quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Banhistas contam com banheiros químicos nas praias de Itajaí

A partir desta semana quatro praias de Itajaí contam com banheiros químicos, oferecendo mais conforto aos moradores e turistas da cidade. Atalaia, Molhe, Geremias e Cabeçudas receberam as estruturas, além da Praça Genésio Miranda Lins, no Bairro Fazenda. A mais famosa e badalada praia do município, porém, ficou de fora do projeto da prefeitura para esta temporada.

De acordo com a secretaria municipal de Obras, o principal motivo para a Brava não ter banheiros na orla é o pedido dos próprios moradores e comerciantes da região. Eles estariam incomodados com a proximidade dos sanitários das casas e comércios, provocando mau cheiro, afastando clientes e também tumultuando as calçadas.

- Ano passado chegamos a colocar banheiros na Praia Brava e retiramos antes do tempo por reclamações da população. O pessoal não quer que seja instalado nos passeios públicos - destaca o secretário Tarcizio Zanelatto.

Outro problema apontado pela secretaria é que a Praia Brava é muito extensa, e que isso demandaria a instalação de muitos sanitários. Neste caso o custo da manutenção diária dos banheiros, em torno de R$ 69, inviabilizaria o serviço. Zanelatto ainda afirma que as peculiaridades do balneário também influenciaram na decisão.

- Na areia não podemos colocar e como tem toda aquela área de restinga, o banheiro na rua ficaria muito distante do mar e aí as pessoas acabam não usando - garante.

No total serão 24 banheiros químicos, higienizados e desinfetados duas vezes por dia. A opção por colocá-los também na Praça Genésio Miranda Lins ocorreu pensando nos banhistas, que vêm das praias a pé ou de bicicleta e descansam no local. As estruturas permanecem nas praias até o final de fevereiro de 2013.

Câmara de Camboriú aprova o orçamento para 2013 em primeira votação

A Câmara aprovou em primeira discussão na sessão ordinária desta terça feira (4), o projeto de lei 017/2012, de autoria do executivo que estima a receita e fixa a despesa do município para o exercício de 2013.

Esta Lei compreende o orçamento do Município de Camboriú, abrangendo a administração direta, seus fundos, órgãos e fundações para o exercício financeiro de 2013, estima a receita e fixa a despesa em R$ 103.300.000,00 (centro e três milhões e trezentos mil reais).

Os vereadores Claudinei Loos e Alcione Teixeira, o Currú, ambos do PSD, aprovaram o projeto em 1ª votação com promessa de apresentar emendas na 2ª votação.

Claudinei acha que o artigo 17 que dá direito ao executivo de remanejar 40% do orçamento deveria ser de no máximo 20% e estuda apresentar uma emenda. Também achou pouco o repasse para habitação e segurança.

Currú disse que deverá apresentar algumas emendas e entre elas uma que prevê a construção de um reservatório de água para atender os bairros Monte Alegre e Conde Vila Verde.

O vereador ainda criticou e disse que o município já deveria orçar a construção de uma ETA(Estação de Tratamento de Água) e também o início das obras de tratamento de esgoto.

Após discussão o projeto foi aprovado por unanimidade dos vereadores e deverá retornar a pauta para segunda votação ainda nesta semana, segundo o presidente do legislativo Márcio Aquiles da Silva, em uma sessão extraordinária.