quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ideal do Bem

No próximo dia 30/1, completam-se 64 anos do assassinato do líder pacifista indiano Mohandas Karamchand Gandhi (1869-1948). Num mundo marcado pela violência, é sempre bom recordar o exemplo vitorioso do Mahatma (“grande alma”) ao alcançar, por meio da filosofia da não violência, a independência da Índia.

Em “É Urgente Reeducar!”, afianço que todas as animosidades que costumam dividir, segregar os seres humanos em grupos intolerantes, se opõem ao ideal ecumênico. Assim sendo, promovem a intransigência, contribuem para a manutenção desse estado de tensões múltiplas, as quais poderão empurrar o mundo na direção de um conflito indescritível, que ninguém, em sã consciência, pode desejar.

Vemos o ecumenismo irrestrito e o total como expressões máximas do Amor e da Justiça, o eixo de gravidade de uma sociedade sadia. É a condição natural e o querer espontâneo de toda criatura quando espiritualmente integrada ao Criador, ou ao verdadeiro sentido de humanidade, e bandeira dos que, religiosos ou não, labutam por uma convivência planetária melhor. O ecumenismo proposto pela Religião do Terceiro Milênio não impõe nada a ninguém, a não ser suscitar o convite para o entendimento natural entre gente civilizada.

Numa entrevista que concedi à jornalista portuguesa Ana Serra, ressalto que Religião, Filosofia e Política não rimam com intolerância. A Ciência, idem. Observem a reflexão de Voltaire (1694-1778): “A tolerância é tão necessária na política como na religião; só o orgulho é intolerante”.

E outra coisa: jamais se deve pregar um Criador que apavore as criaturas, porém que as deixe mais responsáveis e fraternas.

CIVILIZAÇÃO CIVILIZADA? SÓ COM DIÁLOGO!
Dias desses, li — na obra “Farmácia de Pensamentos”, da pesquisadora Sonia de Aguiar, com a qual fui presenteado pelo veterano jornalista gaúcho Luiz Carlos Lourenço — a seguinte sentença do dinâmico cantor, compositor e ex-ministro brasileiro da Cultura Gilberto Gil: “A arte, a religião e a ciência são maneiras diferentes para atingir os mesmos fins. Mas, no fundo, todas elas procuram respostas para as mesmas perguntas”.

Indagações que apenas serão elucidadas quando a Fraternidade se tornar o fundamento do diálogo religioso, político, filosófico e científico numa sociedade planetária que se arvora civilizada. Diante disso, cabe aqui esta palavra do velho Goethe (1749-1832): “Aquele que tem vontade firme molda o mundo à sua imagem”.

CRIANÇA NOTA 10
A Legião da Boa Vontade deu início à edição 2012 de sua campanha “Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!”. Uniformes e mais de 12 mil kits pedagógicos serão entregues a crianças e adolescentes atendidos no Centro Educacional Alziro Zarur, em Taguatinga/DF, e nas demais escolas e Centros Comunitários de Assistência Social da Instituição, em dezenas de cidades brasileiras. Dessa forma, a LBV complementa o trabalho realizado em suas unidades — onde oferece o apoio necessário para que crianças e adolescentes possam efetivar o aprendizado com qualidade — e ampara as famílias.

O povo ajuda, a LBV faz!

__________________________
*José de Paiva Netto, escritor, jornalista, radialista, compositor e poeta. É diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV), membro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), da Associação Brasileira de Imprensa Internacional (ABI-Inter). Filiado à Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), à International Federation of Journalists (IFJ), ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Escritores do Rio de Janeiro, ao Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro e à União Brasileira de Compositores (UBC). Integra também a Academia de Letras do Brasil Central.

Corpo de homem é encontrado em um matagal em Itajaí

Um corpo foi encontrado nesta quarta-feira à tarde em um matagal no Bairro São Vicente, em Itajaí.

O homem de 45 anos foi reconhecido pelo filho. Laerte Moreira não aparecia em casa há duas semanas. O corpo foi encontrado em avançado estado de decomposição.

Crianças que brincavam no matagal encontraram a vítima.

A análise feita no Instituto Médico Legal (IML) não revelou ferimentos que pudessem ter levado a vítima à morte. Ainda não se sabe a causa do óbito.

Porto desloca estacionamento de caminhões para Cordeiros

A Superintendência do Porto de Itajaí transferiu nesta terça-feira o estacionamento de veículos que era utilizado como estacionamento pelo Sindicado dos Condutores Autônomos de Veículos de Transportes Autônomos de Itajaí e Navegantes, na Avenida Adolfo Konder, para terreno com área de 20 mil metros quadrados e capacidade para 120 veículos, localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, bairro Cordeiros, em Itajaí. A área foi locada pelo Porto de Itajaí e terá toda a infraestrutura necessária para atender as necessidades dos condutores.

No terreno da Avenida Adolfo Konder o município vai construir Centro Integrado de Saúde, que será um hospital apto a receber os mais diversos casos de saúde, que poderão chegar de ambulância, carro e até helicóptero. A estrutura está dividida em três blocos, totalizando 5.45 mil metros quadrados.

