sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Blumenau confirma a primeira morte por H1N1 neste ano na cidade

Um homem de 63 anos foi confirmado pela Vigilância Epidemiológica de Blumenau como a primeira vítima de H1N1 em Blumenau neste ano. O nome dele não foi divulgado. Ele morreu no último dia 15, no Hospital Santa Catarina, onde estava internado desde o dia 2 de agosto. 

Segundo a gerente de Vigilância Epidemiológica de Blumenau, Ivonete dos Santos, ele era tabagista e portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão. Por isso, ele teria direito à vacinação pública tanto por ter mais de 60 anos, quanto por ser portador de doença crônica. 

Segundo Ivonete, ele não se vacinou. O resultado confirmando a doença foi conhecido no dia 8. Ele era morador do Bairro Itoupava Norte e contraiu o vírus no município.

Ano passado, o município registrou 11 óbitos por H1N1 - nove mulheres e dois homens. Neste ano, além do óbito por H1N1, há três pacientes confirmados com a gripe tipo H1N2, quatro com H3N2 e três da gripe sazonal.

Neste ano, o município vacinou 110% da marca estipulada pelo Ministério da Saúde para a população de Blumenau. Nesta época do ano, a vacina contra a gripe está disponível somente na rede privada. Conforme Ivonete, a tendência é de o risco de contrair a doença seja menor com a redução do frio. No ano passado, no entanto, novos casos chegaram a ser confirmados em setembro.