quarta-feira, 1 de outubro de 2014

No ranking de qualidade de vida para idosos, Brasil ocupa apenas o 58º lugar

O relatório Global Age Watch 2014, divulgado nesta quarta-feira por ocasião do Dia Internacional do Idoso, aponta que o Brasil ocupa o 58º lugar no ranking de qualidade de vida para os integrantes da terceira idade, posição bem abaixo da média global.

Entre os 96 avaliados, a Noruega ocupa o primeiro lugar, seguido da Suécia, Suíça, Canadá e Alemanha.

O motivo de o Brasil aparecer em uma posição desconfortável se deve à insatisfação de sua população idosa em relação à segurança e aos transportes públicos.


A classificação Global Age Watch 2014 é elaborada todos os anos pela organização britânica de ajuda à velhice HelpAge International. É o resultado da combinação de vários documentos de instituições internacionais e de fatores como renda, saúde (expectativa de vida e bem-estar psicológico), transportes (possibilidade de trabalho ou educação) e segurança.

Na América Latina, a Venezuela é um dos piores países do mundos para os idosos viverem e aparece em 76º lugar. Os resultados da Venezuela se explicam pela insegurança e porque o país tem a maior taxa de pobreza na terceira idade.

O Brasil, por sua vez, está atrás de Chile (22), Uruguai (23), Panamá (24), Costa Rica (26), México (30), Argentina (31), Equador (33), Peru (42), Bolívia (51), Colômbia (52), Nicarágua (54) e El Salvador (57). Nas Américas, o Brasil só está à frente da República Dominicana (62), Guatemala (63), Paraguai (66) e Honduras (75).

As pessoas com mais de 60 anos formam 12% da população mundial, ou seja, 868 milhões de pessoas. Calcula-se que em 2050 serão 21%, quase o mesmo número dos menores de 15 anos (2 bilhões).

Os autores do estudo afirmam que "o índice indica que apenas o crescimento econômico não basta para o bem-estar das pessoas mais velhas e que é preciso adotar políticas específicas que abordem as implicações de envelhecer".

No caso da América Latina, o relatório elogia a expansão das pensões sociais concedidas, apesar de muitos idosos não contribuírem com a previdência social durante sua vida trabalhista.
"México (30) e Peru (42) são exemplos dessas mudanças em relação às aposentadorias. O sistema de pensões contributivas que se introduziu no México em 1943 abrange quase 25% dos mexicanos. Mas a rápida expansão das aposentadorias na década passada significa que 9 em cada 10 mexicanos de mais de 65 anos estão cobertos", afirma o documento.

Vá sem pressa, faça uma prece!

Paiva Netto

Sempre tenho chamado a atenção das pessoas para que tomem cuidado com o trânsito nas estradas e nas metrópoles.

Num editorial da conceituada Folha de S.Paulo, de maio de 1994, encontrei este pensamento de Goethe (1749-1832), famoso vate e escritor alemão: “A morte é, de certa forma, uma impossibilidade que, de repente, se torna realidade”. Realmente, a maioria dos seres humanos não pensa que um dia terá de “passar desta para melhor ou para pior”, de acordo com o seu comportamento na Terra.

O grande equívoco da Humanidade é viver como se depois da morte nada houvesse. Certamente, conforme nos revelam os Mentores Espirituais, um dos maiores dramas na Pátria da Verdade é a chegada de multidões livres das algemas da carne, mas completamente ignorantes do que seja o Mundo Invisível.

Mas voltemos ao editorial da Folha de S.Paulo, sobre violência no trânsito, cujo conteúdo, infelizmente, ainda é atualíssimo: “(...) a frase do grande poeta alemão reflete com admirável precisão a maneira como muitos encaram a morte. E não resta dúvida de que essa visão é especialmente comum entre os jovens, cuja inexperiência aliada a um arrebatamento natural como que lhes confere um sentimento de onipotência e imortalidade. E esse sentimento, por ser extremamente enganoso, tem muitas vezes consequências terríveis. As mais notáveis e perversas se fazem ver no alto índice de envolvimento de jovens em acidentes de trânsito no mundo inteiro. Desastres do tráfego já são a principal causa de morte nessa faixa etária, fazendo mais vítimas do que a aids ou outras doenças incuráveis”.

Não adianta dispor leis para os seres humanos. É preciso prepará-los para a Lei. O código de trânsito já existe. Todos sabem que têm de utilizar o cinto de segurança, diminuir a velocidade e respeitar sinais e faixas. No entanto, por que muitos não cumprem essas normas? Talvez porque não valorizem a própria existência.

A Campanha Vá sem pressa, faça uma prece!, promovida pela Legião da Boa Vontade, visa à conscientização de motoristas e pedestres, para que venham a acatar as leis de trânsito por Amor à sua vida e à dos semelhantes.

