quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Criminoso se passa por oficial de Justiça e mata homem na Vila Operária, em Itajaí

Um homem de 31 anos foi morto na manhã desta quarta-feira (4), no bairro Vila Operária, em Itajaí. O autor, dizendo ser oficial de Justiça, foi até a casa do pai de Juliano Sedrez de Mattos e disse que precisava falar com ele. Sem desconfiar de nada, o pai levou o homem até a casa onde a vítima morava.

Logo quando viu Juliano, o autor disparou vários tiros contra ele. Três acertaram a vítima, sendo que um deles foi na cabeça. O homem morreu na hora. O criminoso ainda tentou atirar no pai da vítima, mas não acertou e fugiu do local.
Juliano era casado e a esposa dele está grávida. De acordo com a Polícia Militar, ele tinha saído da prisão há pouco tempo. Os policiais acreditam que o crime tenha sido motivado por acerto de contas. Não se sabe o nome do autor, apenas as características dele passadas pela família. Os pais da vítima prestaram depoimento sobre o fato na delegacia. A vítima será velada no bairro São Vicente.

Cinco pessoas ligadas ao narcotráfico são presas na região

A Polícia Federal desarticulou uma quadrilha de tráfico de drogas nesta terça-feira (3). Foram cumpridos doze mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão na região. 

A ação é resultado das operações conjuntas Monte Alegre, realizada em Itajaí, e Antares, em Caxias do Sul (RS), que abrange os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, mais o Paraguai.

Ao todo, foram cumpridos 26 mandados de prisão preventiva e 32 de busca e apreensão em Barra Velha, Itajaí, Balneário Camboriú e Camboriú, em Santa Catarina; Bento Gonçalves, Santa Tereza, Muçum, Marau e Guaporé, no Rio Grande do Sul; Santa Terezinha do Itaipu, no Paraná; e em Ciudad Del Este, no Paraguai.

Iniciadas separadamente, as operações identificaram suspeitos comuns as duas investigações, o que ocasionou troca de informações entre as delegacias da PF em Itajaí e Caxias do Sul, além da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, e a deflagração conjunta nesta terça (3).

Na Operação Monte Alegre, as investigações iniciaram há cerca de quatro meses. Neste período, foi identificado um grupo que atuava no fornecimento de cocaína e maconha proveniente do Paraguai, com distribuição nas cidades Itajaí e região, além de outros municípios do Rio Grande do Sul e Paraná.

Dentre os investigados, há pessoas já presas anteriormente pelo mesmo crime, assim como foragidos com mandados de prisão em aberto de operações anteriores. A droga chegava até a região sendo transportada escondida em tanques de combustível de caminhões ou em sacos de farinha.

O casal de empresários Pascoal Vicente Gaona, 50 anos, e Maria Dolores Vargas, 60, donos de um bailão em Camboriú estão entre os presos. 

Maria de La Paz Gaona, 47 anos, irmã de Pascoal, também foi presa, além do marido dela e de um detento que estava em liberdade provisória. 

Outros seis integrantes do grupo, que já estavam no presídio da Canhanduba e no cadeião do Matadouro, em Itajaí, também foram oficialmente notificados preso por envolvimento no esquema. 

Pascoal e Maria Dolores foram presos no sítio em que moram, em Medeiros, Barra Velha. Os dois são donos do Recanto dos Amigos, um área de lazer que fica no Tabuleiro, em Camboriú, e que também funciona como bailão.