sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Começou por Porto Belo a temporada de navios no Litoral Catarinense

Começou nesta quinta-feira (15), a temporada 2012/2013 de navios de cruzeiros com a chegada do navio Grand Mistral. A chegada do Grand Mistral na baía de Porto Belo, marca também a abertura oficial da temporada de navios no estado de Santa Catarina, tendo em vista que este é o primeiro transatlântico a aportar em águas catarinenses.

Nesta temporada de navios, a Capital Catarinense dos Transatlânticos receberá 42 escalas de navios, no período de 15 de novembro à 16 de março de 2013.

A temporada de navios 2012/2013 deverá trazer para a cidade mais de 107 mil cruzeiristas.

Cura da hepatite C está perto de virar realidade

O arsenal de medicamentos desenvolvidos contra a hepatite C pode erradicar a doença nos próximos anos. Essa é a meta de médicos do mundo todo, que se reuniram nesta semana em Boston, nos Estados Unidos.

Promovido pelo Congresso da Associação Americana para Estudos de Doenças do Fígado, o evento reuniu mais de 8 mil especialistas, concentrados para debater os avanços nessa área da Medicina.

– O grande destaque estão sendo as novas drogas, como o telaprevir (já disponível pelo SUS). Com as novas opções, o esquema posológico ficará muito mais confiável. Já estamos falando em mais de 90% de chances de cura, com muito menos efeitos colaterais – afirma Fábio Barros, hepatologista da Universidade Federal de Pernambuco.

Hugo Cheinquer, professor da Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que a atualização dos médicos brasileiros é essencial.

– Um dos objetivos é trazer as novidades para o país, para podermos ajudar a grande quantidade de pessoas que sofre de doenças graves do fígado, principalmente a hepatite C – prevê Cheinquer.

Ônibus de turismo é incendiado em Itapema

Um ônibus de turismo que estava estacionado em frente a uma casa de excursão na Meia Praia foi incendiado na madrugada desta sexta-feira (16). Uma das testemunhas chegou a ver um homem encapuzado em cima do ônibus que jogou algo dentro do veículo que pegou fogo.

O ônibus trouxe turistas que vieram de Cianorte (PR) para passar o feriadão em Santa Catarina. Todos estavam dormindo quando aconteceu o ataque.

Navios da Marinha do Brasil abertos para visitação em Itajaí

Turistas e comunidade da região de Itajaí que estiverem no Litoral neste feriado prolongado podem aproveitar para visitar os navios da Marinha na sexta-feira, sábado e domingo. A Fragata "Niterói" e o Navio de Desembarque de Carros de Combate "Almirante Saboia" estão atracados no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, no Centro.

A Fragata "Niterói" (F 40) tem 129,2 metros de comprimento e alcança a velocidade máxima de 30 nós, ou 56 km/h aproximadamente, e sua tripulação conta com 217 homens. É o quinto navio com este nome na Marinha do Brasil, em homenagem à cidade homônima, do Rio de Janeiro.

O Navio "Almirante Saboia" (G 25) tem 137,5 metros de comprimento, conta com uma tripulação de 150 militares e alcança a velocidade máxima de 16 nós, ou cerca de 30 km/h. A embarcação que é originalmente da marinha da Inglaterra, foi incorporada às Forças Armadas brasileira no dia 21 de maio de 2009, em Falmouth, na Inglaterra.

Os dois navios podem ser visitados, das 14h às 18h, de sexta a domingo, no píer da Delegacia da Capitania dos Portos de Itajaí, no Centro, atrás do Mercado Municipal.

Dois suspeitos de planejar atentados contra policiais são mortos em tiroteio em Tijucas

A Polícia Militar confirmou a morte de dois suspeitos durante um tiroteio em Tijucas, na Grande Florianópolis, por volta das 23h desta quinta-feira. De acordo com o Serviço de Inteligência da PM, eles estariam planejando o assassinato de policiais em resposta à morte de Jeferson Belo, ocorrida em Itapema, na quinta-feira, logo após o ataque a um ônibus.

Segundo o sargento Emerson da Silva, o Batalhão de Choque da PM foi ao local após receber mais de dez denúncias de que havia homens armados no Loteamento Jardim Progresso. Ao chegar ao local, os dois homens reagiram atirando. Alecsandro Araújo, o Búfalo, 19 anos, e um adolescente de 15 anos morreram no local.

Eles estavam armados com uma pistola 9 milímetros, de uso exclusivo das Forças Armadas, e um revólver calibre 38. Buchas de cocaína, balança de precisão e cerca de R$ 500 também foram encontrados com os suspeitos.

O clima ficou tenso no bairro após o confronto. Moradores jogaram pedras nos policiais e tentaram invadir o local de isolamento.

Incêndio em fábrica de cordas em Navegantes pode ter sido criminoso

A Polícia Militar suspeita que um incêndio em uma fábrica de cordas na madrugada desta sexta-feira, em Navegantes, tenha sido criminoso. O local, que fica no Bairro Machados, foi tomado pelas chamas. Os bombeiros tiveram dificuldade em conter o incêndio pela quantidade de material plástico presente na fábrica na Rua Aristides da Silva.

Os bombeiros não confirmaram que o fogo tenha sido provocado por criminosos. Mas no mesmo bairro, um grupo de cerca de 10 homens, carregando gasolina, teria desistido de queimar veículos apreendidos que estavam um pátio às margens da BR-470. Segundo a polícia, havia cerca de 150 carros estacionados no local.

Moradores contam que se assustaram com o barulho e que os homens só não incendiaram os veículos porque viram que o vigia estava no local. Eles conseguiram fugir. A polícia não descarta que tenha sido este grupo o responsável pelo incêndio na fábrica de cordas.