Fica aqui, portanto, a nossa contribuição para o fim da violência no trânsito, de forma que a velocidade irresponsável ainda existente nas ruas se sublime em atos cada vez mais velozes de socorro às pessoas em situação de pobreza e de respeito entre os indivíduos. Eis o nosso lema: Promover Desenvolvimento Social, Educação e Cultura, com Espiritualidade Ecumênica, para que haja Consciência Socioambiental, Alimentação, Segurança, Saúde e Trabalho para todos, no despertar do Cidadão Planetário.

Vá sem pressa, faça uma prece!


LBV — trânsito livre para a Vida

Educação e trânsito
Lamentavelmente, poucos refletem no fato de que, no Brasil, o trânsito tem feito um número maior de vítimas do que muitas guerras. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em média 150 pessoas morrem por dia nesses acidentes no Brasil. Boa parte desses casos não ocorreria se motoristas e pedestres fossem mais prudentes e observassem dicas simples ao conduzir um veículo ou ao atravessar uma rua. Atitudes iguais a essas evitariam o sofrimento de milhares de famílias e o prejuízo que, todos os anos, é superior a R$ 30 bilhões, segundo estimativas do Denatran, em consequência dos acidentes de trânsito nas rodovias e vias urbanas.

Por isso, é fundamental:
— não dirigir cansado, sob a influência de emoções ou sob efeito de bebidas alcoólicas e/ou de qualquer substância entorpecente;
— não trafegar acima dos limites de velocidade;
— usar constantemente o cinto de segurança;
— conhecer bem o veículo que se dirige e mantê-lo em boas condições de funcionamento;
— desenvolver uma direção defensiva, prevenindo, dessa maneira, acidentes; e
— levar as crianças até 10 anos de idade no banco traseiro do carro.

A conscientização é o primeiro passo para o fim da “guerra” nas estradas e ruas brasileiras. Para isso, é muito importante, acima de tudo, que a Boa Vontade esteja presente entre motoristas e pedestres.

Vivamos, todos nós, em paz no trânsito!

____________________________

A Prece do Motorista
(Extraída da Revista Boa Vontade, no26, de agosto de 1958, a Oração ficou famosa na interpretação de Alziro Zarur (1914-1979), saudoso fundador da LBV, em seus programas radiofônicos.)

Jesus,
quero que sejas
a Luz dos meus olhos,
para que eu veja sempre o caminho certo!
O Guia de meus braços,
para que eu me dirija sempre para o Bem!
A Força de minha vida,
para que eu resista na luta diária pelo pão!
O meu Amigo constante,
para que eu sirva a todos com Boa Vontade!
O Amor de meu coração,
para que eu ame a todos como a mim mesmo!


José de Paiva Netto ― Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com 

Taxista é esfaqueado durante tentativa de roubo em Blumenau

Um taxista foi esfaqueado na Rua Amazonas no bairro Garcia às 5h desta quarta-feira. De acordo com a Polícia Militar, dois homens pegaram o táxi no ponto da Fonte Luminosa e teriam como destino final a Rua Olinda, no Garcia. No trajeto, eles teriam anunciado o assalto. O taxista reagiu e acabou batendo o veículo em um ônibus. Ele levou nove facadas e foi encaminhado ao Hospital Santa Isabel pelo Samu.

A Polícia Militar foi acionada e os dois suspeitos, um de 21 e 23 anos, foram encontrados próximo à Igreja Santo Antônio e encaminhados à Central de Polícia.

Menores suspeitos de incendiar viatura em Itapema são apreendidos pela Polícia Militar

Três suspeitos de terem ateado fogo em uma viatura da Polícia Militar em Itapema nesta terça-feira à tarde foram apreendidos por volta das 19h. A detenção dos três adolescentes ocorreu após mais de duas horas de cerco a um matagal às margens da SC-412, entre Porto Belo e ItapemaVinte e cinco policiais, entre eles duas equipes do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) e uma do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), participaram da ação.

Os suspeitos se embrenharam no mato após terem batido o Golf preto em que tentavam fugir, com placas de Itajaí, em um canteiro. O veículo foi abandonado pelos homens, que seguiram a pé.
O matagal onde eles estavam escondidos tem dois quilômetros quadrados e policiais se espalharam por todo o perímetro. A apreensão ocorreu no trecho da mata que fica em Itapema, na Rua 306. Conforme informações da PM, há ainda mais dois envolvidos no crime, que conseguiram fugir e estariam escondidos na região de Biguaçu.

A viatura queimada estava na oficina, na Rua 432, no Bairro Morretes, para conserto. O incêndio ocorreu por volta de 14h40min.

Este é o segundo atentado em Itapema desde a noite de segunda-feira, quando um ônibus foi incendiado.