terça-feira, 26 de junho de 2018

Receita apreende em Navegantes US$ 65 milhões em produtos falsificados

A Alfândega da Receita Federal no Complexo Portuário do Itajaí-Açu, que integra os portos de Itajaí e Navegantes, divulgou nesta segunda-feira a retenção de 31 contêineres com mercadorias falsificadas _ o equivalente a 600 toneladas de produtos, incluindo eletrônicos, celulares, acessórios e brinquedos. A carga está entre as maiores já interceptadas no país, com valor estimado em US$ 65 milhões.
Chamou atenção dos fiscais que, além das mercadorias tradicionalmente encontradas em casos como esse, havia também peças para fabricação de celulares falsificados, como telas, carcaças, baterias e etiquetas. O fato leva a fiscalização a entender que há montagem dos aparelhos ocorrendo no Brasil.
Os contêineres vieram da China, a bordo de diferentes navios, e chegaram à Portonave, em Navegantes, no último mês. A Receita Federal não divulgou os portos de onde saíram os carregamentos, nem por onde os navios passaram antes de chegarem a Navegantes.
A carga pertence a diversas importadoras, de diferentes estados no país. Há suspeitas de que as empresas participem de um mesmo grupo, que distribuiria os produtos falsificados no mercado brasileiro. As mesmas importadoras já tiveram cargas interceptadas em outros portos brasileiros no ano passado, como Santos (SP) e Itaguaí (RJ).
Os contêineres que desembarcaram em Navegantes tinham descrições genéricas de produtos, e a interceptação foi feita antes mesmo de seleção das cargas para verificação _ processo que ocorre com os contêineres de importação, que podem passar por análise de documentos e verificação física.
A carga será destruída pela Receita, e os importadores responderão processo administrativo. O órgão, agora, busca descobrir quem encomendou a carga.

Duplicação da BR-470 em Navegantes vai parar

As obras no trecho que vai de Navegantes até Ilhota no KM18 da BR 470 vão parar novamente. O motivo da paralização da obra é a falta de repasse dos recursos destinados aos trabalhos realizados no local. 

Segundo um dos funcionários de uma das empresas que realiza os trabalhos na BR, todos os colaboradores da empresa Sucesso foram colocados em aviso prévio. Ainda segundo informações essa medida foi tomada porque a empresa não teria condições de manter a folha de pagamento sem que o recurso esperado seja repassado a ela. 

Eles alegam que desde setembro de 2017 o DNIT, órgão responsável pelos repasses, vem atrasando os recursos. Se não fosse essa atitude o trecho de Navegantes estaria bem adiantado, informou o funcionário que não quis ser identificado.


IMPORTÂNCIA 

Esse trecho é a principal via de escoamento e de tráfego da cidade, essa duplicação vai trazer desenvolvimento e agilidade para município. Esta obra é esperada por todos os empresários e moradores de Navegantes, além de trazer desenvolvimento ela vai trazer mais segurança, pois o alto volume de acidentes com vitimas fatais no local é altíssimo. 

OBRA 

Hoje 4 empresas prestam serviço nas obras da duplicação no trecho de Navegantes até Ilhota no Km 18. As empresas responsáveis pela obra são: Sucesso, Azza, Sogel e Engegraut, empresas essas que vão paralisar seus trabalhos por falta de recursos.