terça-feira, 28 de abril de 2015

Já passam de 5 mil o número de mortos no terremoto no Nepal


O último boletim do Ministério do Interior do Nepal, divulgado nesta terça-feira, eleva o número de mortos no terremoto de sábado passado para 5.057 e de feridos para 10 mil. De acordo com a ONU, o tremor afetou oito milhões de pessoas, das quais 1,4 milhão precisam de ajuda urgente com alimentos, água e abrigo.


Nesta terça-feira, as equipes de resgate prosseguem com as buscas por vítimas nas zonas mais remotas do país.
– Recebemos pedidos de ajuda de todas as partes, mas ainda não conseguimos iniciar o resgate em muitas áreas porque não temos equipamento e socorristas com experiência – disse o primeiro-ministro nepalês Sushil Koirala, para quem a ajuda às vítimas representa um "enorme desafio".
Esta é a maior catástrofe no Nepal nos últimos 80 anos. O terremoto também afetou a Índia, onde morreram 73 pessoas, e a região chinesa do Tibete, com 25 mortos.
O balanço de vítimas no Nepal pode aumentar consideravelmente depois que as equipes de resgate conseguirem chegar às zonas mais remotas do país, como a região de Lamjung, 70 km ao oeste da capital, epicentro do tremor e ainda isolada.
– Aqui a situação não é boa. Muitas pessoas perderam as casas, falta água e comida – disse Udav Prasad Timilsina, funcionário do governo do distrito vizinho de Gorkha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário