O Aeroporto Ministro Victor Konder, de Navegantes, terminou o mês de julho com uma queda de 12% na movimentação de passageiros. Ao todo 116 mil pessoas passaram pelo terminal, contra 133 mil em julho do ano passado.
Além da retração econômica, que reduziu o movimento nos aeroportos em todo o país, Navegantes foi impactado pelos fechamentos causados por condições climáticas: as operações foram suspensas por 64 horas no último mês. Ao todo, 51 pousos e 49 decolagens foram cancelados.
Os nevoeiros de inverno também provocaram transferência de voos para outros aeroportos, e acomodação de passageiros em outros voos. A estimativa é que 10 mil passageiros que deveriam ter passado pelo aeroporto em julho tenham sido redirecionados para outros terminais.
Apesar da queda no último mês, o balanço do ano é positivo. Navegantes ainda é um dos únicos aeroportos no país que registraram crescimento no primeiro semestre. Embora o percentual esteja abaixo do esperado, este ano o terminal já movimentou 872 mil passageiros _ 3% a mais do que em 2015 _, e bateu recorde em janeiro, com a maior circulação de passageiros de sua história: 139 mil pessoas, entre embarques e desembarques.
Com posição estratégica no Estado, Navegantes ainda luta pela ampliação, prometida desde a década de 1990.
Nenhum comentário:
Postar um comentário