terça-feira, 14 de junho de 2011

“Quer saber o que é a amizade?”


Recebi do amigo jornalista Luiz Carlos Lourenço uma comovida correspondência. Trata-se de diretriz para aqueles que acreditam no espírito altruístico e querem um Brasil melhor e uma Humanidade mais fraterna.

"Meu caro Paiva Netto, numa época em que só se fala em violência nas escolas, como a triste e repercutida notícia dos acontecimentos em Realengo, no Rio de Janeiro, de agressão a alunos, maus exemplos etc., confesso ao amigo e irmão que meus olhos ficaram cheios de lágrimas, ao ler o noticiário sobre a atitude dos estudantes mineiros que rasparam o cabelo em solidariedade ao colega com câncer.

"Pensei de imediato com meus botões, ‘é uma notícia que pode servir de pauta para meu querido Irmão Paiva repercutir o assunto por este mundo afora em suas crônicas e comentários, sempre inspirado no Mestre Jesus’.

"Saúde e força sempre. Viva Jesus! Abraça-o seu amigo Luiz Carlos Lourenço."

Em seguida, endereçou-me dados colhidos na Agência Estado, de 3/6: "Em um gesto coletivo de apoio a um colega que faz tratamento contra um câncer, estudantes do ensino médio de uma escola de Governador Valadares/MG decidiram raspar o cabelo. Arthur Gonçalves, de 17 anos, foi surpreendido ao chegar para a aula no Colégio Genoma, onde cursa o terceiro ano. Ao entrar na sala, se deparou com todos os alunos do sexo masculino, bem como o professor, com os cabelos raspados.

"Gonçalves estava em Belo Horizonte, onde se submeteu às primeiras sessões de quimioterapia, que levaram à perda do cabelo. Um amigo de infância, Lucas Avelino, aproveitou sua ausência e mobilizou os colegas para o gesto solidário.

"‘Fiquei até sem palavras’, comentou o adolescente sobre a homenagem, que ganhou destaque na cidade". (...)

Os moços registraram tudo em vídeo e postaram na internet com o título "Quer saber o que é a amizade?". Num gesto de firme confiança na vida, o jovem "pretende prestar vestibular para Engenharia na UFMG".

Prezado Lourenço, grato pela lembrança desse belo testemunho de solidariedade que merece realmente divulgação. Desse modo, seguimos também a recomendação de Jesus, o Cristo Ecumênico: "Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos Céus" (Evangelho segundo Mateus, 5:16).

Ao jovem Arthur, os nossos votos de breve restabelecimento. Aos seus colegas e professor, os parabéns pelo ato de companheirismo.

A todos, uma homenagem com trecho do famoso "Poema da Amizade" de Alziro Zarur (1914-1979):

"Eu tenho, neste espírito de velho/ Que não compreende a vida em solidão,/ Meu particularíssimo Evangelho:/ Amizade é a minha religião.

"Nem só de feras se compõe o mundo,/ Como proclamam todos os egoístas:/ Basta verificar o amor profundo/ Que transborda nas almas dos altruístas. (...)"

CAOTS E LBV
De 20 a 22 de junho, Belo Horizonte/MG sediará o 7º Encontro Nacional do Terceiro Setor e o I Encontro de Direitos do Terceiro Setor. Com espaço para apresentações, discussões e decisões em torno de boas práticas que contribuam para o desenvolvimento sustentável da sociedade, o evento, que faz parte da agenda oficial do Estado e do município vem, ao longo dos anos, atraindo cada vez mais público e mídia.

A convite do dr. Tomáz de Aquino Resende, Procurador de Justiça e Coordenador do CAOTS (Centro de Apoio Operacional ao Terceiro Setor), a Boa Vontade TV (canal 23 da SKY) e a Super RBV de Rádio farão a cobertura do acontecimento.

Gratos, dr. Tomáz de Aquino, pelo honroso convite.

