser usuário, autorizando buscas dentro do imóvel. Os policiais encontraram no quarto do autor, um rapaz de 18 anos, uma balança, uma tesoura e uma faca, materiais utilizados para pesar e embalar drogas antes delas serem vendidas. O jovem confessou ter drogas em cima do guarda-roupas do cômodo. 

Os policiais efetuaram buscas no local citado e encontraram 52 pedras de crack, três porções de cocaína e um tablete de maconha. Ele alegou que o crack era para venda e as outras drogas para consumo pessoal e foi autuado por tráfico de drogas, sendo encaminhado para a central de plantão policial com as drogas e materiais apreendidos.