terça-feira, 16 de abril de 2013

Edson Piriquito é absolvido pelo TRE

Por votação unânime, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina absolveu o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB), e o vice, Cláudio Dalvesco (PR). Eles respondem ao crime de gastos com publicidade em ano eleitoral acima do previsto em lei. O relator do processo, juiz Luiz Henrique Portelinha, alegou falta de provas. 

Ainda cabe recurso à decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O resultado da sessão desta segunda-feira, em Florianópolis, manteve a decisão de primeira instância, que já havia absolvido a dupla das acusações. Entre as alegações da acusação estava a de que o valor gasto nos seis primeiros meses de 2012 (ano eleitoral) foi maior do que a média dos três primeiros anos. 

O relator entendeu que não foram apresentadas provas suficientes para atestar que os gastos foram realmente com publicidade. Segundo o texto do relator, até mesmo um evento esportivo foi incluído entre as provas, o que não caracterizaria publicidade. 

- Não há como distinguir as datas as despesas - alegou o relator. 

Um dos juízes chegou a questionar os cálculos, mas votou com o relator por considerar que ele fez o estudo correto. Os outros cinco membros da mesa seguiram o relator. O presidente do TRE, o desembargador Eládio Torret Rocha, pediu para não participar da votação porque o filho dele, João Eduardo Torret Rocha, é um dos advogados de Dalvesco. 

Aplacar a tempestade


Paiva Netto

Diante das mais variadas situações, em que a dor e o sofrimento chegam, muitas vezes sem avisar, é imprescindível o gesto solidário das criaturas em prestar socorro material ao seu próximo. E, ao lado desse apoio imediato, é preciso alimentar a força da esperança e da Fé Realizante, que movem o ser humano a se manter sob a proteção do Pai Celestial e o estimulam a arregaçar as mangas e concretizar suas mais justas súplicas.

Nos desafios da existência, recordemos sempre a palavra de conforto e ânimo renovado de Jesus, o Cristo Ecumênico, o Divino Estadista, constante do Seu Evangelho segundo Mateus, 8:23 a 27; Marcos, 4:35 a 41; e Lucas, 8:22 a 25. A seguir, o texto da Boa Nova unificado por Wantuil de Freitas:

“Aconteceu que, num daqueles dias, Jesus tomou uma barca, acompanhado pelos Seus discípulos; e eis que se levantou no mar tão grande tempestade de vento que as ondas cobriam a barca, enquanto Jesus dormia na popa, sobre um travesseiro. Os discípulos O acordaram aos brados, dizendo: ‘Salva-nos, Senhor Jesus, nós  vamos morrer!’.  E Jesus lhes respondeu: ‘Por que temeis, homens de pequena fé?’. Então, erguendo-se, repreendeu os ventos e o mar; e se fez grande bonança. Aterrados e cheios de admiração, os discípulos diziam uns aos outros: ‘Afinal, quem é Este, que até o vento e o mar Lhe obedecem?’”.

ENFRENTAR E VENCER AS TORMENTAS
O que tem sido a vida humana senão o atravessar de procelas que devemos vencer, não fugindo delas? 
Vejamos o exemplo na própria náutica. Quando há uma tempestade com vagalhões, o comandante embica a proa do navio na direção das vagas, se ele não pôde fugir da tormenta e é surpreendido por ela. Não vira para o lado, não dá às vagas bombordo nem estibordo. Do contrário, a embarcação corre grave perigo de adernar e até afundar. Assim cada um de nós tem de ser. Enfrentar as tormentas do cotidiano com o potente navio que o Excelso Navegador nos oferece, que é nosso corpo, mesmo quando enfermo.  Encarar a tempestade e vencê-la, derrubadas as ilusões da vida. Porque aí é possível sonhar com um mundo melhor. Iludirmo-nos é que não podemos, de maneira alguma. E, quando o temporal estiver mais forte, a ponto de pensarmos que soçobraremos — ou, o que é pior, acharmos que o Comandante Celeste está dormindo — tenhamos a certeza de que o Divino Timoneiro não dorme. Jesus encontra-se sempre alerta, pronto a orientar a Sua tripulação, indicando-lhe novas viagens pelo planeta inteiro, desde que cada um mostre a sua capacidade e perseverança.

“Por que temeis, homens de pequena fé?”. Assimilemos o quanto antes essa repreensão justa de nosso Mestre, pois, de qualquer forma, Ele vai erguer-se, repreender os ventos e o mar, e far-se-á paz nos corações.

Quem confia em Jesus não perde o seu tempo, porque Ele é o Grande Amigo que não abandona amigo no meio do caminho. Urge aprendermos nestas horas, e isto irá se expandindo em todos os atos dos nossos dias, na Terra e no Céu da Terra, a sublimar inicialmente os dilúvios interiores. Ao amainar esses, as nuvens também se vão e o Sol da Caridade, que é Jesus, nos aquece a Alma.

Tudo neste mundo pode ficar fora do controle dos homens, mas nada escapa ao comando de Deus. Portanto, quanto mais perto Dele, mais longe dos problemas.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.

Tentativa de homicidio em Balneário Camboriú

Um adolescente de apenas 14 anos, mas com vasta ficha criminal entre os crimes: homicídio e tentativa de homicídio, confessou ter atirado por volta das 20h30 em Leandro da Luz Bonetti, de 19 anos - conhecido seu, o motivo: dívida de drogas.

A tentativa de homicídio ocorreu em frente de algumas testemunhas. Elas disseram a policia que o menor chegou a residência localizada na rua Dom Henrique, e que conversou por algum tempo com elas e a vítima. Logo depois houve breve discussão entre os dois, sendo que na sequencia o menor sacou um revólver calibre 38 e atirou, pelo menos três tiros atingiram o rapaz.

O autor dos disparos foi detido por policiais militares logo após o crime na rua Corupá, bairro dos Municípios. A arma utilizada não foi encontrada.

Adolescente é assassinado a tiros em Camboriú

Um adolescente de 17 anos foi assassinado a tiros no Bairro Monte Alegre, em Camboriú. O crime foi na noite de segunda-feira, na Rua Monte Caracol. Duas pessoas são suspeitas de participação no homicídio.

Leonardo da Rosa, que completaria 18 anos no próximo mês, foi alvejado no meio da rua. Ele foi atingido por pelo menos quatro tiros, um deles na cabeça e outro no peito.

Policiais da delegacia do Monte Alegre estão em diligências pela cidade atrás dos suspeitos. A polícia acredita que o crime tenha relação com o tráfico de drogas.

Inscrições para processo seletivo da Educação em Blumenau


As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado da secretaria de Educação, na modalidade de Admissão em Caráter Temporário (ACTs), começam nesta terça-feira em Blumenau. As vagas disponíveis são de professor de anos iniciais, educador e coordenador pedagógico e podem ser consultadas no site da prefeitura.
As inscrições seguem até o dia 18. Os interessados devem se inscrever diretamente na sede da secretaria, na Rua Paraíba, número 171, das 8h às 17h. Os candidatos devem levar ficha de inscrição, documentos pessoais e comprovantes de habilitação para o cargo pretendido.