quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Aeroporto de Navegantes teve queda de 12% na movimentação de passageiros no mês de julho

O Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes, terminou o mês de julho com uma queda de 12% na movimentação de passageiros. Ao todo 116 mil pessoas passaram pelo terminal, contra 133 mil em julho do ano passado. 

Além da retração econômica, que reduziu o movimento nos aeroportos em todo o país, Navegantes foi impactado pelos fechamentos causados por condições climáticas: as operações foram suspensas por 64 horas no último mês. Ao todo, 51 pousos e 49 decolagens foram cancelados.

Os nevoeiros de inverno também provocaram transferência de voos para outros aeroportos, e acomodação de passageiros em outros voos. A estimativa é que 10 mil passageiros que deveriam ter passado pelo aeroporto em julho tenham sido redirecionados para outros terminais. 

Apesar da queda no último mês, o balanço do ano é positivo. Navegantes ainda é um dos únicos aeroportos no país que registraram crescimento no primeiro semestre. Embora o percentual esteja abaixo do esperado, este ano o terminal já movimentou 872 mil passageiros _ 3% a mais do que em 2015 _, e bateu recorde em janeiro, com a maior circulação de passageiros de sua história: 139 mil pessoas, entre embarques e desembarques.

Com posição estratégica no Estado, Navegantes ainda luta pela ampliação, prometida desde a década de 1990.

Temporal provoca estragos em Blumenau

O temporal que atingiu Blumenau no início da tarde desta quarta-feira provocou estragos na área central. Na praça em frente à prefeitura duas árvores caíram e chegaram a interditar o trânsito na rua Padre Roberto Landel de Moura e na passagem da Praça Victor Konder enquanto equipes da prefeitura retiravam os galhos do local. A poucos metros dali, na Rua Amadeu da Luz, o vento derrubou a placa da sede do Samae. Na Rua São Paulo, uma placa de sinalização de trânsito também veio abaixo.Ainda houve registros de destelhamentos, mas ninguém ficou ferido em nenhuma das ocorrências. Não houve registros de ocorrências graves nos bairros.

Segundo a Secretaria de Defesa do Cidadão de Blumenau, as rajadas de vento chegaram a até 80 km/h na região central. Já o volume de chuvas foi de 13,4 milímetros em 15 minutos, considerado baixo pela secretaria. Não foram registrados problemas de alagamentos.