quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Agosto é mês de Dom Bosco

Dom Bosco
Os salesianos tem por base a filosofia cristã e humanista de João Bosco, conhecido hoje por Dom Bosco, padre de nacionalidade italiana e de profunda e séria formação eclesiástica. Ele foi o fundador do Sistema Educacional Preventivo, que surgiu num momento em que o sistema chamado repressor vigorava e não cumpria com o objetivo essencial da educação e da pedagogia, de formar indivíduos capazes de realizar e realizar-se como pessoa e cidadã.
O principal objetivo desse sistema é o de formar jovens para prevenir o aumento da criminalidade, educando-os com base em valores humanos norteados pela metodologia cristã, que prevê e orienta pautando-se pelos princípios basilares da religiosidade, do amor e da solidariedade.
Isto significa que o empenho de João Bosco estava em criar um sistema para auxiliar o desenvolvimento humano de jovens, a fim de que estes não viessem a sofrer futuras repressões, pautando-se na orientação pedagógica e de uma metodologia particular. O sistema surgiu da crença em um chamado em prol da juventude.
O Sistema Preventivo de Dom Bosco foi implantado nos cinco continentes, em mais de 130 países, inclusive no Brasil, que teve no Colégio Santa Rosa em Niterói a primeira obra salesiana instalada no país.
Em Santa Catarina, os salesianos iniciaram os trabalhos em 1916, assumindo a paróquia de Ascurra. E em Itajaí, Padre Pedro Baron, italiano de origem e naturalizado brasileiro chegou no início de 1956 e assumiu a direção do Ginásio de Itajaí, atual Colégio Salesiano. E em 1961 os salesianos fundaram o Parque Dom Bosco, instituição que atua na sociedade em prol de uma educação, e de um trabalho de crescimento integral dos jovens menos favorecidos, na perspectiva de uma transformação social destes e de suas famílias.
A filosofia de Dom Bosco frutificou e obteve êxito não somente entre os jovens, mas perante toda a sociedade, levando em consideração os inúmeros projetos implantados decorrentes da obra de Dom Bosco.
Por tudo isso, 16 de agosto, data do nascimento de João Bosco; em Piemonte, Itália; não pode passar em branco.
Viva Dom Bosco!

Giovani Felix
Vereador em Itajaí

Homem é baleado durante briga de casal em Blumenau

Um homem foi baleado ao tentar apartar uma discussão de casal na Rua Heinz Beringer, bairro Itoupavazinha, em Blumenau. Segundo o relatório da Polícia Militar, um homem de 42 anos e uma mulher de 47 anos discutiam por volta das 10h40min de segunda-feira quando o funcionário de uma oficina mecânica, que fica perto da casa do casal, foi atingido por um tiro de espingarda na barriga.

Antes de deixar o local, o autor do disparo pegou um faca e cortou os cabelos da mulher. O Samu foi acionado e encaminhou o homem baleado ao Hospital Santa Isabel. A Polícia Civil também esteve no local e acompanhou a mulher até a Central de Polícia para registro de ocorrência e exame de Corpo de Delito junto ao Instituto Geral de Perícias.

A PM fez buscas na tentativa de localizar o agressor mas o homem não foi localizado.