Blumenau amanheceu nesta segunda-feira com novos ataques a ônibus do transporte coletivo. De acordo com informações de um funcionário da Blumob que preferiu não se identificar, pelo menos oito veículos teriam sido alvos dos ataques: cinco no Garcia, dois no Aterro e um na Fortaleza.
Segundo Pradelino Moreira da Silva, presidente do Sindetranscol, que representa os trabalhadores da categoria, por volta das 6h o sindicato promoveu uma pequena assembleia para falar com os trabalhadores justamente sobre os ataques que ocorreram nos últimos dias e como manter a segurança nestes casos. Na sequência, quando os trabalhadores saíram para iniciar o turno, os ataques ocorreram.
Por conta das depredações, há uma baixa de veículos no sistema na manhã desta segunda. Como cada carro opera em média 20 linhas, os trechos que recebem linhas alimentadoras podem sofrer com atrasos, já que os ônibus foram retirados para perícia. As linhas troncais não foram afetadas.
Este é o terceiro ataque a veículos do transporte coletivo desde a última quinta-feira, quando 11 ônibus foram alvos dos bandidos durante a noite. Já na noite de sexta-feira um motorista e um cobrador foram rendidos e assaltados e o ônibus foi incendiado por três homens no bairro Progresso.