sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Justiça determina e Zé da Codetran está livre

A juíza Sonia Maria Mazzetto Moroso Terres, da 1ª Vara Cívil de Itajaí, concedeu na tarde desta quinta-feira liberdade provisória ao vereador José Alvercino Ferreira (PP), o Zé, preso desde julho no Complexo Penitenciário da Canhanduba em decorrência da Operação Parada Obrigatória 2.
Zé deixou o presídio por volta das 17h20min desta quinta-feira, acompanhado pelo advogado e familiares.
Na decisão, a juíza explica que todas as testemunhas de acusação já foram ouvidas e, com isso, não seria mais necessário manter o parlamentar preso. No entanto, Zé terá que comparecer a todos os atos processuais nos quais a presença dele seja indispensável, terá que ir a cada dois meses à Justiça apresentar-se e informar suas atividades, além de estar proibido de manter contato com testemunhas e as pessoas envolvidas com os fatos sob investigação.
O vereador também está impedido de deixar a comarca de Itajaí por mais de oito dias, terá que pagar fiança estipulada em 15 salários mínimos, estar em casa todos os dias no máximo até as 20h e entregar seu passaporte à Justiça.

Cidades de Santa Catarina registram danos por vento forte

Ventos fortes atingiram o Oeste e o Norte de Santa Catarina na última quinta-feira e deixaram estragos em diversas cidades. Meteorologistas da Epagri ainda avaliam o caso, e não está descartada a suspeita de que um pequeno tornado tenha atingido Chapecó - os ventos chegaram a 72 km/h. Segundo o órgão, informações preliminares ainda mostram que pode se tratar de uma micro-explosão.
Enquanto a Epagri não confirma, a sexta-feira será para reconstruir as residências e prédios afetados pelos ventos. Em Chapecó, por exemplo, quatro bairros foram atingidos, a maioria na zona rural. Seis residências ficaram parcialmente destruídas e outras quatro foram ao chão. Quatro pessoas ficaram feridas na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros.
Em Planalto Alegre, também no Oeste, o grande prejuízo foi nos aviários da localidade de Linha Karoba. Três ficaram completamente destruídos e outros seis parcialmente, de acordo com a Defesa Civil. Outras cinco residências foram destelhadas.
Um hospital registrou pontos de alagamento e alguns danos na estrutura em Treze Tílias, no Meio-Oeste. A cidade também teve árvores caídas em ruas e destelhamento em 10 casas.
Na região Norte de Santa Catarina, a cidade mais atingida foi Jaraguá do Sul. Cerca de 40 minutos foram o suficiente para destelhar casas, derrubar árvores e barreiras. Pelo menos 30 mil unidades consumidoras ficaram sem luz durante a noite na cidade. Corupá Schroeder ficaram completamente no escuro.
GuaramirimBarra Velha e São João do Itaperiú também registraram prejuízos pelos fortes ventos.

Suspeita de bomba no ferry boat que faz a travessia Itajaí-Navegantes interdita parcialmente a Avenida Beira-Rio

suspeita de uma bomba isolou parte da Avenida Beira-Rio de Itajaí e interditou parcialmente o ferry boat entre Itajaí e Navegantes na noite desta quinta-feira. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar foi acionado e esteve no local verificando o objeto, que era falso, não passando de um artefato feito com pedras e algodão. Todos os procedimentos técnicos para confirmar do que se tratava foram realizados.
Funcionários do ferry boat encontraram o artefato suspeito por volta de 19h, após uma travessia de Navegantes para Itajaí, atrás dos coletes guarda-vidas. Ele estava dentro de uma caixa com inscrições que seriam uma palavra em árabe. O pacote foi então levado para fora da balsa, nas proximidades da bilheteria em Itajaí.
Por segurança, até que o Bope chegasse, apenas uma das duas balsas do ferry boat funcionou normalmente. Além disso, o trecho da Beira-Rio próximo ao local foi isolado para o trânsito de veículos e pedestres. A liberação total da avenida e do ferry boat ocorreu às 23h15min.