segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Inscrições para 1ª Copa Papa Siri Futsal seguem até esta terça-feira (24)

As inscrições para as equipes interessadas em disputar a 1ª Copa Papa Siri de Futsal seguem até esta terça-feira (24). O evento faz parte da programação dos Eventos de Verão da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) de Itajaí.

A inscrição custa R$ 1.000,00 por equipe e a premiação do evento terá troféus, medalhas e dinheiro. Haverá, ainda, prêmios especiais para o artilheiro do evento, goleiro menos vazado, atleta destaque e troféu disciplina.

Interessados devem fazer a inscrição na própria FMEL, localizada na Rua Alberto Werner, próximo à Prefeitura. Para maiores informações, contatos podem ser feitos no telefone 3348-1330.

62 anos de amor ao próximo


Em 1º de janeiro, Dia da Confraternização Universal, a Legião da Boa Vontade (LBV) completou 62 anos. Alicerçada em um forte sentimento de solidariedade, a Instituição desenvolve um contínuo e amplo trabalho em prol dos menos favorecidos. A preocupação da LBV abrange todas as etapas de vida do ser humano, isto é, desde o ventre materno à terceira idade, com um diferencial: os valores de Espiritualidade Ecumênica, aplicados em tudo o que empreende.

A Legião da Boa Vontade está presente em dezenas de cidades brasileiras, e suas unidades transformam a vida das famílias atendidas.Atua por meio de programas socioassistenciais, realizados nos Centros Comunitários e nos lares para idosos;de ações educacionaiscolocadas em práticanas escolasda Instituição;e, ainda, de atendimentos emergenciais em situações de calamidades. Em qualquer desses casos, as pessoas encontram na LBV o amparo de que necessitame têm a certeza de que não estão sós.

Do Brasil para o mundo, um novo modelo de educação.
O diferencialdesse trabalhoencontra-se, em especial, na Pedagogia do Afeto e na Pedagogia do Cidadão Ecumênico, que compõem a linha educacional criada pelo diretor-presidente da LBV, o jornalista e educador José dePaiva Netto, e aplicada diariamente, com sucesso, nas unidades da Instituição.

Essa proposta considera a formação intelectual de excelência das pessoas sem perder de vista o sentimento, isto é, vai além de ensinar as competências e habilidades exigidas pela sociedade, demonstraa importância dos valores fraternos para a construção de um mundo melhor. É por isso que nas escolas e nosCentros Comunitários da LBV, junto ao suporte necessário (alimentação, saúde, esporte, cultura e, claro, educação) para o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens, é feito um trabalho preventivo contra a violência, o bullying, o preconceito e outros problemas.

Pelo trabalho que tem realizado ao longo dessas seis décadas, a LBV tornou-se referência internacionalem Educação com Espiritualidade Ecumênica.Associou-se, em 1994,à Organização das Nações Unidas (ONU), integra o Departamento de Informação Pública (DPI), a Conferência das Organizações Não Governamentais com Relações Consultivas para as Nações Unidas (Congo) e o Conselho Econômico e Social (Ecosoc).Neste último, obteve, por unanimidade, o status consultivo geral, que lhe dá o direito de participar das reuniões de todas as áreas do organismo, com voz atuante nas recomendações de políticas públicas internacionais.

Os excelentes resultados obtidos na educação decrianças, adolescentes e jovens fizeram com que a Legião da Boa Vontade fosse convidada a apresentar essa pedagogia no mais importante encontro anual da ONU sobre assuntos socioeconômicos: a Reunião de Alto Nível (High-Level Segment), do Ecosoc. O evento, ocorrido em julho de 2011, em Genebra, na Suíça, serviu para que ministros e embaixadores do mundo inteiro pudessem conhecer práticas e exemplos de sucesso a fim de que possam reproduzi-losem seus países.Vale ressaltar que a LBV replica esse modelo na Argentina, na Bolívia, nos Estados Unidos da América, no Paraguai, em Portugal eno Uruguai.

Para obter outras informações sobre o trabalho sexagenário da Legião da Boa Vontade, basta acessar o sitewww.lbv.org.br ou ligar para o tel. (11) 3225-4500.

Começou bem. Camboriú estreia com vitória na primeira divisão

O Camboriú iniciou a participação no Campeonato Catarinense da primeira divisão com o pé direito. Venceu o Joinville por 1 a 0 na noite deste domingo (22).

Com um gol de Peixoto, aos 32 minutos do primeiro tempo, os visitantes conseguiram sustentar a pressão tricolor na segunda etapa e conquistaram sua primeira vitória na elite estadual.

A partida começou equilibrada com maior posse de bola do Joinville. Apesar disso, o Tricolor não tinha sucesso nas ações ofensivas.

Com o desperdício das oportunidades dos donos da casa, o Camboriú cresceu e levou perigo à defesa do adversário nas jogadas de contra-ataques e de bola parada.

