Os bancários do Litoral Norte catarinense também vão aderir à greve da categoria, marcada para iniciar nesta terça-feira por tempo indeterminado. Os profissionais rejeitaram os 7% de aumento salarial propostos pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) na semana passada, e reivindicam reajuste de 12,5%. Em Itajaí, apenas o Banco do Brasil não definiu se irá paralisar as atividades.
A diretora e secretária do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Itajaí e região, Vilma Lea Rebello, explica que os profissionais querem 5% de ganho real e a atual proposta prevê apenas 0,6%.
Em Balneário Camboriú e região, o presidente do sindicato Cristiano Antunes, afirma que os bancários reivindicam ainda a contratação de mais funcionários, participação mais justa nos resultados, fim do assédio moral e das metas abusivas, entre outras questões.
As agências que vão aderir à greve em Balneário e região devem ser definidas em uma assembleia na segunda-feira. Bombinhas e Porto Belo fazem parte do sindicato dos bancários de Florianópolis e também entrarão em greve na terça.
Neste sábado está agendada uma nova rodada de negociação entre a Fenaban e a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT). Com a paralisação, apenas os caixas eletrônicos dos bancos estarão funcionando.