sexta-feira, 31 de julho de 2009

Polícia investiga caso inédito em que homem se diz agredido pela ex-mulher

Um homem de 35 anos que se diz vítima de agressões por parte da ex-mulher presta depoimento na manhã desta sexta-feira na 2ª Delegacia de Polícia da Capital, no bairro Saco dos Limões. As agressões aconteceriam há cinco anos, desde que ambos se separaram. A suposta vítima já registrou inúmeros boletins de ocorrência contra a ex-companheira.

Crime inédito
Segundo a delegada Sandra Andreatta, o registro de ocorrência para este tipo de crime é inédito em Florianópolis e considerado uma violência doméstica. A última agressão aconteceu na noite de quarta-feira, quando o homem ligou para a delegacia pedindo socorro, pois a mulher gritava e chutava a porta de sua casa. Os danos, nestes anos, são os mais diversos: roupa rasgada, peito e rosto arranhados, faca no pescoço e dinheiro roubado de sua carteira, o que caracterizam lesões corporal e deterioração ao patrimônio dele, que atualmente trabalha na construção civil.

Polícia investiga denúncias
A delegada conta que desde que assumiu o caso, em 6 de julho, três processos já foram contabilizados. Um inquérito foi instaurado e dois termos circunstanciado foram assinados pela a agressora. O juiz a advertiu para que ela se mantivesse longe do ex-marido. Mas não adiantou.

Ameaça até na delegacia
No início do mês, a Polícia Militar (PM) levou a agressora para a 2ª Delegacia de Polícia. De acordo com a delegada, a mulher ameaçou de morte o ex-marido dentro da própria delegacia. No mesmo dia, considerado como caso emergencial, foi marcado audiência com o Juizado Especial, fato que demora em média um mês para ocorrer, segundo Sandra. A agressora, de 36 anos, que atua com serviços gerais, deve ser chamada para novo depoimento no início do próximo mês. A maior parte dos registros já foram encaminhadas ao Fórum, onde correrão os processos.

Chuva adia jogo de futebol

O jogo inaugural da Divisão Especial, a Terceira Divisão do Catarinense, foi adiado por conta do mau tempo. A partida entre XV de Outubro e Guarani, de Palhoça, marcada para domingo no estádio Gigante do Vale, em Indaial, foi transferida por causa da chuva na região, que prejudicou o gramado. A partida foi remarcada para 12 de agosto, uma quarta-feira.

Situação em Camboriú

A Coordenadoria da Defesa Civil de Camboriú avisa, por meio de nota, que não existe preocupação imediata com enchentes. Uma equipe vistoriou áreas propensas a alagamentos e nos principais rios que cortam a cidade. Segundo a Defesa Civil, os rios estão "praticamente no leito normal".
— Estivemos verificando in loco o berço dos rios e acreditamos que o índice pluviométrico ainda não preocupa — declarou a coordenadora da Defesa Civil de Camboriú, Carla Rosana Krug.

Prefeito de Ilhota diz que não há deslizamentos

Ao desembarcar no Aeroporto de Florianópolis, na noite desta sexta-feira, depois de voltar de uma viagem a Brasília, o prefeito de Ilhota, Ademar Felisky (PMDB), começou a receber informações sobre as chuvas na cidade. Ele passou o dia na capital federal e soube da situação do Complexo do Morro do Baú por telefonemas com a Defesa Civil.
Quando chegou em casa disse que não há deslizamentos em Ilhota, nem no Complexo do Baú. Reafirmou que neste sábado vai resolver se vai decretar situação de emergência na cidade. A cidade, assim como todo o Estado, está em situação de alerta.