Com uma marcação mais forte, o Camboriú teve a primeira chance de gol aos 14 minutos. Depois de cobrança de falta, Rodolfo assustou o goleiro Ivan ao chutar rasteiro para o gol. A bola passou ao lado da trave e foi para fora. O Joinville errava muitos passes e dava espaço para o adversário crescer no jogo.

O Camboriú tomou conta das jogadas ofensivas e abriu o placar aos 32 minutos. Geninho cobrou a falta, Peixoto subiu mais alto do que os zagueiros e desviou para o fundo das redes.

Mesmo com o resultado positivo, o time continuou pressionando o JEC e desperdiçou outras oportunidades de ampliar o placar ainda no primeiro tempo.

A segunda etapa começou movimentada. Logo a um minuto de partida, Bruno Rangel chutou para o gol e Cairo evitou o empate tricolor.

O JEC era mais ofensivo e criava mais chances de perigo. Aos 10, Eduardo fez jogada individual, driblou os marcadores e chutou forte com o pé esquerdo. A bola passou raspando a trave e foi para fora.

O Camboriú respondeu aos 13 minutos. Renan cruzou para a área e Maílson, livre na área, chutou para fora. O JEC pressionava o time adversário, mas não tinha sucesso nas finalizações.

Aos 24, Ramon tabelou com Gilton, que lançou Lima. O atacante chutou de fora da área e a bola passou perto da trave, mas foi para fora.

A pressão do time da casa era grande e, aos 33, o Joinville quase empatou. Gilton cruzou para a área e Lima, de frente para o gol, deu um toque fraco na bola. Cairo se antecipou e fez a defesa para salvar o Camboriú.

Aos 41, o atacante Lima foi expulso depois de receber o segundo cartão amarelo, o que dificultou a busca pelo empate. Fim de jogo, vitória dos visitantes por 1 a 0

Brusque estraga a festa de aniversário do Metropolitano e vence por 1 a 0

No dia em que o Metropolitano comemorava 10 anos de fundação, foi o Brusque que saiu do gramado em clima de festa. Com um gol de Tiago Maestri aos 40 minutos do segundo tempo, o Brusque venceu o clássico do Vale, em Blumenau, no estádio do Sesi.

Na estreia do Estadual, o Metropolitano terminou o primeiro tempo melhor. No segundo tempo, o equilíbrio marcou a partida.

O Metropolitano insistia pelas laterais e o Brusque tentava o contra-ataque. Na base da velocidade, Tiago Maestri saiu na cara do goleiro Flávio e marcou o gol da vitória.

Chapecoense vence Avaí por 1 a 0 em Chapecó

Na partida de estreia no Campeonato Catarinense 2012 a Chapecoense foi quem se deu melhor. Venceu o Avaí por 1 a 0, na tarde deste domingo, 22, na Arena Condá. O confronto marcou também a estreia do técnico Gilberto Pereira, 46 anos, no Catarinense e o reencontro de Mauro Ovelha com seu antigo time.
Dentro de campo no primeiro tempo, foram poucas as jogadas que empolgaram os mais de 4 mil torcedores que acompanharam a partida. As duas equipes sentiram a falta de entrosamento, normal no início de temporada.

Os dois times voltaram com a mesma formação para o segundo tempo. Quem mexeu primeiro foi Gilberto Pereira, que tirou João Paulo e colocou Nicolas. Na sequência, Mauro Ovelha tirou Leandro Silva que se machucou após uma dividida com Nicolas.

O zagueiro Fabiano, um dos três remanescentes da Chapecoense no time titular, mas que fazia sua estréia em Campeonatos Catarinense, marcou o gol da vitória aos 25 minutos do segundo tempo. Ele aproveitou a cobrança de escanteio de Gilberto Matuto e cabeceou forte marcando o primeiro gol dele como profissional e do time na competição.

Funcionárias que forjaram assalto em lotérica de Navegantes já estão no Presídio de Itajaí

O suposto assalto seguido de incêndio em uma lotérica no Centro de Navegantes está sendo investigado pela Polícia Civil. Na tarde de sexta-feira, horas depois do ocorrido, duas funcionárias do estabelecimento, de 20 e 28 anos, foram presas pela Polícia Militar. Elas teriam confessado a farsa do crime. Na casa de uma delas, a PM encontrou a quantia de R$14 mil, que teria sido levada da lotérica. As duas estão no Presídio de Itajaí, no Bairro Nossa Senhora das Graças.

A primeira versão dos fatos seria a de que homens em uma motocicleta teriam rendido uma das funcionárias e a obrigado a entrar na lotérica. Depois, a trancaram no banheiro para efetuar o roubo. Antes de ir embora, os assaltantes teriam ateado fogo no estabelecimento.