_____________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Sepesca promove neste sábado o lançamento da 3ª Semana do Pescador

Nas presenças do Prefeito Jandir Bellini, do Secretário Municipal de Pesca e Aqüicultura, Agnaldo Hilton dos Santos, e demais autoridades, de representantes das 36 barracas que compõem a Festa do Peixe e de convidados, vai ser lançada neste sábado (18), a partir das 10 horas, a 3ª Semana do Pescador de Itajaí. O ato ocorre na área situada entre o Centro de Cultura Popular (Mercado Público) e o Centro de Abastecimento Prefeito Paulo Bauer (Mercado do Peixe), denominada popularmente de “Praça dos Amigos”.

A Semana do Pescador foi instituída por lei e é celebrada há três anos em Itajaí no período de 22 a 29 de junho. Nestes dias, são desenvolvidas ações de conscientização e incentivo ao consumo de pescados e também atividades voltadas aos trabalhadores e todo o público do setor pesqueiro, como atendimentos na área da saúde, além do torneio de pesca e da missa em homenagem ao pescador.

Mas, um dos mais prestigiados eventos da programação da Semana do Pescador é a Festa do Peixe, que neste ano de 2011 chega à sua sétima edição. A Festa está marcada para o dia 25 de junho, a partir das 10 horas, na área situada ao lado do Centreventos Itajaí que vai abrigar a Vila da Regata para a Volvo Ocean Race. Por isso, o evento foi batizado pela organização como “A Pesca na Regata”. E vai ter novidades.

Por decisão dos barraqueiros, este ano não vai haver eleição para escolha do melhor prato. E, além das atrações artísticas locais, a 7ª Festa do Peixe vai ter a presença de “Gigante do Brasil”, locutor oficial de rodeios, além de apresentações especiais das duplas Júnior e Eduardo e Rodrigo Freitas e Xavier.

A vinda destes artistas se tornou possível graças ao patrocínio do empresário da pesca José Pereira, da Trovão Comércio de Pescados, que possui boxes no Ceagesp em São Paulo . “A empresa paulista tem uma unidade instalada em Itajaí, além de outra na cidade gaúcha de Rio Grande e decidiu colaborar com a Festa do Peixe trazendo estas apresentações”, destaca o Secretário da Pesca, Agnaldo Hilton dos Santos.

Outros patrocinadores da 7ª Festa do Peixe são: Ipê Comércio de Pescados, Gomes da Costa, Vitalmar, Pioneira da Costa, Neto do Mar, Bradesco e Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí (Sindipi).

A Festa do Peixe foi criada para ser um congraçamento entre o setor pesqueiro e a comunidade do município, que tem a atividade pesqueira como um de seus principais segmentos econômicos e é reconhecido nacionalmente como o maior pólo pesqueiro do País. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Itajaí por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepesca).

No ano passado, em sua 6ª edição, a Festa do Peixe reuniu aproximadamente 12 mil pessoas, que consumiram 12 toneladas de tainha preparadas das mais variadas formas e distribuidas gratuitamente pelas equipes de entidades e instituições que comandaram as 36 barracas do evento.

Veja a seguir a íntegra da programação da 3ª Semana do Pescador de Itajaí:


18 de junho: Lançamento da 3ª Semana do Pescador
Local: Praça dos Amigos, entre o Mercado do Peixe e o Mercado Público.
Horário: 10h

22 de junho: Lançamento do projeto “Filho de peixe peixinho é” - Hábitos de Vida Sáudável se Aprende na Infância
Local: Centro de Educação Infantil Profª Rosemary Klock – São Judas
Horário: 11h

25 de junho: 7ª Festa do Peixe
Início: 10h
Local: Vila da Regata, ao lado do Centreventos
Centro

26 de junho: 2º Torneio de Pesca Aniversário de Itajaí
Local: Praia Brava
Início 08h
Organização: Empresa Pelicano Pesca de Itajaí
Tortuga Clube de Pesca de Joinville