Defesa Civil vistoria Complexo do Baú

Uma equipe de quatro pessoas da Defesa Civil de Ilhota retornou por volta das 20h desta sexta-feira ao Complexo do Baú.
O coordenador do órgão, Paulo Drun, disse que a intenção era vistoriar os locais e a real situação das 12 famílias que estam isoladas no Alto Baú. Ainda não havia confirmação se a Defesa Civil retiraria as pessoas do local.
No final da tarde, autoridades do município se reuniram para discutir a situação. O decreto de situação de emergência começou a ser elaborado e deve ser emitido neste sábado.

Itajaí, alerta é para alagamentos

A Coordenadoria de Defesa Civil de Itajaí está em alerta. A preocupação é com possíveis alagamentos, já que a quantidade de chuva prevista é considerada elevada para um curto espaço de tempo. A orientação para a população da cidade, principalmente para os moradores de áreas que costumam alagar, é ter atenção e, se necessário, levantar móveis e sair de casa. A Defesa Civil fará plantão durante o fim de semana e atenderá a comunidade pelo número 199.

Defesa Civil retira família de residência em Blumenau

A Defesa Civil de Blumenau retirou uma família da Rua Otílio Zancanella, transversal da Antonio Zendron, no Bairro Valparaíso, depois que uma barreira caiu ao lado da casa. O incidente foi na noite desta quinta-feira. De acordo com o diretor de Defesa Civil, Telmo Duarte, a medida foi apenas preventiva, pois o barro não chegou a atingir o imóvel. A família está abrigada na casa de parentes. A previsão de chuva forte até o domingo exige que moradores de encostas e margens de rios monitorem o solo. Ao verificar qualquer sinal de rachadura ou movimentação de terra, devem ligar para a Defesa Civil no 199.

Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil Estadual já está em alerta para o risco de alagamentos e deslizamentos em todas as regiões catarinenses a partir desta sexta-feira. As instabilidades que se formam nas próximas horas, associadas a uma frente fria, podem provocar o registro de grande volume de chuva. O acumulado de chuva deve ser maior em cidades do Meio-Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. São desaconselhadas as atividades e esportes náuticos. O mar fica agitado na costa catarinense a partir de sábado, com ondas de até 3 metros de altura nas praias.

Recomendações

Durante a ocorrência de vento forte, a orientação da Defesa Civil é para que as pessoas procurem abrigo em locais seguros e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. No caso de alagamentos, a população deve evitar contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo, é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, como os banheiros das casas; que janelas e portas sejam fechadas; e que não se manuseie nenhum equipamento elétrico ou telefone, devido a descargas elétricas provocadas por raios e relâmpagos. Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, pelo telefone de emergência 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Chuva forte a partir desta sexta em Santa Catarina

O tempo começa a mudar gradativamente nesta sexta-feira em Santa Catarina. Diferente da quinta-feira, quando o tempo seco e o sol predominaram em boa parte do Estado, a sexta-feira já amanhece com chuva entre a Grande Florianópolis e os municípios na divisa com o Paraná. Nas demais regiões, a manhã tem grande variação de nuvens e o sol ainda aparece. Ao longo do dia, o céu fica encoberto por nuvens carregadas e chove na faixa entre o Oeste, Serra e Sul. De acordo com a Central RBS de Meteorologia, os volumes de chuva no Estado devem ser elevados.As temperaturas seguem baixas. As máximas atingem 16 graus Celsius em Joinville e Florianópolis, 15ºC em Blumenau e Chapecó, 13ºC em Criciúma e 10ºC em Lages.

Chuva no fim de semana

De acordo com a Central RBS de Meteorologia, a atuação de diferentes sistemas vai provocar a formação de fortes áreas de instabilidades nos próximos dias. Haverá grande variação no tempo: em alguns momentos a nebulosidade diminui e o ar fica abafado, depois volta a chover forte. No domingo, um sistema de baixa pressão pode intensificar a chuva e gerar ventos moderados a fortes ao longo do dia, principalmente pelo Litoral. No Oeste, o sol volta a aparecer entre nuvens e o ar aquece um pouco, o que pode provocar temporais.