quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Itajaí discute Programa “Mais Educação”

Coordenadores do Programa “Mais Educação” de 16 municípios estarão reunidos nesta quarta-feira (29) em Itajaí para um encontro técnico sobre o Programa. A reunião inicia às 09h30, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

O programa Mais Educação, financiado pelo Governo Federal, desenvolve políticas de educação integral. O programa é executado através de atividades optativas que ocorrem no período contrário as aulas na área de esporte, lazer, cultura, apoio pedagógico, artes, cultura digital entre outras.

O encontro desta quarta-feira (29) contará com membros da Secretaria Estadual de Educação, representantes dos municípios de Balneário Camboriú, Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Luís Alves, Navegantes, Penha, Criciúma, Florianópolis, Maravilha, Caçador, Rio do Sul, São José, Tubarão, além do Coordenador do Programa em Itajaí, professor Wladimir Roslindo.

Cronograma

A partir das 10 horas, a Coordenadora Estadual do Programa, Vânia Santos Ribeiro, apresentará o Painel “Mais Educação 2012/SC”. Neste momento, os gestores poderão esclarecer dúvidas acerca do programa e compartilhar experiências de como anda a educação nos municípios.

No início da tarde, a Coordenadora Técnica da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Vanzuita, falará sobre a Educação Integral em Itajaí. Além de encaminhamentos para a próxima reunião, os visitantes farão uma visita à Associação Náutica de Itajaí (ANI) para que conheçam as aulas de remo, uma das modalidades oferecidas às crianças da Rede Municipal de Ensino no contraturno escolar.

Neste ano, o Programa Mais Educação terá novidades. Em Itajaí, serão 14 escolas contempladas, totalizando um atendimento a 1.400 alunos que participarão de aulas de letramento, matemática, teatro, música, meio ambiente, recreação, além de práticas esportivas.

A educação em tempo integral é uma ação prioritária em Itajaí. Conforme o Secretário, manter os estudantes na escola é uma forma de afastá-los das ruas, das drogas e da marginalidade. Além do Programa Mais Educação, a Secretaria Municipal de Educação atende mais mil alunos em sete Núcleos Educacionais de Contraturno com atividades de educação integral.



Mulheres Cidadãs

Paiva Netto

De 27 de fevereiro a 9 de março de 2012, na Sede da ONU, em Nova York/EUA, ocorre a 56a sessão da Comissão do Status da Mulher. No ensejo, a LBV apresenta recomendações para as autoridades participantes.

Na revista “Boa Vontade Mulher” — preparada para o evento — defendo que o futuro do mundo depende essencialmente da atenção e da magnanimidade de suas mulheres. Temos extraordinários exemplos delas em todos os países, desde as mais destacadas às mais simples, a começar pela mais singela das mães. Aqui exalto, por oportuno, a grandeza da doceira de Goiás, no vasto interior do Brasil, e exímia poetisa Cora Coralina (1889-1985). Tendo apenas instrução primária, ela publicou seu primeiro livro aos 75 anos de idade. A escritora tem seu rosto retratado no painel “A Evolução da Humanidade”, no Salão Nobre do Templo da Boa Vontade, situado em Brasília/DF, Brasil. Disse a saudosa Cora: “Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina”.

É o talento do povo bem instruído e espiritualizado que transforma miséria em riqueza! A fortuna de um país situa-se, antes de tudo, no coração solidário e na consciência esclarecida de sua gente. É neles que se encontra a capacidade criadora. É assim em todas as nações. Há muito levantara-se Benjamin Franklin (1706-1790) para dizer: “A verdadeira sabedoria consiste em promover o bem-estar da Humanidade” (...).


PERY RIBEIRO

Diz velho aforismo popular que “filho de peixe, peixinho é”. Essa máxima foi demonstrada no talento de um dos maiores expoentes do canto popular brasileiro, com destaque para a Bossa Nova, o amigo e cantor Pery Ribeiro que voltou à Pátria Espiritual na manhã da última sexta-feira, 24/2, aos 74 anos. Filho de Dalva de Oliveira (1917-1972) e Herivelto Martins (1912-1992), foi o primeiro intérprete da famosa composição “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, nos idos de 1963.

O saudoso Pery Ribeiro gostava muito de ir ao Templo da Boa Vontade: “Cada vez que vou a Brasília, jogo as malas no hotel, vejo se tenho ensaio, pego um táxi e vou lá para o TBV, pois quero me energizar. Ali não importa de qual religião você é. O importante é estar dentro da Pirâmide e se energizar pelo que ela lhe oferece. E quando sai, a gente se sente leve, é uma sensação muito gostosa, de energia interior forte”. Durante entrevista ao programa “Samba e História”, da Boa Vontade TV (Canal 23 da SKY), Pery fraternalmente se expressou. O registro vem na revista Boa Vontade, edição 202, de junho de 2005: “Quero mandar um abraço ao Paiva Netto. Eu o conheci há muitos anos, na época do grande Alziro Zarur, e o Paiva deu continuidade à LBV. É algo maravilhoso. Sei que ele gosta muito de mim e eu gosto muito dele. Temos uma admiração mútua e desejo que Deus lhe dê vida longa para continuar essa Obra maravilhosa, a qual ele deu prosseguimento de uma forma magistral e divina”.