No local serão disponibilizados serviços de diagnóstico por imagem – tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e mamografia –, consultórios médicos adulto e pediátrico, unidade de pronto atendimento 24 horas com aparelho de raio X e sala para pequenas cirurgias. O espaço ainda contará com Laboratório Central de Análises Clínicas, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e um centro de treinamento para profissionais de saúde.

O Centro Integrado de Saúde terá uma central própria de tratamento e higienização de resíduos, monitoramento com câmeras e heliponto. Estima-se que a unidade deverá prestar uma média de 15 mil atendimentos/mês e 2,2 mil exames radiológicos. Na área de análises clínicas, o Centro também será referência, ou seja, atenderá não só Itajaí e sim os municípios que compõem a Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), ofertando uma média de 8,5 mil exames por mês.

Nesta sexta-feira tem início a 116ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Tem início nesta sexta-feira (27) a maior e mais tradicional festa de fé e devoção da cidade de Navegantes. Na sexta-feira, as festividades iniciam às 19h30, com novena com o Bispo Diocesano de Chapecó, Dom Manoel João Francisco e tendo como noveneiros pessoas de mais de 75 anos e grupos de idosos do município.

Após novena, acontece jantar preparado pela Renovação Carismática (carreteiro) e show com o grupo Tchê Campeiro às 22 horas.

Todos os dias haverá novenas e shows. No sábado, show nacional com a cantora Joanna, no domingo Torre de Babel e Rafael Machado e na segunda-feira Israel Lucero.

Programação para o final de semana:


27 de janeiro (sexta-feira)

19h30 - novena
Tema: A comunidade de Santo Amaro e São Sebastião inicia sua história de fé e acolhe Maria, Mãe dos navegantes.
Celebrante: Dom Manoel João Francisco – Bispo Diocesano de Chapecó.
Noveneiros: pessoas de mais de 75 anos e Grupos de Idosos do município
22h - Show Tchê Campeiro


28 de janeiro (sábado)

19h30 – novena
Tema: Com Maria, a comunidade de Navegantes inicia sua caminhada paroquial.
Celebrante: PE. Mário Sérgio do Nascimento
Noveneiros: escolas municipais, estaduais e particulares
22h - Show Joanna


29 de janeiro – (domingo)

19h30 – novena
Tema: Com Maria, Mãe Missionária, novas capelas são criadas
Celebrante: Pe. Hélio da Cunha
Noveneiros: Prefeitura de Navegantes, Polícia Civil e Polícia Militar
Almoço: churrasco (acompanhamento pão, maionese e salada)
22h - Show Torre de Babel e Rafael Machado


30 de janeiro (segunda-feira)

19h30 – novena
Tema: Com Maria, Mãe Missionária, é criada a Paróquia Santa Luzia
Celebrante: Pe. Valdir Stahaelin
Noveneiros: empresas pesqueiras
22h - Show Israel Lucero

Foragido da justiça do Rio Grande do Sul é preso em Balneário Camboriú

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) prendeu Ademir da Silva dos Santos, 30 anos. Ele estava foragido do sistema prisional do estado do Rio Grande do Sul, onde cumpria pena por roubo.

A prisão do foragido foi decorrente de uma denúncia anônima aliada às campanas e aos levantamentos realizados pela equipe da DIC que localizou e prendeu Santos, na Rua Inglaterra, bairro das Nações.

Após os procedimentos policiais, ele foi conduzido ao Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, onde permanece à disposição da Justiça Gaúcha, que foi informada acerca da recaptura.

Camboriú contrata o meia Douglas Maia

Depois de apresentar o atacante Almir, o Camboriú tem mais um reforço para a disputa do Catarinense 2012. O meia Douglas Maia, de 22 anos, que pode jogar como volante ou meia armador. Douglas foi revelado pelo Atlético-PR e seu último clube foi o Bonsucesso, do Rio de Janeiro.

O atleta de 1,79m e 73kg tem passagens por grandes equipes brasileiras como Fluminense e Náutico-PE. Douglas já treinou com o grupo na tarde desta terça-feira, e deve estar a disposição do treinador Eduardo Clara para a partida de domingo, quando o Camboriú vai a Chapecó enfrentar a Chapecoense.

Pavimentação da Rua Silva que deveria iniciar no dia 18 ainda não começou

Conforme informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, noticiamos aqui no dia 12 de janeiro que as obras começariam no dia 18, mas até agora não foram iniciadas.

Motoristas que transitam pela via tem que ter muita atenção, pois a rua está com a pavimentação toda irregular, podendo ocasionar acidentes.

Rua Silva recebe Operação Tapete Preto na próxima semana

Inicia na próxima quarta-feira (18) os trabalhos de fresagem e pavimentação nos dois sentidos da Rua Silva, trecho que compreende a Av. Cel. Marcos Konder até a Rua Dr. Pedro Ferreira.

A obra faz parte da Operação Tapete Preto que recupera as ruas danificadas pela instalação da rede coletora de esgoto. Em virtude da ação o trânsito ficará em meia pista. A recomendação é para que os motoristas utilizem as ruas Samuel Heusi e José Bonifácio Malburg evitando possíveis congestionamentos.