sábado, 27 de outubro de 2012

Promulgada lei que obriga a construção de unidades escolares e de saúde em loteamentos

O presidente da Câmara de Vereadores de Itajaí (CVI), Luiz Carlos Pissetti (DEM), promulgou na quinta-feira (25) a Lei Ordinária 6.195, que dispõe sobre a obrigatoriedade da construção de creches, escolas e unidades de saúde nos empreendimentos imobiliários de Itajaí – loteamentos ou desmembramentos - de acordo com a quantidade de lotes.

Segundo a lei, além das obrigações já existentes, os loteadores que apresentarem para aprovação da Prefeitura projetos com 300 lotes ou mais serão obrigados a entregar uma unidade de saúde e uma creche, esta com capacidade para atender 50 crianças.

Já para os projetos com 500 lotes ou mais, o empreendedor deverá entregar uma unidade de saúde, uma creche para atender no mínimo 83 crianças e uma escola com cinco salas de aulas que possa receber no mínimo 30 alunos do ensino fundamental.

As áreas que abrigarão estas unidades devem constar já na planta do loteamento e devem ser edificadas em alvenaria. Já os equipamentos necessários e a qualidade do material de cada unidade serão apontados pela Prefeitura e pela secretaria competente (Educação ou Saúde).

A Lei Ordinária 6.195 também prevê que unidades escolares e de saúde erguidas nestes loteamentos sejam doadas à Prefeitura de Itajaí no prazo máximo de 60 dias a partir de sua averbação no registro imobiliário.

De acordo com Pissetti, que é autor da Lei, o Poder Público Municipal deve exigir uma contrapartida dos empreendedores, já que, os encargos decorrentes da ocupação destes loteamentos recaem sempre sobre o município e os contribuintes. Para Pissetti a responsabilidade social dos empreendedores precisa ser estimulada e revigorada, para garantir que os moradores destas localidades tenham a infraestrutura necessária para cuidar da saúde e educação de suas famílias.

A lei não se aplicará a empreendimentos com maioria dos lotes com até 250m² cada, condomínios residenciais destinados à população de baixa renda e a empreendimentos enquadrados no Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

Joinville e América-MG só empatam e ficam mais longe da Série A

Se ainda sonhavam com vaga na elite do futebol brasileiro em 2013, Joinville e América-MG viram a meta ficar mais distante, ao empatarem em 2 a 2, neste sábado, na Arena. O resultado afastou as duas equipes do G-4 a cinco rodadas do final da Série B.

Com o empate, o Joinville foi a 53 pontos e permaneceu em sexto lugar. Com 50 pontos, o América assumiu a sétima posição. As duas equipe ficaram mais longe do acesso à Série A por causa das vitórias do São Caetano sobre o Vitória, por 1 a 0, e do Atlético-PR sobre o Guaratinguetá, por 3 a 0, que ampliaram a vantagem na briga por vaga na primeira divisão.

Depois dos resultados, o Joinville ficou nove pontos atrás do Atlético-PR, que é o quarto colocado e primeiro do G-4. O São Caetano é o quinto com 61 pontos, oito a mais do time catarinense. Com dois pontos a menos, o América está a 11 do G-4.

Chapecoense goleia o Tupi e garante vaga na próxima fase da Série C

O grupo B da Série C do Campeonato Brasileiro foi definido neste sábado (27) com a 18ª e última rodada da primeira fase. Entre as novidades, a classificação do Chapecoense, a saída do Caxias-RS, que até a rodada passada estava entre os quatro melhores do grupo, e o rebaixamento do Santo André-SP.

Na primeira colocação da chave, com 32 pontos, terminou o Macaé-RJ, que recebeu o Santo André-SP no estádio Cláudio Moacir Azevedo e venceu por 3 a 1, com gols Edson, Jones e Ricardinho. Com o resultado, o time paulista não conseguiu se livrar do rebaixamento e irá disputar a quarta divisão do futebol nacional em 2013.

A vice-liderança ficou com o Duque de Caxias-RJ, que superou o Caxias-RS por 2 a 1 no Rio de Janeiro, foi 29 pontos e assim eliminou o time do Rio Grande do Sul da competição. Também com 29 pontos, a Chapecoense-SC entrou no G-4 e ficou na terceira colocação após golear o já rebaixado Tupi-MG por 5 a 0 em Chapecó.

Já o Oeste-SP, que antes do início da rodada era vice-líder, apenas empatou com o Madureira-RJ na cidade de Itápolis, mas mesmo assim manteve a vaga na próxima fase, já que terminou na quarta posição, também com 29 pontos.

Brasiliense-DF e Vila Nova-GO, que não tinham mais chances de classificação, fizeram o único jogo do grupo B neste sábado que não valia nada, realizado em Taguatinga. E foi justamente o duelo que mais teve gols: seis. No final, vitória de 4 a 2 do time candango.

Caçador é o campeão da Divisão de Acesso, do Campeonato Catarinense 2012

Jogando fora de casa na tarde deste sábado (27), o Caçador Atlético Clube sagrou-se campeão da Divisão de Acesso, do Campeonato Catarinense 2012.

O Tricolor do Contestado saiu na frente na primeira partida da decisão, em Caçador. No jogo de volta em Jaraguá do Sul, o Leão do Vale foi pra cima do CAC, e o resultado se repetiu, 1 x 0 para o Caçador Atlético Clube.