Estimado Pery, a recíproca é verdadeira. Que o Pai Celestial o ilumine na nova jornada de sua existência, confortando o coração de seus entes queridos. Os mortos não morrem.


VIOLÊNCIA QUE ASSUSTA

Estamos consternados com o ato de violência praticado contra dois moradores de rua, no sábado, 25/2, em Santa Maria/DF. Conforme noticiou a mídia, um grupo de jovens ateou fogo nos mendigos enquanto dormiam. Depois de internados, um dos sem-teto, de 26 anos, faleceu no domingo, e o outro, de 42 anos, permanecia, até o fechamento desta coluna, em estado grave. Tamanha desumanidade requer dos órgãos constituídos e da sociedade urgentes medidas de prevenção. Um episódio que chama aos brios nossa condição de humanos.



José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Prefeito Piriquito confirma saída da Amfri

O prefeito Edson Piriquito confirmou que o município não faz mais parte da Associação dos municípios da Foz do Rio Itajaí. "Os motivos são administrativos", disse.

Piriquito explicou não ter motivos pessoais, mas que administrativamente a cidade não tem mais interesse em participar da Amfri. A cidade não passará mais recursos para a entidade.

O prefeito falou que aproximadamente são investidos R$ 600 mil por ano na instituição e que este dinheiro pode ser melhor investido em obras na cidade. “Não é nada pessoal. O retorno administrativo pra cidade é mínima, não interessa”, definiu.

A Amfri congrega 11 municípíos da Foz do Rio Itajaí-Açu. Os dois maiores mantenedores da instituição são Itajaí e Balneário Camboriú.

Naca e Lelê são mortos no Cadeião de Itajaí

Os marginais conhecidos como Naca e Lelê foram mortos no interior do Cadeião do Matadouro (Bairro Nossa Senhora das Graças), localizado na Rua Pedro José João. Naca era o chefe de uma quadrilha que foi desarticulada e condenada pela Justiça.

Os corpos de Luiz Henrique da Silva Souza, o“Naca”, e Leandro Melo Batista, o Lelê", foram localizados por volta de 18h24 desta segunda-feira (27), quando os agentes prisionais estavam entregando o café e iriam fazer a recontagem dos presos.

Um dos internos estava na Galeria D, cubículo 13, deitado esticado e coberto. O outro estava na Galeria C, cubículo 15 encontrado da mesma forma.

Ambos foram mortos com estocadas de espeto artesanal no pescoço e peito. Os espetos utilizados nas mortes foram encontrados próximo aos corpos.

Em julho do ano passado a quadrilha do “Naca” foi desarticulada com a prisão de todos os envolvidos. Os envolvidos eram responsáveis pelos envolvidos no comércio de drogas na região de Camboriú e Balneário Camboriú.

A operação foi coordenado pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Balneário Camboriú, com apoio de Policiais do SAER, DIC de Itajaí, COP de Florianópolis, SIC de Itapema, SIC de Camboriú e SIC de Balneário Camboriú.

Neste ano eles foram julgados e condenados. De acordo com a decisão judicial, a maior condenação foi para Leandro da Silva Souza, com 10 anos, 10 meses e 20 dias de reclusão, em regime fechado.

Ricardo Correa, Adular Dreher e Dérick Santos Waltrick foram condenados a 10 anos e 8 meses de reclusão, também em regime fechado.

Luiz Henrique da Silva Souza recebeu a pena de 8 anos e 6 meses de reclusão. Todos foram condenados por tráfico de drogas e associação para o tráfico.

Já o marginal Leandro Melo Batista, o Lelê, estava envolvido com o tráfico de drogas nos municípios de Itajaí e Navegantes e havia sido preso em diversas oportunidades pela polícia.

As investigações tentam saber se as duas mortes estão relacionadas, já que ocorreram em celas distintas.

O delegado regional, Rui Garcia, informa que o Departamento de Investigações Criminais já está em ação.

Acidente no Planalto Serrano mata uma mulher e deixa três crianças feridas

Um acidente na BR-282 envolvendo um caminhão Scania de Concórdia (Oeste de Santa Catarina) e um Fiesta de Marau (Norte do Rio Grande do Sul) terminou em morte. A colisão ocorreu por volta das 10h30min de terça-feira no km 183,9 da rodovia, em Bocaína do Sul no Planalto Serrano de SC.

Tânia Tereza Silviane Rodrigues, de 49 anos, passageira do Fiesta de Marau, não resistiu aos ferimentos da colisão e faleceu. No carro, havia três crianças — de 9, 10 e 11 anos — e todas elas ficaram gravemente feridas. Os motoristas do caminhão e do carro tiveram lesões leves e passam bem.

Servidores públicos de Navegantes não terão mais gratuidade no transporte coletivo

A partir de março, funcionários públicos de Navegantes não terão mais gratuidade ao utilizar o transporte coletivo da Auto Viação Rainha. A decisão ocorreu em virtude do término do contrato entre município e empresa.

O contrato, que acabou em fevereiro, possuía uma cláusula concedendo transporte gratuito aos servidores públicos como, por exemplo, professores e fiscais de transporte coletivo no deslocamento de casa até o local de trabalho.

A Rainha opera no município, pois detém autorização do Deter para fazer o transporte intermunicipal de passageiros. Atualmente, não há vínculo contratual entre a cidade e a empresa Rainha. A nova licitação para concessão dos serviços de transporte coletivo será lançada em breve.