terça-feira, 12 de julho de 2011

1ª Feijoada Ecológica reuniu 400 pessoas

Evento teve neutralização de CO2 e destinação correta de resíduos

No último sábado (09) cerca de 400 pessoas participaram da 1ª Feijoada Ecológica Itajaí mais Verde, no Galera’s Bar, que arrecadou recursos para a implantação do EcoCine 3D no Viveiro Fazenda Nativa.

A feijoada foi preparada dando prioridade aos ingredientes orgânicos. Todos os resíduos gerados foram separados, quantificados e encaminhados para reciclagem: 60 kg de resíduos orgânicos, 15 kg de alumínio, 20 kg de papelão e 4 kg de vidro.

As camisetas do evento foram confeccionadas com malha ecológica. Além da separação e destinação final adequada dos resíduos, durante o evento, foi realizada a neutralização das emissões de CO2 com base no consumo de energia elétrica, resíduos orgânicos, gás e combustível. No total foram doadas 500 mudas de árvores de espécies nativas da Mata Atlântica aos participantes.

A dupla João Victor e Lennon deu um show de simpatia e agitou a galera com o melhor do sertanejo. Durante a tarde foram sorteados vários brindes incluindo vale compras, jóia, clareamento dentário, massagens, corte e hidratação para cabelos dentre outros.

Assaltantes batem carro depois de furtar loja em Pomerode

A Polícia Militar flagrou, na madrugada desta terça-feira, suspeitos fugindo de carro após furtar uma loja de artigos esportivos na região central de Pomerode, no Médio Vale do Itajaí. Durante a fuga, os assaltantes perderam o controle do veículo e bateram em um muro, na Rua Presidente Costa e Silva. Eles conseguiram sair do carro e correram para um matagal próximo.

A PM chegou a fazer rondas, mas não localizou nenhum dos suspeitos. O carro, um Gol com placas de Joinville, foi entregue para a Polícia Civil de Pomerode. Da loja de esportes, os homens levaram várias roupas (o estabelecimento não informou a quantidade). Na fuga, algumas peças ficaram dentro do carro.

Novo prefeito de Barra Velha já exonerou 41

O novo prefeito de Barra Velha, Claudemir Matias Francisco (PSB), deu sequência na segunda-feira às ações de cortes de custos na administração municipal. Em uma das ações, ele cancelou o contrato de locação do prédio onde ficava a Fundação Municipal de Meio Ambiente.

Os trabalhos, agora, serão concentrados no prédio da Prefeitura. Conforme Claudemir, a despesa com o aluguel era de aproximadamente R$ 3,5 mil por mês. A promessa de exonerar até 50 funcionários comissionados, conforme o novo prefeito, também será cumprida.

No fim de semana, ele confirmou a demissão de mais 11 pessoas, somando 41 exonerações desde que assumiu, na última quinta-feira. Outras cinco pessoas em cargos de confiança devem ser desligadas da Prefeitura nesta terça-feira, segundo Matias.

COMUNICADO PÚBLICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação torna público que abrirá normalmente matrículas para os alunos do 5º Ciclo da Educação de Jovens e Adultos/EJA da Rede Municipal de Ensino. Igualmente, presta os seguintes esclarecimentos:

O 5º Ciclo da EJA corresponde ao Ensino Médio, nível de ensino no qual os Municípios não estão obrigados a atuar, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional; sendo competência da rede estadual de ensino.

No sentido de buscar a parceria necessária entre o Município de Itajaí e o Estado de Santa Catarina, a Secretaria Municipal de Educação vai propor que o 5º Ciclo da EJA venha a ser assumido pela rede estadual, oferecendo o Município espaço físico e apoio administrativo das unidades escolares municipais.

Itajaí, 11 de julho de 2011.

Secretaria Municipal de Educação

Mortes no trânsito têm queda de 70 por cento

Os acidentes com vítimas fatais em Itajaí caíram 71,43%, nos primeiros seis meses deste ano, mesmo com o aumento de 7% na frota de veículos da cidade. Os dados estão no Boletim Estatístico de Acidente de Trânsito, divulgado nesta segunda-feira (11) pela Codetran.

Nos seis primeiros meses de 2010 foram registrados 14 acidentes com vítimas fatais contra 4 no mesmo período de 2011. A instalação de novos semáforos e redutores de velocidade, o aumento da fiscalização e de ações conjuntas com as polícias militar, civil e federal, a manutenção da sinalização de trânsito e o aumento no efetivo de agentes de trânsito e da frota da Codetran são alguns dos fatores que contribuíram com esta queda.

Esta é a primeira estatítica comparativa de semestre realizada em Itajaí. A coleta dos dados só foi possível porque há mais de um ano o registro de Boletins de Ocorrência de Acidente de Trânsito é feito na Codetran. De acordo com o relatório houve aumento no número de acidentes neste período que passou de 2.209 (2010) para 2.718 (2011). Assim como no número de acidentes sem vítimas aumentou de 1.663 (2010) para 1.955 (2011).

Segundo o Coordenador de Trânsito, José Alvercino Ferreira, “um dos possíveis motivos para o crescimento de acidentes, é o aumento no número de novas habilitações”. No segundo semestre de 2010 foram expedidas 3.285 Permissões para Dirigir (1ª habilitação válida por um ano). Já no primeiro semestre de 2011 foram expedidas mais 3.372, totalizando 6.657 novos condutores em um ano: 32% dos envolvidos em acidentes de trânsito tem de 18 a 29 anos o que reforça esta hipótese.

As colisões são os principais tipos de acidentes. No primeiro semestre de 2010 foram 1.852 colisões e no mesmo período de 2011 foram 2.182 colisões.

Homem de 31 anos é morto com dois tiros em Gaspar

Antonio José da Silva, 31 anos, foi morto na noite desta segunda-feira, por volta das 21h30min, no Bairro Santa Terezinha, em Gaspar, no Médio Vale do Itajaí. Segundo a Polícia Militar, o suspeito dos dois disparos é Mauro Gomes da Silva, 45. A arma usada foi um revólver calibre 38.

Quando a PM chegou no local do crime, testemunhas informaram que o suspeito estava nas imediações. Depois de pegar algumas informações, os policiais encontraram Mauro escondido na garagem de uma casa, ainda com o revólver, que foi apreendido.

Ele foi detido e levado para a Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado em flagrante por homícidio. Durante a madrugada desta terça, ele foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau, onde aguardará as decisões da Justiça.

Enquanto a polícias tentavam encontrar o suspeito, os socorristas do Corpo de Bombeiros atendiam Antônio. Depois dos primeiros socorros, a vitima foi levada para o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar, mas não resistiu e morreu.