Funcionários da Secretaria de Serviços Urbanos passaram a tarde de ontem fazendo serviços de limpeza de bocas de lobo por causa da forte chuva que atingiu a cidade no começo da tarde. Segundo informações da Defesa Civil, em uma hora e meia foram registrados 54 milímetros de chuva, metade do que era esperado para o mês. Com tanta água, em alguns pontos do município como nas ruas Antônio da Veiga, São Paulo, Joinville e Almirante Barroso , o sistema de drenagem não deu conta e foram registrados alagamentos. A solução seria trocar a tubulação ou ampliá-la, mas não há planos para isso.
Conforme o secretário de Serviços Urbanos, Adilson Baher, o problema de alagamentos de ruas é corriqueiro. Quando há mais de 30 milímetros de chuva em um período curto, já se espera que as bocas de lobo e os tubos não deem conta de escoar toda a água rapidamente:
– As tubulações são antigas, estão obsoletas. Elas foram implantadas quando se tinham mais áreas permeáveis para a água escoar. Hoje, o solo está muito impermeabilizado e a água só tem a tubulação para escoar. Por isso ocorrem os alagamentos.
O secretário aponta que há duas soluções para o problema: trocar a tubulação por outra, de maior diâmetro e capaz de receber mais água, ou fazer uma paralela à existente. Entretanto, ele afirma que não há planos de se fazer melhorias.
Baher salienta que o trabalho feito ontem é paliativo. Para ele, a forma de minimizar os problemas está em pequenas ações do dia a dia, como não jogar lixo nas ruas e acondicionar os sacos de lixo em cestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário