segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Regata Jacques Vabre começa na França com destino a Itajaí

A 12ª edição da regata Transat Jacques Vabre começou na manhã deste domingo com a participação de 42 barcos divididos em quatro classes. Os veleiros partiram da cidade francesa Le Havre para uma aventura de 10 mil quilômetros com destino a Itajaí. A prova é disputada em duplas e terá a estreia de uma equipe brasileira: Eduardo Penido e Renato Araújo formam a parceria a bordo do barco Zetra.
Os barcos partiram da França com ventos fracos e muita corrente, o que atrasou a entrada no Canal da Mancha. A expectativa dos brasileiros é grande sobre os desafios que estão por vir:
– A ansiedade é grande, pois não é uma prova simples de ser feita. O primeiro objetivo é passar esse trecho mais difícil no Golfo de Biscaia e depois poupar o barco para tentar chegar inteiro em Itajaí – contou Renato Araújo. Cada classe terá seu vencedor.
As duplas terão de passar pelo movimentado Canal da Mancha, os ciclones previstos no Golfo de Biscaia – também conhecido como Golfo da Gasconha, situado entre as costas da Espanha e da França –, a linha do Equador e toda a costa brasileira até a região Sul. Os mais rápidos devem completar a regata em 11 dias. Os brasileiros do Zetra projetam de 20 a 25 dias de prova.