terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Doe vida



Paiva Netto

Não há nada mais valioso na Terra do que a existência humana. No planeta, somos os únicos seres conscientes da finitude física, embora prossigamos nossa jornada de aprendizado, no âmbito espiritual, após o fenômeno chamado morte. A partir do momento que valorizamos a vida desde o seu estágio físico, construímos, verdadeiramente, uma Sociedade Solidária Altruística Ecumênica.

A doação de sangue, aplaudível vereda que aproxima o ser humano de sua humanidade, é indispensável em favor de tantos que lutam para sobreviver.



DOE SANGUE TAMBÉM NO CARNAVAL

No Brasil, em período de férias e feriados, a exemplo do carnaval, justamente quando ocorrem mais acidentes de todo tipo, cresce a demanda por sangue e diminui o número de doadores. Um cálculo cujo saldo preocupa os hemocentros do país.



DÉFICIT NACIONAL

Em entrevista ao programa “Sociedade Solidária”, da Boa Vontade TV (canal 23 da SKY), a dra. Selma Soriano, médica hematologista e hemoterapeuta da Fundação Pró-Sangue de São Paulo, fez um apelo: “Que a população antes de tirar férias, de sair em viagem, faça a sua doação de sangue. Normalmente, a demanda de sangue em feriados aumenta em torno de 30%, e a doação cai em torno de 40%. Daí trabalharmos sempre com os estoques no limite. Desse modo, priorizamos o atendimento de urgência (...)”.

A transfusão de sangue é imprescindível não somente no socorro às vítimas de graves acidentes, de catástrofes como deslizamentos de terra, inundações etc. A dra. Selma explica: “Precisamos, e muito, de doações de sangue no tratamento de pacientes que estão em Unidade de Terapia Intensiva; para os que lutam contra o câncer que, às vezes, carecem de reposição de sangue; e para os pacientes de transplante de órgãos. No caso de doenças congênitas, temos a hemofilia. Isso sem falar nas cirurgias. Nas de grande porte, 60% delas necessitam de transfusão de sangue”.

Segundo o Ministério da Saúde, 3,5 milhões de pessoas doam sangue anualmente no Brasil. Está longe de ser o ideal, já que deveríamos ter cerca de 5,4 milhões de doadores. Para suprir esse déficit são feitas campanhas de apelo à sociedade. “Temos 1,8% da população brasileira que doa sangue, e a gente deveria estar entre 3% e 5%. Faltam componentes sanguíneos para algumas situações específicas”, revela a hematologista.



MINUTOS QUE SALVAM

Que essa ação caritativa se torne um hábito saudável e permanente, já que é algo que não exige sacrifício algum. “Entre a pessoa chegar a um banco de sangue e fazer a sua doação, ela permanece de 40 a 50 minutos no máximo. O ato em si, propriamente dito, leva apenas 7 minutos”, afirma a dra. Selma.

Inúmeros são os postos de coleta no Brasil. No site www.prosangue.sp.gov.br, você encontra vários deles e se informa quanto aos requisitos básicos para ser um doador de sangue.

Eis nosso contributo no esclarecimento geral a respeito desse importante assunto. Doar sangue, gesto que merece o devido apoio de todos, pode ser a própria salvação do ofertante amanhã.


José de Paiva Netto é jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Bando tenta explodir caixa eletrônico em Camboriú

Quatro assaltantes tentaram explodir um caixa eletrônico na madrugada desta terça-feira na empresa Distriboi, em Camboriú. A ação ocorreu por volta das 2h, quando dois dos bandidos, que estavam armados, renderam os vigias e os mandaram deitar no chão.


Enquanto isso, o grupo instalou bananas de dinamite no equipamento do Banco do Brasil. No entanto, eles foram surpreendidos pelo alarme do estabelecimento. Diante do barulho, o bando fugiu e não foi localizado.

A Polícia Militar (PM) chegou minutos depois ao local e encontrou apenas os vigias. Um policial civil da delegacia de Camboriú, especializado em trabalho com explosivos, conseguir desativar o artefato.

Operação Alegria em Itajaí

Durante o terceiro dia da Operação Alegria, realizada por agentes da Coordenadoria de Trânsito (CODETRAN) e policiais civis, foram registrados cinco ocorrências por embriaguez, 11 motos e 12 veículos foram removidos, oito habilitações e 10 documentos de veículos foram retidos.

A ação de segurança teve início na sexta-feira (17) e segue até o meio dia da próxima quarta-feira (22). Durante os dias de festejo de Momo, estão sendo feitas blitze nas entradas e saídas da cidade e nos acessos às praias do município. Nos locais onde ocorrem as festas de carnaval também há barreiras. Em todas as blitze e barreiras estão sendo verificados a documentação dos automóveis, documentos pessoais e sinais de embriaguez nos condutores.

Para garantir a tranquilidade e segurança dos foliões e da comunidade itajaiense em geral, a CODETRAN atua em regime de plantão com 25 agentes em parceria com policiais civis.



Idoso é encontrado amarrado e morto dentro de casa em Rio do Sul

Leopoldo Voss, 70 anos, foi encontrado morto dentro de casa na manhã de segunda-feira na Rua Dom Pedro II, no Bairro Canoas, em Rio do Sul. Ele estava com os braços e pernas amarrados e amordaçado, segundo a Polícia Militar. No entanto, nenhum sinal aparente de violência foi encontrado no corpo dele.

Durante revista feita pelos policiais, foi constatado que nenhum objeto tinha sido levado do local. Segundo a PM, a residência estava fechada pelo lado de fora.

Caixa eletrônico é explodido em Porto Belo

Já o caixa eletrônico que fica junto ao posto de combustíveis Angeloni, às margens da BR-101, em Porto Belo, foi alvo de um ataque com explosivos na madrugada desta segunda-feira.

Os bandidos estavam fortemente armados, com fuzis, pistolas e metralhadoras. Funcionários do posto foram rendidos e um carro do Departamento Estadual de Administração Prisional (Deap) teria sido atingido por dois tiros durante a ação.

Segundo o diretor do órgão, Leandro Soares Lima, o veículo passava pela BR-101, em direção a Blumenau, quando ocorreram os disparos. Balas atingiram a lataria do carro, próximo às rodas. Havia agentes no veículo, mas nenhum deles se feriu.

A polícia acredita que os assaltantes tenham atirado porque pensaram se tratar de um veículo da Polícia Civil ou Militar. Os disparos teriam ocorrido logo após a explosão do terminal eletrônico, que pertence ao banco Bradesco.

Quatro bandidos, com os rostos cobertos por balaclavas, haviam rendido frentistas e um vigia, que teve a arma – um revólver calibre 38 – tomado pelos assaltantes. Os funcionários foram fechados em salas e disseram à polícia terem ouvido duas explosões, antes dos bandidos fugirem. Eles teriam levado cerca de R$ 30 mil. Outros R$ 20 mil ficaram espalhados no local.

O funcionário de uma borracharia próxima, que presenciou toda a ação, morreu de infarto logo após a fuga dos assaltantes.

Vereador de Governador Celso Ramos é detido por dirigir embriagado

O vereador de Governador Celso Ramos, Gidalte Mafra (PP) foi detido, na noite deste domingo, depois de tentar atropelar um policial militar para escapar de uma barreira na cidade. Segundo o Boletim de Ocorrência lavrado na Delegacia Policial de Biguaçu, o vereador estava dirigindo embriagado.

Gildalte se recusou a passar pelo teste do bafômetro e foi liberado pelos policiais. Na manhã desta segunda-feira o vereador compareceu a DP de Biguaçu para retirar a Hilux que permaneceu detida durante toda a noite.

Marcílio Dias tem novo técnico

A diretoria do Marcílio Dias anunciou na noite desta segunda-feira o nome do novo técnico para comandar o clube, lanterna do Catarinense 2012. José Galli Neto substitui Ronaldo Alfredo, demitido após a derrota do Marinheiro por 1 a 0 frente ao Camboriú, sábado.

Esta será a segunda troca de treinador desde o início do campeonato, em janeiro.

Galli Neto já comandou o Avaí e Joinville nas passagens pelo futebol catarinense. Deixou o Marília-SP no início do mês. Ele se apresenta nesta quarta-feira pela manhã em Itajaí.