sexta-feira, 9 de março de 2012

Projeto que regulamenta o tempo de espera nas filas é aprovado em Itajaí

Foi aprovado na sessão ordinária da última quinta-feira, 8 de março, o Projeto de Lei Ordinária nº 36/2012, que altera a lei que regulamenta o atendimento ao público em bancos e agências do correio no município de Itajaí.

De autoria do vereador Maurílio Moraes (PSD) o projeto altera a Lei Municipal 3671. Entre as mudanças está o tempo máximo de espera nas filas que antes era de 20 minutos e agora passa a ser diferenciado: até 15 (quinze) minutos em dias normais; até 20 (vinte) minutos nos dias de pagamento dos funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de tributos municipais, estaduais e federais e até 25 (vinte e cinco) minutos em véspera ou após feriados prolongados.

Outra alteração relevante é a disponibilização por parte das agências de dois tipos de senha: uma que o cliente deverá retirar na entrada, com a data e horário de sua chegada e uma outra, a ser retirada na hora em que iniciar o atendimento pelo funcionário do banco, também com data e horário. “Este o ponto principal da adequação a lei que já existia. Porque ela estabelecia o tempo de espera, mas não possuía mecanismos que permitissem ao consumidor comprovar o tempo que ficou na agência”, explica o vereador Maurílio Moraes. O projeto de lei também estabelece de que forma estas senhas devem ser disponibilizadas.

O projeto de lei pode ser conferido na íntegra no site da Câmara de Vereadores de Itajaí, no menu superior – Atos Legislativos – Projetos de Lei. Para entrar em vigor o projeto precisa ainda ser sancionado pelo prefeito Jandir Bellini.

Assaltantes a caixas eletrônicos presos no Alto Vale são identificados

Uma fazenda, no interior de Pouso Redondo, no Alto Vale do Itajaí, era o esconderijo de cinco pessoas apontadas como integrantes de uma quadrilha que assaltava caixas eletrônicos em Santa Catarina. O ataque mais recente em que eles teriam participado foi na última terça-feira, em Braço do Trombudo. Foram presos Jefeter Eliezer da Silva, de 24 anos, Rafael de Oliveira, 20, Wilian Belegante, 21, e apreendidos dois adolescentes, um de 16 e outro de 17 anos.

Eles foram presos em flagrante com a acusação de roubo qualificado, formação de quadrilha e corrupção de menores e devem ser encaminhados para o Presídio Regional de Rio do Sul. A operação envolveu as polícias civil e militar da região com buscas sendo feitas em Braço do Trombudo, Trombudo Central, Otacílio Costa, Pouso Redondo e Rio do Sul.

Segundo a polícia civil, eles eram considerados foragidos desde a tentativa frustrada de assalto a uma agência bancária de Braço do Trombudo, na última terça-feira. Quando o alarme da agência disparou, o grupo desistiu da ação, mas acabou sendo perseguido pela Polícia Militar.

Durante a perseguição, o carro que os assaltantes usavam para a fuga sofreu uma capotagem. Os criminosos entraram na mata e permaneceram foragidos até a madrugada desta sexta, quando foram localizados e presos.

Três pessoas morrem e quatro ficam feridas na BR-470, em Ilhota

O Corpo de Bombeiros e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atenderam um acidente no Km 16 na BR-470, em Ilhota, na tarde desta sexta-feira. Informações preliminares dão conta de que três carros e um caminhão colidiram. Duas pessoas morreram e cinco ficaram gravemente feridas no local. Outro homem chegou a ser encaminhado para o Hospital Marieta Konder Bornhausen, mas faleceu. Os corpos das três vítimas fatais estão no Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí e os feridos também foram para o hospital de Itajaí.

Duas das três vítimas fatais estavam em um Gol, com placas de São Paulo. Um Voyage, ainda sem placa identificada, outro Gol, de Blumenau, e o caminhão, também ainda sem identificação, se envolveram no acidente. Todos os outros ocupantes dos veículos foram ao hospital, menos o motorista do caminhão, que trafegava no sentido Litoral/Rio do Sul. Os carros estavam no sentido contrário.

Bombeiros de Ilhota, Gaspar e Navegantes atenderam a ocorrência. Congestionamentos se formam na rodovia, pois o trecho ficou totalmente fechado durante quase uma hora. O combustível do caminhão foi derrubado na pista, e a PRF faz a limpeza para evitar novos acidentes.

Demolida casa abandonada no São Judas

Foi demolida na manhã desta quinta-feira (08) a casa abandonada na Rua Adolfo Batschauer, esquina com a Rua José Pereira Liberato em Itajaí. 

A demolição foi autorizada pela Secretaria de Urbanismo, porque a casa de dois pavimentos apresentava risco de desabar e era ocupada frequentemente por usuários de drogas.




Camboriú dispensa três atletas

A direção do Camboriú FC acertou na tarde desta quinta-feira (8), a rescisão de contrato de três atletas que faziam parte do elenco profissional. O meia Pilo e os atacante Somália e João Paulo entraram em um acordo com a diretoria e deixaram o clube. Agora, o grupo, que contava com 29 atletas, passa a contar com 26 jogadores.

A direção ainda analisa a possiblidade da contratação de mais alguns reforços para a reta final do Campeonato Catarinense.

Polícia mata um bandido e prende cinco suspeitos de participar do ataques a caixas eletrônicos em SC

Polícia começa a dar um basta na bandidagem que aterroriza Santa Catarina.

Os policiais militares e civis do Vale do Itajaí trabalharam durante toda a madrugada desta sexta-feira em uma operação que resultou na prisão de pelo menos cinco homens e a morte de mais um. Todos teriam participação no ataque a um caixa eletrônico com maçarico em Braço do Trombudo, na última quarta-feira.

De acordo com as primeiras informações da PM, quatro homens foram presos em Rio do Sul, por volta de 1h desta sexta-feira. Eles eram procurados desde a ação, quando a Polícia Civil começou a investigar a localização dos caixeiros.

Em Penha, no Litoral Norte, um assaltante também foi preso. Um sexto envolvido foi morto durante a troca de tiros quando os bandidos se depararam com uma barreira policial montada em uma das principais vias da cidade.

As identidades deles não foram divulgadas.

Taxista é assassinado em Blumenau

Um rapaz de 17 anos e uma moça de 16 anos, grávida, foram apreendidos nesta sexta-feira, por volta das 5h, suspeitos de terem matado o taxista Ralf Hoffmann, de 49 anos, quinta-feira à noite. O crime foi na Rua Benigno Joaquim dos Santos, no Bairro Ribeirão Fresco. O táxi tinha placas de Pomerode.

Os dois estavam escondidos no mato e foram surpreendidos pelos policiais quando tentavam sair. Eles teriam confessado o crime.

Hoffmann foi morto com um corte e perfurações no pescoço, feitas por uma faca. A arma foi encontrada próxima ao local do crime. Também foi encontrada uma bolsa com roupas, uma carteira com dinheiro e uma foto.

Os adolescentes devem ser encaminhados ao Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) ainda nesta sexta-feira.

Homem atingido por tiros em Blumenau

Um homem de 47 foi atingido por um tiro na mão e outro na perna na madrugada desta sexta-feira, em Blumenau. Foi na Rua Romário da Conceição Badia, Bairro Itoupava Norte.

A vítima informou que os disparos teriam sido feitos por um adolescente, menor de idade. Os policiais militares foram até a casa dele e o apreenderam. Com ele, havia uma pistola com a numeração raspada que pode ter sido usada no crime.