Depois de um primeiro tempo sem gols e pressão da equipe de Jaraguá, o time de Caçador foi para o intervalo e voltou com mais determinação. Foi então que brilhou a estrela do artilheiro da competição, Sadan abriu o placar com um gol aos 34 minutos do segundo tempo, e garantiu a vitória para o Tricolor. Depois do gol o jogo ficou bastante tenso, foram ao todo três expulsões, duas para o Jaraguá e uma para o time do CAC.

Para o próximo ano o time de Caçador tem vaga garantida na Divisão Especial, rumo à elite do futebol catarinense.

Tigre vence o Guarani de virada e está a uma vitória da Série A

Neste sábado, jogando fora de casa, o Criciúma jogou mal, saiu perdendo, porém na vontade e na superação, o Tricolor virou o jogo contra o Guarani por 2 a 1, assumiu a liderança do campeonato e está a uma vitória de conseguir, matematicamente, o acesso para a Série A.

O primeiro gol da partida foi marcado por Danilo Sacramento, aos 32 minutos, da etapa final. Zé Carlos empatou o jogo quatro minutos depois. Lins marcou a virada, aos 47 minutos, do segundo tempo.

Agora o Criciúma concentra forças para o próximo jogo contra o Joinville, no próximo sábado, às 16h, no Majestoso.

Marcílio consegue empate e garante vaga na final da Copa Santa Catarina

Saiu o primeiro finalista da Copa SC. Na noite desta sexta-feira (26), no clássico do Vale, o Marcílio Dias levou a melhor com um empate em 1 a 1 contra o Metropolitano em casa e garantiu a presença na decisão. O resultado deixou o Marinheiro na ponta com 10 pontos, quatro a frente do Verdão, restando apenas uma rodada para as duas equipes, que ainda aguardam os jogos do Joinville.

A situação ficou complicada para o Metropolitano que, mesmo na segunda posição, precisaria golear o Camboriú e torcer para o Joinville não vencer as duas partidas restantes. A dificuldade fica maior porque o JEC joga as duas rodadas após a partida do Verdão contra a Cambura.

Já o Marcílio, precisa que o JEC apenas empate um dos jogos para garantir a liderança e a vantagem de decisão em casa. Lembrando que não há saldo na final e, em caso de empate de pontos, há prorrogação e a equipe mandante tem vantagem de empate nesses 30 minutos decisivos.

Restam apenas três jogos para o término da Copinha. Dia 3 de novembro, o Metrô recebe o Camboriú no SESI e espera os dois jogos restantes do Joinville, que visita a Cambura no dia 14 de novembro e recebe o Marcílio na última rodada, no dia 21 de novembro.

As partidas ocorrem tarde, porque o JEC joga em paralelo a Série B. Lembrando que a Copa SC não dará mais vaga na Série D, só na Copa do Brasil.

Os gols do jogo foram marcados por Rafael Costa, aos 7/1ºT (Metropolitano); Rafael Bittencourt, aos 20/2ºT (Marcílio Dias).

CEJA de Balneário Camboriú inicia período de matrículas

O Centro de Educação de Jovens e Adultos Deputado Doutel de Andrade (CEJA) inicia na próxima segunda-feira (29), o período de matrículas. O CEJA atende anualmente cerca de 360 jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio na idade prevista.

Para o ensino fundamental os alunos devem ter 15 anos completos e o curso dura cerca de dois anos, variando de acordo com as séries que a pessoa necessita fazer. Já para o ensino médio a idade mínima fica em 18 anos e o curso pode durar até 18 meses.

As vagas serão distribuídas em dez turmas e o estudante recebe todos os livros necessários. Para o próximo ano a intenção é abrir uma turma de alfabetização, mas para isso é preciso que, no mínimo, 25 alunos se inscrevam.

Anaí Baldi, diretora do CEJA no município, ressalta que hoje o mercado procura profissionais qualificados e o objetivo do CEJA é garantir que as pessoas concluam seus estudos. “Muitos não puderam completar os estudos porque precisavam trabalhar, agora oferecemos a oportunidade para que possam lutar por uma colocação melhor no mercado de trabalho e, consequentemente, aumentar sua renda”, analisa.

As aulas são oferecidas de segunda a sexta-feira nos horários matutino, vespertino e noturno. “Sabemos que a maioria destas pessoas trabalha, por isso buscamos disponibilizar diferentes horários de aulas para que todos possam fazer”, conclui Anaí.

Os interessados podem realizar a matrícula na sede do CEJA, localizada na Rua 1.822, nº 30, Centro. É necessário levar a cópia e original dos seguintes documentos: histórico escolar, RG, CPF, comprovante de residência e foto 3x4. Se estiver trabalhando é preciso também uma declaração da empresa. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30, 13h30 às 17h30 e 19h às 22h.

Acidente deixa um morto e outro ferido na BR-470

Um acidente às 7h30min deste sábado no Km 197,9 da BR-470, próximo à Serra da Santa, em Pouso Redondo, deixou uma pessoa morta e outra ferida.

Valdemar Formentin, 59 anos, dirigia um Fiesta com placas de Indaial quando bateu de frente com um caminhão Volvo. Formentin não resistiu aos ferimentos. Edson Silva Padilha, 39 anos, que também estava no carro, foi encaminhado ao hospital com lesões graves.

O motorista do caminhão de Treze Tílias, Gerson Volpato, 28 anos, não se feriu.