A expectativa das autoridades colombianas é de que os corpos das vítimas do desastre aéreo com a delegação da Chapecoense na Colômbia sejam liberados às 16h de sexta-feira, no horário local, em um voo que deve demorar 12 horas até Chapecó. A informação foi confirmada pelo ministro de Relações Exteriores do Brasil, José Serra, em coletiva nesta quinta-feira, em Medellín.
O chanceler brasileiro comentou que a liberação ocorre de forma mais lenta do que o previsto inicialmente por se tratar de um procedimento que envolve dezenas de vítimas e tem várias etapas, o que resultou em imprevistos.
— As autoridades colombianas trabalharam com expectativas muito otimistas de liberação dos corpos, o que não se confirmou — afirmou.
Na sexta, sairão três aviões da Força Aérea Brasileira de Medellín, em horários próximos, em direção a Chapecó. Eles farão uma parada técnica em Manaus (AM) para reabastecimento. Quanto ao horário da saída dos voos em direção ao Brasil, Serra destacou que é preciso "prudência" e que "não se descarta que novos imprevistos aconteçam".
Também estava sendo organizada pelas autoridades locais uma carreata fúnebre como mais uma homenagem do povo colombiano às vítimas, acompanhando o cortejo até o aeroporto. Ainda não está confirmado se isso acontecerá com a mudança de planejamento, mas já é certo que haverá uma pequena cerimônia no momento do embarque dos corpos.