27 de junho: Odontomóvel e ações preventivas a saúde do Pescador
Local: Beira Rio, Pescadores artesanais.
Horário: 08h às 12h
Apoio: Secretaria de Saúde

28 de junho Odontomóvel e ações preventivas a saúde do Pescador
Local: Trapiche da JS Pescados.
Horário: 08h às 12h
Apoio: Secretaria de Saúde

29 de junho: Missa em homenagem ao Dia do Pescador
Local Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento
Horário: 19h30

Hoje tem show nacional de Armandinho na Beira-Rio

O cantor Armandinho se apresenta às 22 horas de hoje (14) na Praça Genésio Miranda Lins, na Beira-Rio. O show gratuito é um presente do Município aos itajaienses pela passagem do aniversário de 151 anos de Itajaí.

Armandinho é o cantor brasileiro mais badalado da surf-music e mora há 10 anos em Itajaí, na Praia Brava. Ele se diz emocionado em se apresentar aqui durante o aniversário da cidade e que o show vai “eternizar e mostrar a força dessa terra e dessa gente”. O repertório de hoje será embalado com as mais famosas canções do artista, como “Desenho de Deus”, “Sementes” e “Desejos do Mar”.

Virada Cultural – O show de Armandinho faz parte da “2ª Virada Cultural Papa Siri”, programada para o aniversário da cidade. A “Virada” começa hoje as 14 horas, no Parque Ecológico Alessandro Weiss, no bairro São João, com o grupo musical Zanza Negra, o boi-de-mamão da Secretaria Municipal da Educação e a dança do projeto Nossa Arte.

A Virada inclui a apresentação da Banda Filarmônica de Itajaí durante a solenidade do corte do bolo, às 16 horas. Depois tem ainda o grupo de dança Milenium às 17 horas, seguido da Banda Açu e o grupo Mais Que Samba. A Virada encerra com o show nacional de Armandinho.

Quadrilha suspeita de tráfico de drogas é desarticulada em Santa Catarina

Foi concluída na manhã desta terça-feira uma operação da Polícia Federal para desestruturar uma quadrilha suspeita de comandar o tráfico de drogas na Serra Catarinense. O grupo teria ligações também fora do Estado e até do país. Oito pessoas foram presas.

As investigações eram realizadas há um ano. A Polícia Federal concluiu que a quadrilha se concentrava em três líderes, moradores de Lages. Por isso a operação recebeu o nome de Gerião, um gigante da mitologia grega com três cabeças.

Os agentes constataram que o esquema era centrado em Lages, mas tinha repercussão em outros municípios da região, em Vacaria (RS) e no Paraguai. Assim, as investigações tramitaram entre a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal.

Ao longo destes 12 meses de investigações foram apreendidos cerca de 25 quilos de maconha e outros quatro de crack e cocaína. Só que as pessoas presas, diz o delegado Ildo Rosa, eram as menos expressivas dentro da quadrilha, as consideradas “mulas”, que ficam mais expostas.

Após identificar os principais nomes do bando, todos sediados em Lages, a Polícia Federal conseguiu nove mandados de prisão emitidos pela Justiça Federal. Oito foram cumpridos; um fica nulo em virtude da morte da acusada, há cerca de duas semanas.

Os oito presos foram levados ao Instituto Geral de Perícias (IGP) para exame de corpo de delito e, em seguida, ao Presídio Regional de Lages, onde aguardarão julgamento por formação de quadrilha e tráfico de drogas. Apesar das prisões, as investigação continuam, já que a PF quer descobrir novas ligações da quadrilha nas outras cidades onde atuava.

O delegado Ildo Rosa comenta que a operação assinala uma tendência que vem se consumando, de interiorização das organizações criminosas em Santa Catarina.

