sábado, 28 de setembro de 2013

Chuva deixa mais de 80 famílias desabrigadas no Planalto Norte

A chuva forte que atingiu os municípios do Planalto Norte no início da tarde deste sábado voltou a elevar o nível dos rios. As cidades de Canoinhas e Três Barras estão em situação de alerta. O nível do rio Canoinhas, que corta os municípios está seis metros e meio acima do normal.

De acordo com a Defesa Civil, a água já atingiu o bairro Campo da Água Verde em Canoinhas, onde 13 famílias estão desabrigadas e mais de 150 desalojadas. Os desabrigados foram levados para a Escola Rodolfo Zipperer e para o Centro Social da Associação de Moradores do bairro Campo da Água Verde. 

Já em Três Barras a água do rio Canoinhas atingiu os moradores do bairro São Cristóvão. Até a noite deste sábado 70 famílias estavam desabrigadas e cerca de 20 desalojadas. As famílias estão abrigadas no ginásio de esportes do CAIC no bairro Alto do Mussi e no Centro Social da igreja do bairro São Cristóvão.

Final entre Brusque e Marcílio é adiada

As finais da Divisão Especial entre Brusque e Marcílio Dias, que estavam marcadas para iniciar neste domingo, foram adiadas pela Federação Catarinense de Futebol - FCF.

O Brusque, que sofreu punição de perda de mando de três partidas, havia conseguido um efeito suspensivo da punição, e assim, não precisou pagar a punição na partida decisiva diante do Concórdia na última quinta-feira.

Mas, nesta sexta-feira, o TJD da FCF reviu a decisão e revogou o efeito suspensivo, fazendo com que o Brusque sofra os efeitos da punição imediatamente: perda dos três pontos e perda de três mandos de campo.

Assim, a primeira partida da final será com mando do Brusque, porém, longe do Augusto Bauer. O clube estuda mandar a partida na Baixada, em Ibirama, ou ainda no Roberto Santos Garcia, em Camboriú. A partida decisiva será em Itajaí, com mando do Marcílio.

A tabela dos jogos da final será anunciada pela FCF nesta segunda-feira. A final terá como critério de desempate o saldo de gols, no caso de igualdade em pontos nas duas partidas. 

Novo caminho para as Índias

Paiva Netto

Em “Apocalipse sem Medo” (2000), no qual apresento trechos de algumas palestras que proferi na década de 1990, afirmei que a verdadeira reforma não surge exclusivamente de crenças, ideologias ou sistemas de governo humanos. Nasce no Mundo (ainda) Invisível, a Pátria de onde todos viemos e para a qual retornaremos, sem prerrogativa.
Dessa revolução permanente participam milhões e milhões de Espíritos aguerridos, mas de coração sublimado. Eles devem ser escutados, pois nos falam da sabedoria de outras existências, que premiam o correto esforço com a recompensa da libertação.
— “Ah! Não existe o Outro Lado da Vida?”.
Não?! Então, me responda, por favor: onde se encontram Deus, o Cristo e o Espírito Santo? E os santos de devoção? Para que local Você dirige as suas súplicas, quando ora? Para que lugar Você vai, quando for “transferido” deste para o “Outro Mundo”?
É bem melhor descobrir que prosseguimos vivos e atuantes numa dimensão espiritual do que nessa sinistra falácia de última fronteira dos “sete palmos de terra”, que, no mínimo, são bem pesados para quem não honrou seus compromissos na Terra. É melhor ter esperança do que passar a vida sofrendo um oculto medo da escuridão eterna.

A TERRA DEIXARÁ DE SER EXÍLIO
Na Terra, ninguém escapa da inevitável convocação da morte. Aliás, essa preocupação é pertinente também para os irmãos ateus materialistas.
A certa altura da jornada humana, não há quem não se indague, nos momentos solitários de reflexão, sobre o seu próprio futuro... mais além. Um porvir especial que terá de enfrentar sozinho, ou sozinha. É quando se chega ao que podemos chamar de “Cabo das Tormentas” (a idade que nem todos gostam de ter). Todavia, depois de contornado, como o fez Bartolomeu Dias (1451-1500), se desejamos investigar realmente a respeito de nossa essência imaterial, passa a ser o “Cabo da Boa Esperança”, que, não mais causando temores, nos revela que há um “Caminho ‘Marítimo’ para as Índias” do Espírito. Ali serão encontradas todas as especiarias e riquezas imortais.
A Vida é eterna, como o Amor autêntico. O Livro das Profecias Finais mostra essa realidade, quando para nós vislumbra Novo Céu, Nova Terra, Nova Jerusalém (Apocalipse, 21:1 e 2). Trata-se do torrão natal, para onde todo exilado deseja volver. Porém, um fato maravilhoso ocorrerá desta vez: o nosso país de origem, o Céu, é que virá ao nosso encontro, baixando das Alturas à Terra (Apocalipse, 21:9 a 11):
“9 Então veio um dos sete Anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos, e falou comigo, dizendo: Vem cá e eu te mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro de Deus.
“10 E ele me transportou, em Espírito, a uma grande e elevada montanha, e me mostrou a cidade santa, Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus,

“11 a qual tem a claridade do próprio Deus. (...)”

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br — www.boavontade.com

Canal do Complexo Portuário de Itajaí foi liberado na manhã deste sábado

Foi reaberto na manhã deste sábado o canal do Complexo Portuário de Itajaí, após uma avaliação da barra do rio Itajaí-Açu. Por volta das 6h, o serviço de praticagem do porto, responsável pelas manobras dos navios, verificou que já era possível as embarcações fazerem a entrada e saída do complexo com segurança.

Devido às fortes chuvas que assolaram Santa Catarina na semana passada, a autoridade marítima de Itajaí havia determinado o fechamento preventivo da barra de manobras da entrada no dia 19 de setembro. Com as chuvas, os rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim tinham forte correnteza e elevação do seu nível de água, o que poderiam prejudicar o atracamento das embarcações. Durante os oito dias em que o Complexo esteve fechado, treze navios aguardavam a liberação do Canal.

Como há um número limitado de vagas, mesmo após a liberação, alguns navios ainda estão esperando para atracar e a situação só deve ficar normalizada no começo da próxima semana.