quarta-feira, 3 de abril de 2013

Ecumenismo dos corações e Esperanto


Paiva Netto


O Esperanto, criado por Lázaro Luís Zamenhof (1859-1917), é uma das vertentes culturais da Legião da Boa Vontade de grande relevância. Por intermédio dele, o idioma deixa de ser um obstáculo na exposição de nossos conceitos e práticas de solidariedade, que tem, no Ecumenismo dos Corações, decisivo fator de congraçamento planetário.

Em 2012, para gáudio nosso, Adrienne Földi, a senhora Pásztor, de Miskolc, Hungria, fez uma expressiva resenha de meu livro “Reflexões da Alma”, em Esperanto, para a revista “Nordhungaria Informo(Informativo do Norte da Hungria) nas versões em Esperanto e Húngaro. Além de redatora responsável do periódico, ela é delegada da Associação Universal de Esperanto (UEA) e membro da Associação Mundial dos Jornalistas Esperantistas (TEĴA).

Recentemente, recebi da senhora Pásztor uma correspondência encaminhando sua obra “Danco de Feinoj” (Dança de Fadas), da qual gostaria de lhes apresentar alguns trechos.

Simpatizante e divulgadora dos ideais da LBV desde 2008, escreveu-me:

“Saudações, prezadíssimo senhor Paiva Netto!

“Quando tive a felicidade de ler o seu livro “Meditadoj el la Animo” (“Reflexões da Alma”), lamentei não ter um livro de minha autoria para presenteá-lo em retribuição à sua bela obra. Agora foi publicado o meu primeiro em Esperanto, após as minhas duas obras editadas em Húngaro. Por meio dele, eu o saúdo. Meu livro tem como objetivo estimular os esperantistas para que eles também escrevam corajosamente sobre os mais diversos temas da vida, para demonstrar que o Esperanto é adequado a esse fim.

“De coração o saúda a autora de ‘Danco de Feinoj’ (Dança de Fadas)”.

Registro aqui meu agradecimento a essa nossa irmã em Humanidade.

MINO CARTA
Encontra-se no mercado editorial “O Brasil”, a mais nova obra do jornalista Mino Carta, diretor de Redação da revista “Carta Capital”. Com uma narrativa que se inicia a partir da morte de Getúlio Vargas, ex-presidente do Brasil, o livro tem o posfácio assinado por Alfredo Bosi, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL).  

O autor é também um exímio pintor. Lembro-me com satisfação da oportunidade que tive, em 17 de maio de 1994, de visitar a Exposição “Mino Carta — 40 Anos de Pintura”, no MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand). Com honra para mim, Mino Carta cortesmente acompanhou-me descrevendo cada um dos seus trabalhos. Aliás, um dos quadros preferidos do pintor, “Homem antes de ser avô”, está hoje em exposição permanente no Conjunto Ecumênico do Templo da Boa Vontade, em Brasília, a exemplo de outras expressivas obras dele: “O Político”, “Jardim”, “Estudo para uma anunciação” e “Paisagem 3”.

Aproveito para agradecer a dedicatória que me fez em seu “O Brasil”: Ao José de Paiva Netto, com o abraço mediterrâneo de Mino Carta”.


José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

Conselho Regional de Itajaí se reúne nesta quarta para discutir o combate à Farra do Boi

O Conselho de Desenvolvimento Regional de Itajaí vai se reunir nesta quarta-feira, dia 3, às 9h, no Auditório da Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras. Entre os assuntos da 2ª reunião Ordinária do CDR-Itajaí estão os resultados do combate à Farra do Boi, que ocorreu durante a Semana Santa na região.

Estarão presentes a presidente do Conselho, Eliane Neves Rebello Adriano; o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Planejamento, Túlio Tavares Santos; o gerente regional da Cidasc, João Carlos Batista dos Santos; e o Coronel da 3ª Região da PM, Atair Derner Filho. Prefeitos, líderes do poder legislativo, vereadores, membros da sociedade civil e imprensa da região também foram convidados a participar da reunião.

Polícia recupera veículos furtados e prende receptador em Itapoá

Agentes da Polícia Civil recuperaram um caminhão e uma caminhonete furtados. Os veículos foram localizados na região comercial da cidade, na Avenida Celso Ramos, na residência de Anderson Pacheco Alves, 29 anos, que foi preso em flagrante pelo crime de receptação. 

As investigações no local começaram quando foi apurado que um caminhão com as características de um veículo furtado circulava pelo bairro Itapema do Norte. O caminhão Mercedes Bens, modelo1620, foi encontrado em uma residência de fundos, atrás de estabelecimentos comercias. 

Durante a retirada do automóvel, foi encontrada uma caminhonete GM/Silverado no local, que após ser investigada, foi constatado que também havia sido furtada. 

Os veículos foram entregues aos seus respectivos proprietários e  Anderson foi encaminhado ao Presídio Regional de Joinville, onde permanecerá à disposição da Justiça.

Chuva provoca alagamentos em Blumenau

Funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos passaram a tarde de ontem fazendo serviços de limpeza de bocas de lobo por causa da forte chuva que atingiu a cidade no começo da tarde. Segundo informações da Defesa Civil, em uma hora e meia foram registrados 54 milímetros de chuva, metade do que era esperado para o mês. Com tanta água, em alguns pontos do município como nas ruas Antônio da Veiga, São Paulo, Joinville e Almirante Barroso , o sistema de drenagem não deu conta e foram registrados alagamentos. A solução seria trocar a tubulação ou ampliá-la, mas não há planos para isso.

Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Adilson Baher, o problema de alagamentos de ruas é corriqueiro. Quando há mais de 30 milímetros de chuva em um período curto, já se espera que as bocas de lobo e os tubos não deem conta de escoar toda a água rapidamente:

– As tubulações são antigas, estão obsoletas. Elas foram implantadas quando se tinham mais áreas permeáveis para a água escoar. Hoje, o solo está muito impermeabilizado e a água só tem a tubulação para escoar. Por isso ocorrem os alagamentos.

O secretário aponta que há duas soluções para o problema: trocar a tubulação por outra, de maior diâmetro e capaz de receber mais água, ou fazer uma paralela à existente. Entretanto, ele afirma que não há planos de se fazer melhorias.

Baher salienta que o trabalho feito ontem é paliativo. Para ele, a forma de minimizar os problemas está em pequenas ações do dia a dia, como não jogar lixo nas ruas e acondicionar os sacos de lixo em cestos.