terça-feira, 28 de abril de 2015

Já passam de 5 mil o número de mortos no terremoto no Nepal


O último boletim do Ministério do Interior do Nepal, divulgado nesta terça-feira, eleva o número de mortos no terremoto de sábado passado para 5.057 e de feridos para 10 mil. De acordo com a ONU, o tremor afetou oito milhões de pessoas, das quais 1,4 milhão precisam de ajuda urgente com alimentos, água e abrigo.


Nesta terça-feira, as equipes de resgate prosseguem com as buscas por vítimas nas zonas mais remotas do país.
– Recebemos pedidos de ajuda de todas as partes, mas ainda não conseguimos iniciar o resgate em muitas áreas porque não temos equipamento e socorristas com experiência – disse o primeiro-ministro nepalês Sushil Koirala, para quem a ajuda às vítimas representa um "enorme desafio".
Esta é a maior catástrofe no Nepal nos últimos 80 anos. O terremoto também afetou a Índia, onde morreram 73 pessoas, e a região chinesa do Tibete, com 25 mortos.
O balanço de vítimas no Nepal pode aumentar consideravelmente depois que as equipes de resgate conseguirem chegar às zonas mais remotas do país, como a região de Lamjung, 70 km ao oeste da capital, epicentro do tremor e ainda isolada.
– Aqui a situação não é boa. Muitas pessoas perderam as casas, falta água e comida – disse Udav Prasad Timilsina, funcionário do governo do distrito vizinho de Gorkha.

Fogo destrói parte de restaurante em Balneário Camboriú

Um incêndio destruiu parte do restaurante Boka's na noite desta segunda-feira em Balneário Camboriú. O Corpo de Bombeiros informou que as chamas iniciaram na cozinha e se espalharam pelo escritório, que fica no andar de cima. De acordo com testemunhas, uma fritadeira elétrica teria sido a principal causa do acidente. O estabelecimento está localizado na Marginal Oeste da BR-101.
fogo teria começado por volta das 19h30 e chamou atenção pela quantidade de pessoas envolvidas no combate. Conforme os Bombeiros, foram enviados 11 homens, dois caminhões para combater às chamas e duas ambulâncias. Os bombeiros militares de Camboriú também deram apoio no atendimento. Ao todo, foram usados cerca de 5 mil litros de água.
No momento do incêndio o restaurante estava aberto ao público. Segundo os socorristas, uma pessoa inalou fumaça e precisou receber atendimento no local. Todos que estava no estabelecimento conseguiram sair antes das chamas se espalharem. O espaço teve 40% da área destruída.

Ministério Público cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura e Câmara de Vereadores de Navegantes

Prefeitura, Câmara de Vereadores, Instituto de Previdência e seis fundações municipais de Navegantes, foram alvo da operação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), em conjunto com a Polícia Militar (PM), ocorrida na manhã desta segunda-feira.
De acordo com o MPSC, foram cumpridos todos os nove mandados de busca e apreensão, sendo um na Câmara, um na Prefeitura, um no Instituto de Previdência e seis em fundações municipais, que não foram especificadas pelo promotor do caso, Diego Rodrigo Pinheiro.
Foram apreendidos documentos e computadores. A investigação apura irregularidades em licitações e dispensa de licitações relacionadas à locação de equipamentos de informática.