— Antes estes grupos atuavam especialmente em Florianópolis, Joinville e Itajaí, mas agora estão indo para o interior do Estado. Lages, principalmente, tem uma interação muito grande com outras cidades pela sua proximidade com o Rio Grande do Sul e o Paraná e por estar entre as BRs 116 e 282. Estrategicamente, Lages tem tudo para ser uma rota de distribuição de drogas. E isso já está acontecendo —, conclui o delegado.

Espaço Interativo da Codetran aborda “Trânsito Seguro” na Hercílio Luz

Em comemoração aos 151 anos de Itajaí, nesta terça-feira (14), um espaço interativo montado pela Codetran estará na Rua Hercílio Luz falando sobre “Trânsito Seguro em Itajaí”.

Das 9h às 17h uma série de atividades e serviços serão oferecidos à população que poderá tirar dúvidas sobre documentação de veículos, multas e sobre a aplicação do Teste de Bafômetro, com demostração do equipamento. Também haverá exposição de carro, moto e bicicleta antigos.

Das 10h às 15h será ministrada palestra de Educação para o Trânsito aos alunos do Colégio São José, e também para as crianças que passarem pelo local e tiverem interesse em participar.

Durante todo o dia a Guarda Mirim do Parque Dom Bosco fará entrega de Material Educativo para a população e o Projeto Bibi e sua Turma realiza atividades com crianças e adultos que visitarem a tenda.

Enfim começam as obras da filial da Havan em Itajaí

A Havan anunciou ter dado início às obras de uma loja em Itajaí nesta segunda-feira. O projeto estava parado por conta de um conflito de competências entre a Justiça do Trabalho e a Justiça Estadual. As obras foram autorizadas em maio, após decisão do Superior Tribunal de Justiça.

A Havan havia adquirido o terreno, que pertencia a uma construtora de Balneário Camboriú, em um leilão da Justiça do Trabalho, em 2009. Ações de uma outra empresa, que alegava ser dona do imóvel, impediam o início das obras.

A filial da Havan em Itajaí terá seis mil metros quadrados e vai demandar um investimento de R$ 15 milhões. A previsão é que a loja esteja pronta em outubro de 2011.

Acidente provoca fila de 12 quilômetros na BR-101 em Itajaí

O motorista de um caminhão ficou preso entre ferragens após bater na traseira de outra carreta no início da noite desta segunda-feira, em Itajaí. O acidente aconteceu no Km 116 da rodovia, na altura do Bairro Salseiros, sentido norte.

O caminhoneiro foi resgatado por socorristas da Autopista Litoral Sul, concessionária que administra o trecho da rodovia.

Por causa do atendimento à ocorrência, o trânsito fluiu em apenas uma pista no local e a PRF registrou filas de 12 quilômetros no trecho.

Vanderlei de Oliveira pede revogação da Lei das Placas

O vereador de Blumenau, Vanderlei de Oliveira (PT) protocolou um projeto de lei pedindo a revogação da tão falada Lei das Placas. Aquela lei da publicidade, que começou a vigorar em 2009, e que determina limites de tamanhos em placas, fachadas de lojas e outdoors. Segundo o parlamentar, ao invés de resolver os problemas de publicidade na cidade, a Lei das Placas criou um problema ainda maior: gerou notificações e multas a empresas e entidades.

- A lei é prejudicial e não benéfica como pretendia ser. Ela dificultou a vida de muita gente - defende Vanderlei.

Para revogar esta lei são necessários nove votos. Vanderlei diz que consegue este número.

Lotérica é assaltada em Blumenau

A lotérica da Velha, na Rua João Pessoa, no Bairro da Velha, em Blumenau, foi assaltada segunda-feira, por volta das 18h.

Dois homens armados com pistolas entraram no local e anunciaram o assalto. Eles levaram o dinheiro dos caixas. A quantia roubada não foi divulgada.

Eles fugiram em duas motocicletas. Ninguém foi preso.