terça-feira, 16 de abril de 2013

Edson Piriquito é absolvido pelo TRE

Por votação unânime, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina absolveu o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB), e o vice, Cláudio Dalvesco (PR). Eles respondem ao crime de gastos com publicidade em ano eleitoral acima do previsto em lei. O relator do processo, juiz Luiz Henrique Portelinha, alegou falta de provas. 

Ainda cabe recurso à decisão no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. O resultado da sessão desta segunda-feira, em Florianópolis, manteve a decisão de primeira instância, que já havia absolvido a dupla das acusações. Entre as alegações da acusação estava a de que o valor gasto nos seis primeiros meses de 2012 (ano eleitoral) foi maior do que a média dos três primeiros anos. 

O relator entendeu que não foram apresentadas provas suficientes para atestar que os gastos foram realmente com publicidade. Segundo o texto do relator, até mesmo um evento esportivo foi incluído entre as provas, o que não caracterizaria publicidade. 

- Não há como distinguir as datas as despesas - alegou o relator. 

Um dos juízes chegou a questionar os cálculos, mas votou com o relator por considerar que ele fez o estudo correto. Os outros cinco membros da mesa seguiram o relator. O presidente do TRE, o desembargador Eládio Torret Rocha, pediu para não participar da votação porque o filho dele, João Eduardo Torret Rocha, é um dos advogados de Dalvesco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário