terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Operação Veraneio começa com reforço policial no Litoral Norte

A partir de terça-feira, as praias do Litoral Norte de Santa Catarina ganham reforço na segurança. Policiais militares de 12 cidades do Norte e do Planalto Norte integram a Operação Veraneio e se revezam em escalas durante a alta temporada para atender às praias de São Francisco do Sul, Balneário Barra do SulItapoá e Barra Velha.

O reforço será diário até o Carnaval, no dia 9 de fevereiro. Após a festa, o movimento de turistas normalmente diminui e o reforço passa a ser apenas nos finais de semana, até 28 de fevereiro. Em datas festivas (NatalRéveillon e Carnaval) e finais de semana, o reforço será de aproximadamente 200 policiais militares. Nos outros dias, cerca de 100 policiais militares de toda a região são deslocados às praias. 

O coronel Benevenuto Chaves Neto, comandante da 5ª Região da Polícia Militar, tranquiliza os moradores de Joinville com relação ao policiamento da mais populosa cidade do Estado. Ele garante que o efetivo não estará defasado, já que boa parte dos joinvilenses costuma passar o período de férias no litoral. Além disso, ressalta que as estatísticas apontam queda da criminalidade nesta época do ano. 

Em Joinville, a atenção das polícias ficará voltada para as casas que ficam fechadas. Por isso, a PM mobiliza equipes na Operação Viagem Segura. Os moradores que se inscreveram no programa terão reforço garantido de rondas nas ruas de suas casas. O objetivo é evitar os crimes de furto. 

— A parcela do efetivo de Joinville (que vai para a operação) acompanha a de população que vai passar as férias na praia. Trabalhamos com essa lógica. Nós vamos diminuir o efetivo aqui, mas não ao ponto de provocar risco. Comparado a outros anos, (nessa época) diminui a violência contra a pessoa. A preocupação é de crimes contra o patrimônio, pois a população acaba deixando a casa desguarnecida. Neste caso, existe a atuação da Viagem Segura — destacou.

De acordo com o chefe da seção operacional da 5ª Região, major Ricardo Ribeiro, um dos aspectos de destaque do turismo catarinense no verão é justamente o reforço da segurança nas praias. Embora os roteiros atraiam turistas de fora do Estado, boa parte dos visitantes é formada por moradores da própria região, o que justifica o reforço policial, segundo o major. 

As equipes se revezarão em policiamento tático, a pé, com viaturas, de bike e cavalaria. Operações preventivas serão organizadas por meio de barreiras e nos grandes eventos.