sábado, 16 de julho de 2011

Feapi certifica mais 143 alunos do projeto

Mais 143 alunos dos cursos de Libras, Conferentes e Acabamento em Fibras recebem, na próxima segunda-feira (18), a partir das 19 horas, no Centro Educacional de Cordeiros, o seu certificado de qualificação profissional. Eles fazem parte dos mais de 1.500 alunos que frequentaram as aulas do primeiro trimestre letivo do projeto "Feapi nos Bairros", desenvolvido pela Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi).

De acordo com a diretora de Capacitação Profissional da Feapi, o momento é revestido de especial importância, pois habilita e disponibiliza mais um grupo significativo de jovens itajaienses para o mercado de trabalho.

O evento contará com a presença de autoridades, empresários, alunos e familiares.

O Superintendente da Fundação de Educação Profissional e Administração Pública de Itajaí (Feapi), destaca que a Fundação pretende ampliar ainda mais a oferta de cursos, visando atender a forte demanda detectada na sede da Feapi, e, principalmente, nos sete polos componentes do já vitorioso projeto "Feapi nos Bairros".

Primeiro casamento homoafetivo em Itajaí

Itajaí registrou nesta sexta-feira o primeiro casamento homoafetivo desde que foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a união entre pessoas do mesmo sexo, em maio. A cerimônia oficializou a relação da juíza da Vara Criminal da cidade, Sônia Moroso, com a servidora pública municipal Lílian Regina Terres.

As duas já haviam celebrado a união em uma cerimônia religiosa e tinham contrato registrado em cartório. Com a decisão do STF, fizeram pedido à Vara da Família para que o contrato fosse convertido em casamento.

O responsável pela sentença favorável foi o juiz Roberto Ramos Alvin, que vê no reconhecimento da união homoafetiva um grande avanço:

_ É preciso respeitar as pessoas que tenham essa opção. Acredito que, depois dessa sentença, muitos outros casais procurem a Justiça em Itajaí para oficializar a união.

Feliz, Sônia revela que, para que a união fosse completa, ela e a companheira também incorporaram os sobrenomes uma da outra.

Mulher morre ao tentar atravessar a BR-101 em Barra Velha

Uma mulher de aproximadamente 70 anos morreu depois de ser atropelada, na noite desta sexta-feira, em Barra Velha. Ela tentava atravessar a BR-101, no km 87, quando foi atingida por um caminhão.

O acidente aconteceu por volta das 20h30, no sentido Norte da rodovia. A mulher não tinha nenhum documento, por isso foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí, onde aguarda identificação.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, próximo ao local onde a senhora morreu existem duas passarelas, uma a cerca de 50 metros e outra a 100 metros. Anderson Barbosa, 36 anos, conduzia o caminhão com placas de Joinville e disse aos policiais que não conseguiu ver a mulher, já que o acidente aconteceu logo depois de uma curva.

Brusque estreia na Série D do Brasileiro

O Brusque dá o pontapé inicial à Série D do Brasileiro deste ano, sábado, às 17h. O time comandado pelo técnico Hélio Vieira vai a Caxias do Sul (RS) enfrentar o Juventude, na rodada de abertura do Grupo 8. O time gaúcho é um dos quatro que foi rebaixado da Série C do ano passado e entra no torneio com a pressão para buscar o acesso.

Vieira tem dúvidas para escalar o time. A começar pelo gol. Ao longo da semana, trabalhou com os dois goleiros: João Ricardo e Wender. A outra indefinição é na lateral-esquerda. Nos treinamentos, o técnico testou Pereira e Vinícius.

O experiente atacante Aloísio Chulapa viajou com o grupo, mas vai ficar no banco de reservas. Ele voltou a sentir a lesão muscular que o tirou do time durante boa parte do Catarinense. Lê, que já passou por vários clubes gaúchos, vai formar a dupla de ataque com Leandrinho.

No outro jogo do grupo, Cianorte-PR e Cruzeiro-RS se enfrentam domingo, às 16h, no Estádio Albino Turbay, no Paraná. De folga, o Metropolitano faz um jogo-treino com o Joinville, sábado, às 10h30min, no CT do adversário.