Os policiais e o proprietário da lotérica desconfiaram da versão das funcionárias, pois dentro do cofre que não foi atingido pelo fogo, não havia dinheiro, mas sim envelopes contendo pedaços de papel em branco. Durante o interrogatório, as duas teriam confessado o assalto forjado com a ajuda de dois homens, que estão sendo procurados.

Segundo a Polícia Militar, a intenção das funcionárias era ficar com o dinheiro arrecadado na lotérica no dia anterior. No cofre, elas teriam substituído o dinheiro dos envelopes por pedaços de papel. A ideia era fazer parecer que toda a quantia havia sido perdida no incêndio.

O caso continua sendo investigado. Mais testemunhas do crime serão ouvidas ao longo da semana.

Sol e calor se mantêm nesta segunda-feira em Santa Catarina, mas há chance de chuva isolada

A massa de ar quente, responsável pelo fim de semana de sol, continua trazendo calor a Santa Catarina nesta segunda-feira. A previsão indica chuvas isoladas e raios entre a tarde e a noite.

O Planalto Norte, Litoral Norte e Vale do Itajaí podem ter nebulosidade e chuva fraca na madrugada e início da manhã. O vento é de fraco a moderado e sopra do Nordeste e Norte, com rajadas.

A região litorânea tem as temperaturas mais elevadas do Estado, com máximas de 34ºC no Litoral Sul e Norte. A mínima é de 14 ºC no Planalto Sul.

Padre é encontrado morto em Navegantes

O frei Geraldo Antonio Freiberguer foi encontrado morto em um apartamento na avenida Cirino Adolfo Cabral, no bairro Gravatá, por volta das 18h deste domingo (22). Segundo os técnicos do Insituto Médico Legal de Itajaí, que resgataram o corpo, a morte pode ter acontecido há pelo menos cinco dias.

A morte teria sido natural. O corpo foi encontrado no sofá e apresentava adiantado estado de decomposição.

Geraldo Antônio Freiberger nasceu em Jaraguá do Sul, em 10 de dezembro de 1934. Ele trabalhou em Gaspar por nove anos, de 1971 a 1980, retornando em 2007, quando foi pároco da igreja Matriz São Pedro Apóstolo de Gaspar.

Também atuou em Lages e foi pároco em Vila Velha, no Espírito Santo.

Geraldo ingressou na ordem no dia 19 de dezembro de 1957. Fez a profissão solene no dia 2 de fevereiro de 1962 e foi ordenado sacerdote no dia 14 de dezembro de 1963.

Acusado de diversos crimes é encontrado morto em Itajaí

Geovani Mamberg Vatrin, 18 anos, foi encontrado morto na manhã deste domingo. O corpo estava nas águas do rio Itajaí-açu, na região da Volta de Cima, entre os bairros Espinheiros e Salseiros.

Geovani vinha sendo investigado pela polícia. Era acusado por envolvimento em roubos de carros, furtos e tráfico de drogas.

O corpo apresentava ferimentos na cabeça. A polícia acredita que o crime tenha sido em acerto de contas com outros marginais.

Adolescentes são detidos após arrombar caixa eletrônico em Garuva

Três jovens de Joinville, dois de 17 e um de 16 anos, foram detidos na madrugada deste domingo, em Garuva, na região Norte, ao arrombar um caixa eletrônico do Banco do Brasil.

Segundo a Polícia Militar, eles usaram um maçarico para abrir o equipamento e conseguiram retirar R$ 11 mil em notas de R$ 50 da máquina, mas foram pegos ainda na agência, no Centro da cidade, por volta das 5 horas.

Segundo o delegado Eric Uratani, por serem menores, não terem cometido um ato de violência contra outras pessoas e confessarem o crime, os três jovens foram liberados, mas vão responder pelo ato infracional perante a Justiça.

Dependendo da decisão judicial, podem ficar internados por até três anos em um centro para menores. Os jovens já teriam outras passagens criminais.

A PM chegou até os três após denúncia anônima. Os rapazes abriram a porta da agência com uma chave de fenda e, como não há alarme que dispara no local, tiveram tempo para agir.

Perseguição policial na saída da Festa Pomerana termina em morte

O último final de semana da Festa Pomerana foi marcado por um grave acidente. Às 3h25min de sábado, na saída da festa, um policial militar percebeu que havia muita gente entrando no veículo Gol, placas de Blumenau. Eram seis pessoas. Ele tentou abordar o motorista, mas ele não obedeceu.

Fugiu do local, furou mais uma barreira policial, furou o sinal vermelho em dois semáforos e passou por uma lombada física em alta velocidade batendo de frente com um poste. Um dos passageiros morreu na hora. Marcio Aparecido Miguel Silva, 34 anos ficou preso às ferragens e não resistiu.

Segundo a PM, o condutor do veículo, Edson Batista Correia, 21 anos, foi conduzido à Delegacia. Ele estaria sem carteira de habilitação e pode responder por homicídio culposo.